InícioClipping

O debate distorcido sobre o 'rombo' dos Correios

O déficit de 3,2 bilhões de reais em 2024 atiça os defensores da privatização dos Correios, mas o rombo é uma herança do governo Bolsonaro

Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou/ Com uma carta na mão/ Ante surpresa tão rude/ Nem sei como pude chegar ao portão. Os versos de Mensagem, canção imortalizada nas vozes de Isaurinha Garcia e Maria Bethânia, remetem ao tempo em que o serviço postal fazia parte do imaginário e do cotidiano da população brasileira. Fundada em 1969 com o objetivo de padronizar o atendimento e estender por todo o País a possibilidade­ de envio e recebimento de correspondências e encomendas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) viveu décadas de glória, mas hoje enfrenta a necessidade de se adaptar a um mercado em transformação e sofre com o assédio dos setores que desejam sua privatização. Embora rechaçada pelo presidente Lula, a proposta voltou à tona desde que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os Correios apresentaram um déficit de 3,2 bilhões de reais em 2024, correspondente à metade do buraco de 6,3 bilhões apontado pelo Banco Central para um conjunto de 20 empresas federais.

Tanto o governo quanto a direção dos Correios afirmam que o déficit é circunstancial e se deve, entre outras coisas, aos investimentos feitos nos últimos dois anos para reverter o sucateamento da empresa durante o governo Bolsonaro, quando chegou a ser incluída no Plano Nacional de Desestatização. Após o anúncio da lista de estatais deficitárias, a secretária de Empresas Estatais do MGI, Elisa Leonel, disse que o caso dos Correios demanda a atenção do governo: “É uma empresa que está em um setor, o serviço postal, que enfrenta crise no mundo inteiro. Temos discutido medidas de sustentabilidade”. A ministra Esther Dweck, por sua vez, avalia que “o déficit não representa nenhum problema” e que o Tesouro não terá de aportar dinheiro nos Correios.

Os privatistas ignoram os investimentos para reverter o sucateamento da empresa na gestão anterior, alerta o presidente Fabiano Silva – Imagem: iStockphoto e Marcelo Camargo/ABR

O presidente da estatal, Fabiano Silva esteve com Lula para discutir formas de acabar com o déficit no prazo mais curto possível: “Desde que assumimos os Correios, trabalhamos duro para recuperar a empresa. Foram dois anos de medidas estruturantes, de saneamento financeiro e de preparação para um novo ciclo de crescimento. Apresentamos esse plano robusto que está sendo executado ao governo federal e iremos intensificar a sua implementação em 2025. Estamos prontos para virar essa página”, diz.

Segundo o MGI , os investimentos na estatal somaram 830 milhões de reais em 2024, aumento de 9,2% em relação ao ano anterior. Embora não adiante valores, Silva afirma que este ano haverá novos investimentos e projetos: “Nossa estratégia é inovação, modernização operacional e entrada em novos mercados. Vamos lançar o banco digital, expandir a atuação na logística para saúde, criar um marketplace próprio e investir em outras frentes estratégicas”.

Ao longo de quatro anos, os funcionários dos Correios precisaram resistir ao assédio de Bolsonaro e Peixoto para rifar a empresa – Imagem: Redes Sociais/Sintect/RJ, Alan Santos/PR e AFP

Silva afirma que as transformações deveriam ter começado quando a receita dos Correios cresceu durante a pandemia, mas a gestão anterior interrompeu os investimentos: “Agora estamos correndo para recuperar o tempo perdido e colocar os Correios de volta no caminho do crescimento. Trabalhamos para que isso apareça já em 2025”. A empresa, acrescenta seu presidente, “foi duramente sucateada no governo anterior”, numa estratégia para justificar sua privatização. “Entre 2019 e 2022, vimos o fechamento de centenas de agências, cortes de investimentos em tecnologia e segurança, perda de clientes e queda na qualidade dos serviços. Além disso, os trabalhadores sofreram com a retirada de 40 cláusulas do Acordo Coletivo, aumentando a insegurança na categoria.”

O desmonte, segundo Silva, gerou um prejuízo de quase 1 bilhão de reais, agravado por condenações judiciais trabalhistas. Houve ainda defasagem no reajuste tarifário acumulada em 74,12%, entre 2018 e 2023, o que impactou a receita da empresa. Outra contribuição ao déficit dos Correios foi o programa Remessa Controlada, popularmente conhecido como “taxa das blusinhas”, que desaqueceu o comércio eletrônico e provocou uma queda de 2 bilhões de reais na arrecadação do segmento postal. “Estamos virando esta página. O governo Lula tem garantido condições para recuperar a estatal, com investimentos estratégicos para sua modernização, ampliação de receitas e impacto social.”

Formada por aposentados e empregados ativos que ocuparam ou ocupam posições estratégicas e operacionais nos Correios, a Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) enviou uma carta à ministra Dweck, na qual pede “respeito” e afirma que a empresa é de elevado interesse para a população brasileira. O documento afirma que os Correios sustentam uma cadeia de negócios que gera, para cada emprego direto, três empregos indiretos, segundo um estudo da União Postal Universal (UPU), agência das Nações Unidas para o setor. “Assim, se os Correios brasileiros empregam cerca de 90 mil trabalhadores, sua cadeia produtiva oferta mais de 350 mil postos de trabalho.”

A carta afirma que o papel estratégico dos Correios para a integração do território nacional, o desenvolvimento social e econômico, o combate às desigualdades regionais e a segurança nacional saiu vitorioso durante os debates públicos que discutiram o projeto de privatização da empresa: “Vencido esse período, surge o desafio de avaliar os rumos que o atual governo e a gestão dos Correios estão dando para essa importante estrutura estatal federal”.

O setor postal perdeu mais de 2 bilhões de reais em 2024 com a “taxa das blusinhas”.

Presidente da Adcap, Roberval Borges avalia que orientar o debate sobre a privatização dos Correios única e exclusivamente em razão do desempenho econômico é um erro: “Superávits e déficits são questões circunstanciais e não enfrentam os fundamentos que caracterizam os serviços como públicos e de interesse social”. A sustentabilidade econômica da empresa, diz Borges, decorre do modelo de financiamento de seus serviços, que, no caso do Brasil, é definido pelo chamado subsídio cruzado, sistema pelo qual as regiões de maior poder econômico financiam as áreas mais carentes.

Além do modelo brasileiro, há basicamente outros dois modelos de financiamento postal praticados no mundo: o norte-americano, em que o Tesouro Nacional banca os déficits correntes e de investimentos; e o europeu, em que os operadores privados do segmento de logística fracionada pagam taxa sobre seus faturamentos para constituir um fundo de universalização e financiar a atividade pública postal. “Para o modelo brasileiro funcionar, há necessidade de gestão profissional e qualificada em todos os níveis, desde a administração estratégica até o chão de fábrica, mas isso não ocorre atualmente.”

Borges afirma que o processo de restrição ao investimento e à modernização ocorrido no governo Bolsonaro afetou o desempenho financeiro dos Correios em razão das perdas de produtividade e da falta de oferta de novos produtos e serviços. Ele acrescenta, porém, que não podemos atribuir os atuais déficits exclusivamente à gestão anterior. “Apesar de os Correios possuírem autorização para formar parcerias, inclusive no exterior, passados mais de dois anos do atual governo nenhuma parceria em novos negócios foi implementada nem a atuação internacional, que se constituiu em forte base para o aumento de receitas, ocorreu.”

Secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), Emerson Marinho afirma que grande parte do déficit dá-se por conta do sucateamento, mas lembra que Bolsonaro também promoveu um calote no pagamento de dívidas determinado pela Justiça: “No governo anterior, não se pagaram as ações de precatórios e o governo atual decidiu pela sua liberação, o que também impactou significativamente o balanço da empresa”. A direção dos Correios informa que, além dos precatórios, também foram pagos no ano passado 800 mil reais em “remuneração compensatória” a dirigentes da estatal que atuaram no governo Bolsonaro.

A ministra Esther Dweck critica a metodologia usada pelo Banco Central para estimar o déficit das estatais, desconsiderando os investimentos – Imagem: Joedson Alves/ABR e Vitor Ribeiro/MGI

“O governo anterior tentou destruir os Correios. Quis privatizar a qualquer custo, mas não conseguiu, devido à resistência dos trabalhadores mobilizados em todo o Brasil e dentro do Congresso Nacional”, diz Marinho. O sindicalista avalia que falta ao atual governo uma política de negócios mais incisiva, para buscar novos clientes e ir atrás da construção e consolidação de uma proposta da federação. “Com a criação do ­marketplace, os Correios disputariam com grandes players nacionais e internacionais, como Mercado Livre, ­Magalu e Amazon. Seria uma maneira de, ­devido à capacidade logística e à capilaridade dos Correios, estar em todo território nacional buscando uma recomposição de negócios e receita rápida. Mas, até agora, nem o governo nem a direção da empresa colocaram isso para andar.”

O déficit de 3,2 bilhões de reais reacendeu a chama entre os setores que defendem a privatização dos Correios: “A taxa das blusinhas justifica em parte o mau desempenho, mas o maior problema é que a empresa é inchada e ineficiente. Faz uma entrega boa, mas o serviço está decaindo. Ainda tem de melhorar muito para se tornar uma empresa lucrativa”, disse o economista Alexandre Chaia ao jornal O Globo. A tese é refutada por Marinho: “Os Correios não têm uma estrutura inchada, embora ela precise ser otimizada e mais objetiva com aquilo que se quer. As diretorias são as mesmas do governo anterior, os departamentos são os mesmos e alguns foram até extintos”.

O secretário-geral da Fentect diz que as críticas por ineficiência “buscam justificar o injustificável”, que é tentar trazer de volta o debate sobre a privatização. “O que é preciso para que os Correios voltem a ser uma empresa que não só dê lucro, mas também continue garantindo a qualidade do serviço à população, é uma melhor estratégia de otimização dos seus recursos de negócio.”

Os Correios têm atualmente 85 mil funcionários contratados via CLT, uma frota com 23 mil veículos, 10 linhas de transporte aéreo de carga, 8 mil unidades operacionais e mais de 10 mil agências espalhadas por todo o Brasil. A empresa é responsável por operações como a entrega de urnas eletrônicas, medicamentos, fraldas, leite em pó e provas de concursos públicos. Após a catástrofe ambiental que vitimou o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, a estatal foi responsável pela entrega de 30 mil toneladas de donativos em todo o estado. “Os Correios ocupam um posto estratégico enquanto empresa pública, posição confirmada pelo presidente Lula em seu primeiro dia de governo ao retirar a estatal da lista de privatizações”, ressalta Fabiano Silva.

A empresa tem planos de lançar um banco digital e seu próprio marketplace".

Manter essa posição após o governo Bolsonaro, acrescenta o presidente dos Correios, demanda esforço: “Estamos investindo fortemente em infraestrutura, segurança, renovação da frota e tecnologia, para consolidar a empresa como o principal provedor logístico para o setor público e privado. Em dois anos, já aplicamos mais de 2 bilhões de reais em melhorias”. Silva garante que os resultados já começaram a aparecer: “Recuperamos contratos com grandes clientes do comércio eletrônico, ampliamos nossa presença na logística de governo e seguimos avançando para tornar os Correios cada vez mais sustentáveis”.

Silva ressalta que a empresa não é dependente de recursos do Tesouro Nacional e tem suas operações custeadas por receita própria. Ele reconhece que medidas para o aumento da arrecadação, como a taxa das blusinhas, atrapalharam, mas observa que os Correios têm de dar sua cota de sacrifício para o sucesso do governo. “As mudanças nas remessas internacionais fazem parte de um processo natural de reacomodação do mercado, impulsionado por regras mais claras de transparência na importação. Todo o setor passou por ajustes e os Correios também se adaptaram para seguirmos competitivos.”

Além dos Correios, integram a lista de empresas estatais deficitárias, em 2024, a Infraero, a Casa da Moeda e o Serpro, entre outras. A ministra Esther Dweck afirma que não existe rombo: “Essas empresas estão gastando o dinheiro que têm em caixa e aumentaram seus investimentos. Foi um aumento de 44% sobre 2023 e de quase 100% sobre 2022”. Ela acrescenta que as estatais devem ser avaliadas pelo resultado de suas contabilidades empresariais: “Aí se consideram a realização do investimento e seu tempo de amortização. Ele não entra como despesa cheia”. Dweck diz que a metodologia do Banco Central não é a mais adequada para compreender as estatais porque “é apurada mensalmente e leva em conta apenas as despesas e receitas daquele ano”.

A mesma linha foi seguida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “Não é verdade que haja um rombo. Às vezes, a contabilidade das estatais não é a mesma da contabilidade pública. Então, quando você faz investimento, às vezes isso aparece como déficit, mas não é”. Na semana passada, Lula reuniu-se com os ministros e com os presidentes de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, ocasião em que foi apresentado pelas instituições um panorama dos resultados das linhas de financiamento e de crédito público. “O presidente Lula está muito preocupado e prestando muita atenção nas estatais”, disse a ministra da Gestão ao final da reunião.

Roberval Borges lembra que a prestação dos Correios como serviço público é definida pela Constituição Federal: “O Supremo Tribunal Federal por diversas oportunidades reafirmou que os serviços postais são públicos e de interesse social. Assim está definida, organizada e delimitada a atuação dos Correios”. Ele reafirma a função primordial da empresa: “Os Correios atuam em diversos fatores de ordem estratégica nacional, como, por exemplo, a integração do território, ao garantir a todos os brasileiros, em especial àqueles que vivem nas cidades mais longínquas, a possibilidade de enviar e receber comunicação, bens e serviços”. Além disso, diz o presidente da Adcap, a manutenção do serviço postal como público garante que o envio de objetos proibidos como drogas, animais silvestres, obras de arte sacra e outros não ocorra no território nacional, em razão da adoção de sistemas de segurança com raios X e espectrômetros de massa. “Só um serviço estatal pode dar conta disso”, destaca. Com informações da Revista Carta Capital.

✅ Clique aqui para acessar o canal "Correios do Brasil - Funcionários" no WhatsApp. Clique em "Seguir" e fique por dentro de tudo o que acontece nos Correios.

COMENTÁRIOS

Nome

AAC,3,AACB,4,AADC,65,AAG,1,AAT,1,ABAICT,2,Abaixo-assinado,10,ABComm,11,ABDI,1,Abelhas,2,Abertura de Capital,7,Abono,3,Abono Pecuniário,12,Abono Saúde,1,ABRAACO,1,ABRACO,1,ABRAPOST,3,Abrapp,25,AC Caieiras,1,AC Central,1,AC Centro Empresarial,1,AC Esteio,1,AC Jardim Aeroporto,1,AC Parelheiros,1,AC São José,1,AC Sapucaia,1,AC Tabuleiro,1,AC Tietê,1,Ação FGTS,1,Ação INSS,2,Ação Social,3,Ação Vale Cultura,1,Accenture,25,Acessibilidade,2,Acidente,44,Acidente de Trabalho,13,Ações Trabalhistas,3,Acompanhamento Filho,3,Acordo,5,Acordo Coletivo,413,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,112,ACT 2019/2020,185,ACT 2020/2021,344,ACT 2021/2022,37,ACT 2022/2023,24,ACT 2023/2024,54,ACT 2024/2025,73,Acúmulo de Cargo,1,ADCAP,466,Adicional de Férias,2,Adicional Noturno,1,Advogados,5,AEB,1,Afastados,32,Afastamento Remunerado,1,Afastamentos,11,AFPESP,1,Agência,129,Agência drive-thru,1,Agência Móvel,1,Agências CEM,4,Agências Marketing,2,Agências Modulares,8,Aglomeração,1,Agradecimentos,1,Agressão,18,AGU,15,Água,2,ALAC,1,ALBA,2,Alcoolismo,3,ALEAM,1,ALEPA,1,ALEPI,2,ALERJ,1,ALESP,3,Alfandêga,1,Alibaba,9,AliExpress,3,ALMG,9,ALMT,1,Aluguel,2,Alunos,1,Amazon,34,Ambulatório,9,Ameaça,2,ANAC,2,ANACOM,13,Anafpost,1,ANAPAR,5,ANATECT,11,ANATEL,21,André Figueiredo,13,Animais,22,ANIPP,3,Anistia,9,Anistiados,2,Aniversário,1,ANPP,1,ANS,30,Antissindicais,2,Anuênio,1,ANVISA,3,APECT,5,ApexBrasil,2,Aplicativo,5,Aposentadoria,5,Aposentadoria Invalidez,3,Aposentados,125,APP,6,Apreensão,37,Ar Condicionado,13,AR Eletrônico,1,ARACT-SP,3,Área de Risco,7,Arrombamento,9,Arthur Lira,36,Artigo Correios,5,Assaltos,141,Assédio,12,Assédio Moral,22,Assédio Sexual,5,Assembleia,45,Assessores Especiais,12,Assistência Médica,1,Assistente Virtual IA,1,Associados,1,Ataque,4,ATAs,1,Atendente Comercial,6,Atendente Virtual,1,Atendimento CorreiosSaúde II,1,Atendimento Digital,3,Atestado,1,Atestmed,2,Atividade Física,1,Atividade Noturna,1,Atividade-Fim,1,Atleta,2,Ato Público,14,Ato Unificado,2,Atrasos,34,Atropelamento,6,Atualização,1,Atualização Cadastral,12,Audiência Pública,131,Auditoria,12,Autismo,1,Autoatendimento,7,Autodeclaração,3,Autogestão,1,Auxiliar de Enfermagem,3,Auxílio Doença,4,Auxílio Emergencial,9,Auxílio Especial,10,Auxílio filho especial,3,Auxílio-babá,1,Auxílio-creche,2,Avião,3,Azul,16,B2W,1,Bala Perdida,1,Balanço,21,Balcão do Cidadão,29,Banco de Dados,1,Banco de Horas,4,Banco Digital,4,Banco Postal,43,Banco24Horas,3,Baterias,3,BB,8,BB Seguros,1,BDO Brasil,2,Benchmarking,1,Benefícios,76,Bicicleta,7,Bicicleta Elétrica,4,Bicicletas Híbridas,1,Black Friday,49,Blockchain,1,Bloqueio,2,BNB,2,BNDES,128,BNY Mellon,74,Boca no Trombone,8,Boletim das Estatais,6,Boleto,123,Bolsa Família,1,Bolsas de Estudo,6,Bomba,6,BR Partners,4,Brics,1,BTG,5,Burnout,3,Cabotagem,2,Cachorro,10,CADE,21,CadÚnico,2,CAE,54,Caixa,2,Caixa Inteligente,3,Caixa Postal,1,Caixa Postal Comunitária,3,Cajamar,2,Calendário,6,Calote,3,Câmara de Conciliação,1,Câmara dos Deputados,79,Caminhada,1,Caminhão,8,Caminhões,1,Campanha Salarial,582,Canal Denúncia,3,Canal Descomplica,3,Cancelamento,3,Capiladirade,2,Capitalizar,1,Cargos,2,Carlos Fortner,5,Carnaval,14,Carreata,5,Carta Aberta,1,Carta Magna,1,Cartão Beneficiário,1,Cartas,7,Carteira de Trabalho,5,Carteiro Comunitário,1,Carteiro Motorizado,9,Carteiro Poeta,1,Carteiro(a),197,Casamento,1,CAT,10,CBDA,7,CBHb,3,CBS,1,CBT,1,CCJ,9,CCT,3,CCTCI,3,CD Resende,1,CDC,6,CDD Aeroporto,1,CDD Água Branca,1,CDD Além Ponte,2,CDD Alphaville,1,CDD Antonina,1,CDD Antônio de Carvalho,1,CDD Assunção,1,CDD Barra,1,CDD Barro Duro,2,CDD Betim,1,CDD Bonsucesso,1,CDD Botafogo,1,CDD Brás,1,CDD Brasilândia,4,CDD Cabo Frio,1,CDD Caminho de Pilar,1,CDD Campo Belo,1,CDD Campo Grande,2,CDD Campos,4,CDD Capão Redondo,7,CDD Capela do Socorro,5,CDD Carlos Olímpio,5,CDD Catalão,1,CDD Caxias,2,CDD Centro,2,CDD Colombo,1,CDD Copacabana,2,CDD Cruzeiro,1,CDD Curicica,3,CDD Del Castilho,1,CDD do Bosque,1,CDD Duque de Caxias,1,CDD Embu,5,CDD Floriano Peixoto,2,CDD Freguesia,2,CDD Goiânia,1,CDD Guaianazes,1,CDD Guaíba,1,CDD Guarujá,1,CDD Guarus,5,CDD Icaraí,2,CDD Ipanema,1,CDD Irajá,1,CDD Itaim Paulista,1,CDD Itaipava,1,CDD Itaipu,1,CDD Itapecerica,4,CDD Jabaquara,2,CDD Jaguaré,2,CDD Jardim Odete,1,CDD Jardim Paulista,2,CDD João Vieira,1,CDD Leblon,1,CDD Leopoldina,1,CDD Liberdade,1,CDD Madureira,1,CDD Menino Deus,2,CDD Mooca,1,CDD Morumbi,2,CDD Nilópolis,2,CDD Norte Florianópolis,1,CDD Nova Friburgo,1,CDD Nova Iguaçu,1,CDD Oeste,2,CDD Parelheiros,2,CDD Parque Cocaia,6,CDD Parque São Vicente,2,CDD Pato Branco,1,CDD Picos,1,CDD Piraporinha,1,CDD Poá,1,CDD Polo,1,CDD Ponta Porã,1,CDD Praça do Gado,2,CDD Queimados,2,CDD Ramos,1,CDD Realengo,1,CDD Recreio,2,CDD Registro,2,CDD Retiro,1,CDD Rio das Ostras,1,CDD Rio Grande,1,CDD Rio Pequeno,3,CDD Rocha Miranda,1,CDD Santa Catarina,1,CDD Santa Mena,1,CDD Santana de Parnaíba,1,CDD Santo Amaro,1,CDD Santo Antônio,1,CDD São Braz,1,CDD São José do Barreto,1,CDD São Luís,1,CDD São Mateus,2,CDD São Pedro da Aldeia,4,CDD São Rafael,1,CDD São Torquato,1,CDD Sé,1,CDD Taboão da Serra,2,CDD Tanque,2,CDD Taquara,3,CDD Taubaté,2,CDD Teresópolis,2,CDD Tribobó,1,CDD União da Vitória,1,CDD Várzea Grande,5,CDD Venda Nova,1,CDD Vila das Belezas,1,CDD Vila Maria,1,CDD Vilar dos Teles,1,CDD Volta Redonda,1,CDD Votorantim,1,CDD Zona Norte,2,CDEICS,5,CDH,20,CDHM,1,Cecograma,1,CEE Bangu,2,CEE Barueri,1,CEE Brás,1,CEE Campos,1,CEE Centro,1,CEE Esmeralda,1,CEE Itaquera,1,CEE Jacarepaguá,2,CEE Jaguaré,1,CEE Laranjeiras,2,CEE Moema,1,CEE Novo Hamburgo,1,CEE Piracicaba,2,CEE Santo Amaro,3,CEE Santo André,1,CEE São Bernardo do Campo,1,CEE São Cristóvão,1,CEE São Gonçalo,1,CEF,5,CEGEP,2,CEINT,7,CEINTs,1,CEM,1,Centrais Sindicais,2,Central Braille,1,Central de Atendimento,7,Centro Cultural,1,CEP,7,CEP para todos,1,Certificação,2,Certificado Digital,1,Cestas Básicas,2,CGNOR,1,CGPAR,14,CGPAR-23,11,CGPAR-42,4,CGR,1,CGU,20,Chatbot,1,China,2,Chip Amarelinho,8,Chuvas,8,Cinesioterapia Laboral,1,CIPA,3,Ciro Gomes,3,Cláusula Calamidade,1,CLI Benfica,2,Climatização,2,Clínica de Saúde,1,Clipping,3963,Clique e Retire,4,CLP,1,CLT,10,Clube Benefícios,1,CMN,2,CNH,1,CNJ,2,CNMP,2,CNNM,2,CNP,5,CNPC,4,Coabitação,27,COB,1,Cobertura,1,Cobrança Mensalidade,10,COFIEX,2,Coleta Gratuita,1,Comércio Eletrônico,6,Comércio Virtual,1,Comissão Acidente de Trânsito,2,Comissão de Anistia,4,Comissão Paritária,2,Comitê,1,Comorbidades,1,Compensação,12,Compliance,1,Compra Fora,5,Compras internacionais,8,Comunicado,113,Concessão,5,Conciliação,2,Concurso,104,Concurso Unificado,2,Condições de Trabalho,350,Congresso,28,Conheça Seu Plano,5,CONREP,8,Conselho de Administração,7,Conselho Deliberativo,30,Conselho Fiscal,15,Consin,5,Constituição,26,Consulta Pública,1,Contaminação,46,Contas Públicas,1,CONTECT,1,Contra Privatização,309,Contrabando,4,Contracheque,23,Contrato de Trabalho,2,Contribuição Definida,6,Contribuição Extraordinária,32,Contribuição Sindical,1,Contribuição Voluntária,2,Convênios,1,Convocação,18,Cooperação Técnica,1,Copa do Mundo,6,Coparticipação,3,Corregedoria,2,Correios,101,Correios 360 anos,1,Correios América,1,Correios Aqui,15,Correios Celular,19,Correios Fácil,1,Correios Gestão DOC,2,Correios Log Saúde,4,Correios Log+,6,Correios Modular,3,Correios Notícias,8,Correios Packet,6,Correios Saúde,1,Correios Saúde II,18,Correios Tech,1,CorreiosPar,9,Correspondências,2,Corrupção,2,CORSIN,1,Corte de Energia,1,Cortes de Despesas,6,Cosit,2,COSUP,1,COVID19,730,COVISA,2,CPC-33,4,CPF,6,CPI,9,CPNU,1,Credenciamento,15,Crediamigo,1,Crédito Salário,1,Crescimento,1,Crime,2,Crise,2,Cronograma de Empréstimos,18,CSP Conlutas,1,CTASP,4,CTB,1,CTC Benfica,1,CTC Cidade Nova,1,CTC Jaguaré,4,CTC Moóca,1,CTC Nova Iguaçu,1,CTC Santo Amaro,4,CTC Santo André,1,CTCE,1,CTCE Belém,2,CTCE Cidade Nova,1,CTCE Contagem,2,CTCE Indaiatuba,1,CTCE Santos,2,CTCE São José,1,CTCE Vila Maria,4,CTE Benfica,2,CTE Guarulhos,1,CTE São Gonçalo,1,CTE Saúde,1,CTEE São José dos Campos,1,CTFC,2,CTO,1,CTO Jaguaré,1,CTO Rio de Janeiro,1,CTO São José dos Campos,1,CTT,2,CTTP,1,Custos,2,CUT,1,CVM,23,Cyber Monday,1,Dano Material,1,Danos Materiais,2,Danos Morais,47,Data Comemorativa,94,DDA,32,de,1,De Brasil a gente entende,2,Décimo Terceiro,2,Decreto,3,Déficit,10,Delitos,1,Demissão,55,Demissão Acordada,1,Demissão Motivada,20,Demonstrativo,9,Dengue,3,Denúncia,5,Dependente Químico,1,Depoimento,1,depressão,1,Deputado,1,Deputado Vicentinho,1,Desabamento,1,Desacato,1,Desaparecido,4,Descanso Semanal,1,Desconto Assistencial,1,Desconto Greve,32,Desconto Indevido,9,Descredenciamento,3,Desenrola Brasil,6,Desenrola Postalis,9,Desestatização,33,Desinfecção,76,Desligados,1,Desligamento,1,Despacho Postal,22,Despedida,1,Despejo,3,Despesas Administrativas,1,Despesas com Pessoal,1,Destaque,1730,Desvio,20,Desvio de Função,4,DHL,31,Dia do Carteiro,56,Dia do Ciclista,1,Dia Mundial da Saúde,1,Diárias,3,Diário Oficial,11,DIEESE,13,Diferencial de Mercado,7,Digital,6,Diogo Mac Cord,36,Direitos dos Empregados,22,Diretorias,13,DIRF,2,Disputa Judicial,3,Dissídio,41,Distribuição,3,Distritos,2,Diversidade,1,Dívida,4,Dividendos,2,DNA,1,DNI,2,DNIT,1,Doação Sangue,5,Doações,28,Documentário,1,Documentos Perdidos,7,Doença Ocupacional,4,Domingo,3,DPVAT,1,Drive-Thru,1,Drogas,11,Drone,1,DRT,1,e-Carta,2,e-Carta Fácil,1,e-Certame,1,e-commerce,44,e-fulfillment,4,e-Patri,1,Ebserh,1,EcoPostal,3,Edison Lobão,1,Edital,2,Editorial,2,EFPC,13,Eleições,58,Eletrobras,33,Email,1,Embraer,2,Empresas,1,Empréstimos,44,Enceja,3,Encomendas Ilícitas,1,Encomendas Internacionais,16,Encomendas Nacionais,1,Encontro de Mulheres,2,ENEM,33,Energia Renovável,1,Enfermeiro do Trabalho,1,ENPP,1,Entrega Correspondências,5,Entrega Digital,2,Entrega Encomendas,16,Entrega Interativa,4,Entrega Matutina,18,Entrega no Vizinho,4,Entrega Noturna,1,Entreposto,1,EPIs,232,Equidade,1,Ernesto Araújo,1,Escândalos,1,Esclarecimento,26,Escola Darcy Ribeiro,1,Escolta,4,ESMEC,1,Estabilidade,4,Estadão Conteúdo,1,Estado de Greve,47,Estatais,222,Estatais Estratégicas,3,Estatuto,1,Estatuto Social,10,Esther Dweck,2,Estratégia Saúde & Família,14,Estrutura Organizacional,1,Evacuação,1,Eventos,11,Ex-dirigentes,1,Ex-funcionários,1,Exames Laboratoriais,1,Exames Periódicos,2,Exclusão Pai/M/ãe,35,Exclusão Pai/Mãe,1,Exclusiva,141,Exército,1,Expediente,1,Explosão,5,Exporta Fácil,2,Extinção,2,Extrato,4,Extravio,4,FAACO,26,Fabiano Silva,90,Fabio Faria,143,Fake News,54,Fale Conosco,1,Falecimento,4,Falsificação,3,Falta Acordada,1,Falta Estrutura,1,Falta Injustificada,1,Faltas,2,Farmácia,2,Farsa,3,FAT,1,FATCA,1,Fechamento,76,FEDERAÇÕES,1049,FEDEX,30,Feirão Imóveis,15,Feminícidio,1,FENTECT,634,Feriados,23,Férias,7,Fernando de Noronha,1,FGTS,4,Ficha Financeira,4,FIEx,1,Fila Virtual,2,Filatelia,2,Filho Especial,2,Filiação Partidária,1,Filiais,4,FINDECT,740,Fintech,1,Fips,5,Fiscalização,5,Floriano Peixoto,146,FNDE,10,Fogo Veículo,2,Folga,11,Folha de Benefícios,1,Folha de Pagamento,2,Força-Tarefa,6,Franklin Templeton,1,Franqueadas,16,Fraude,21,Frente Parlamentar,60,Frete,1,Frota,1,Funcionamento,23,Funções,5,Fundo de Investimento,1,Fundos de Pensão,117,FUP,1,Furto,19,FUSP,1,Futebol,1,G1,1,Gastronomia,1,Geap,2,GEDIS,8,Gen. Juarez Cunha,1,GERAE,27,Geral,1695,GERAT,2,Gestão de Riscos,1,Gil Cutrim,1,Gilberto Kassab,6,Global Saúde,3,Globalweb,1,GOL,1,Golden Share,1,Golpe,12,Google,1,Governança Corporativa,3,Governo Federal,4,Granada,2,Gratificação de Função,5,Gratuidade,1,Greenfield,62,Greve,517,Greve Ambiental,7,Greve Branca,1,Greve Sanitária,1,Grupo de Risco,5,Grupo de Trabalho,8,Guarita,1,Guilherme Campos,6,Hackers,2,Herói,1,Histórias,14,Home Office,1,Homologação,3,Honorários,2,Horário,3,Horas Extra,10,Hub,4,IA,1,Ibama,4,IBCG,1,IBGE,3,Identificação Remetente,1,IDSS,2,IGOV,1,Importa Fácil,1,Improbidade administrativa,1,Imunidade Tributária,1,Inadimplência,6,Inauguração,10,Incapacidade Temporária,1,Incêndio,12,Incentivo,2,Inclusão Dependentes,3,Incorporação de Função,12,Incorporação Vale Alimentação,3,Indenização,20,Indicação,4,Indicação Política,20,Índice de Satisfação,2,Infectados,58,Informa Postalis,5,Informe de Rendimentos,15,Informe Jurídico,497,Infoway,1,Infracommerce,2,Inovações Logísticas,1,Insalubridade,3,Insegurança,10,INSS,20,Instituição de Ensino,1,Insumos,1,Interdição,10,Interino,2,Internacional,3,Internações,2,Internet Grátis,1,INTERSINDICAL,1,Intervenção,21,Invasão,4,Investigação,1,Investimento,52,IOF,1,IPO,7,IRRF,33,Isonomia,3,ISS,1,Itaú,1,Jair Bolsonaro,141,JF,3,JMJ,2,Jogos de Integração,1,Joint Venture,13,Jornada de Trabalho,6,Jornada Trabalho Reduzida,4,Jornalistas,1,Jovem Aprendiz,19,JSL,4,Juntos Somos Correios,1,Jurídico,3,Juscelino Filho,8,Justa Causa,16,Kassab,6,Kits Escolares,1,Lançamento,3,LATAM,5,LCF,1,LDO,1,Lei das Estatais,9,Lei Rouanet,1,Leilão,90,Leitura,1,LGPD,5,Liberações Sindicais,3,Licença-adoção,1,Licença-Maternidade,10,Licença-Paternidade,4,Licenças,2,Licitação,25,Liminar,69,Limpeza,4,Liquidação,2,Live,14,Livre Concorrência,1,Livre Escolha,4,Livro,1,Livros,1,Livros Didáticos,6,Locação,1,Lockers,35,LOEC,2,Log Farma,1,Loggi,1,Logi Supri,2,Logística,17,Logística Pluvial,1,logística Reversa,1,Logomarca,3,Lojas Virtuais,1,Lollapalooza,1,LRF,1,LTR,1,Lucro,43,Luiza Trajano,1,Lula,13,Luta Unificada,37,Magalu,25,Malha Fina,3,Malware,1,Manaus,1,Manifestação,15,MANPES,3,Manpoc,1,Manuais,2,Manutenção,6,MAPA,1,Maquinas de Triagem,1,Marcio Bittar,37,Marco Postal,130,Marcos César,90,Marcos Pontes,31,Marketplace,29,Martha Seillier,24,Mato Grosso,1,MC,2,MCTIC,14,MDA,1,MDS,3,Mediação,18,Medicamentos,4,Médico do Trabalho,5,Medidas Preventivas,1,Meio Ambiente,1,Melhor Envio,1,Mensagem Final de Ano,1,Mensalidade,48,Mercado Livre,33,Mesa de Negociação,56,Mesa de Negociação Permanente,11,Metas,4,MGI,6,Mídias Sociais,1,Milícia,1,Militares,6,Milton Lyra,7,Minas Gerais,3,Minhas Importações,1,Mini Envio,1,Ministério da Economia,27,Ministério da Fazenda,6,Ministério da Saúde,5,Ministério das Comunicações,101,Ministério do Planejamento,16,Ministério do Trabalho,2,Ministro,2,Minuta,1,MJSP,1,MMFDH,5,Mobilização,2,Modal Aéreo,1,Monopólio,554,Morte,18,Morto,16,Motociclistas,16,Motos,5,Mourão,4,MP 873/2019,2,MP-927/2020,1,MPE,1,MPF,93,MPT,45,MTE,8,Multas,2,multiatendimento financeiro,1,Museu Correios,2,Mutirão,2,NAV-Dasa,1,Navio,2,Negativa de Autorização,1,Negociações,5,NIPs,3,Nomeações,1,Nota de Repúdio,3,Notificação Extrajudicialmente,1,Novo Diretor,12,Novo Diretor (a),3,Novo PAC,9,Novo Plano de Saúde,2,Novo Superintendente,1,Números,1,OAB,2,OAI,1,Obesidade,1,OBMEP,2,Obras,4,OCDE,1,Odont,1,Ofensas,2,OFNDs,1,Oito Motivos,1,OJ247,17,OLX,1,OMS,12,Onyx Lorenzoni,1,Operação Amigo Germânico,2,Operação Combustão,1,Operação Grand Bazaar,1,Operação Pausare,4,Operação Postal Off,3,Operação Rebate,2,Operação Recomeço,4,Operação Rizoma,13,Operação Tergiversação,2,Operação Titanium,1,Operador de Empilhadeira,1,Operador Logístico,1,Operadora São Francisco,2,Opinião,2,Opinião Ecetista,2,Ordenamento,1,Orlando Silva,1,Oscar,2,OTT,9,Otto Alencar,5,Outdoors,1,Outubro Rosa,1,Ouvidoria,8,PAC,3,PAC e Sedex,3,PADs,2,Pagamento,16,Pagamento Abono,11,Palestra,4,Palocci,3,Panorama das Estatais,1,pap,1,Papai Noel dos Correios 2018,13,Papai Noel dos Correios 2019,7,Papai Noel dos Correios 2020,6,Papai Noel dos Correios 2021,3,Papai Noel dos Correios 2022,3,Papai Noel dos Correios 2023,14,Papai Noel dos Correios 2024,9,Paralisação,32,Parcelamento,3,Parceria,48,Parcerias,6,Parecer,2,Partido dos Trabalhadores,1,Passe Livre,1,Passeata,3,Paternidade,1,Patrocínios,29,Paulo Guedes,156,Paulo Paim,10,Paulo Skaff,1,PBM,4,PCCs,3,PCCS1995,14,PCCS2008,5,PCMSO,1,PCV,1,PDG,2,PDI,32,PDL,2,PDT,3,PDV,69,PEC,27,Peculato,9,PED 2020,2,Pensão Vitalícia,2,Pensionistas,8,Percorrida,5,Periculosidade,48,Permuta,1,Perseguição,8,Peso,1,Pesquisa,23,Pessoal,1,PGFN,2,PGR,44,PIB,1,Piquete,8,PIS/Cofins,1,Plano BD,106,Plano CD,3,Plano de Custeio,10,Plano de Saúde,132,Plano Equacionamento,14,Plano Estratégico,1,Plano Família,18,Plano Odontológico,2,Plantão de Negociação,1,Plantão Negociação 2018/2019,19,Plantão Negociação 2019/2020,12,Plantão Negociação 2020/2021,5,Plantão Negociação 2021/2022,10,Plantão Negociação 2022/2023,3,Plantão Negociação 2023/2024,19,Plantão Negociação 2024/2025,22,PLDO,1,Plenária,3,PLN,3,PLND,1,PLP 268/2016,1,PLR,22,PND,84,PNI,5,PNLD,3,PNPC,1,Podcast,6,Polícia Federal,128,Política,6,Políticas de Investimento,2,Poluição,1,Ponto de Coleta,14,Ponto Eletrônico,7,Portabilidade,5,Portaria,10,Pós-emprego,1,Posse,9,Postagens,1,Postal 24 horas,1,Postal Saúde,624,Postal Saúde Móvel,6,Postalis,1035,Postalis Digital,5,PostalPrev,57,Poupatempo,1,PPI,204,PPP,3,Praect,2,Prazos de Entrega,3,Precarização,4,Precatórios,2,Prédios Históricos,3,Prejuízo,17,Premiação,36,Presidente,74,Prestador,6,Prestador Suspenso,2,Previc,63,Previsul,2,PRF,6,Primeira Escolha,1,Primeira Hora,179,Prisão,10,Privatização,1019,Processo,23,Processo Seletivo,3,Processos Judiciais,3,Procissão,1,Procon,16,Produtos Importados,2,Professor,2,Professor Igor Venceslau,9,Professora,1,Programa Aproxime,5,Programa de Integridade,1,Progressão Salarial,1,Projeção,2,Projeto de Lei,562,Projetos Estratégicos,1,Promoções Horizontais,6,Promoções Verticais,1,Propina,1,Protesto,18,PSB,1,PSOL,1,Publicidade,4,QR Code,1,Quadro de Funcionários,10,Qualidade,2,Quarentena,1,Quimioterápicos,1,Quitação Eleitoral,1,Racionalização,2,Racismo,1,RAI,6,raio-X,1,Rastreio,3,Ratos,1,Reabilitação,7,Readequação,23,Reajuste,26,Reajuste de Tarifas,12,Reajuste Salarial,2,REAT,3,reca,1,Recadastramento,33,Receita Federal,46,Reciclagem,2,Reclamações,17,Reclame Aqui,2,Recorde,8,Recupera 2023,4,Redação,26,Rede Corporativa,3,Rede Credenciada,2,Rede GIRC,1,Rede Vírus,7,Redução da Jornada,5,Redução Preços,2,Reembolso,12,Reenquadramento,3,Reestruturação,9,Refém,7,Reféns,6,Refis Postal,2,Reforma da Previdência,7,Reforma Trabalhista,10,Reforma Tributária,2,Refugo,8,Regime Estatutário,1,Regime Tributário,1,Registrados,1,Registro de Ponto,3,Regulação,2,Regulamento,3,Reinclusão,1,Reintegração,7,Reivindicações,4,Relatório de Administração,3,Release,1,Remessa Conforme,5,Renan Calheiros,6,Renegociação,8,Renovação,3,Renovação Frota,8,Rentabilidade,14,REP,3,Reprecificação,3,Requerimento,1,Resgate,1,Resolução,1,Ressarcimento,2,Restrições,3,Restruturação,8,Resultados Operacionais,20,Retificação,1,Retroativo,1,Retrospectiva,3,Reunião Presidente,7,Revisão de Aposentadoria,3,Revisão de Demissão,1,Revista,1,revitalização,2,RFID,4,Rodrigo Maia,9,Rol Taxativo,1,Rombo,4,Roubo,90,RPN,1,RTSA,10,Rua Legal,1,Sala de Imprensa,942,Salários,4,Salim Mattar,64,Sanitização,5,Saque,1,Saúde Bucal,2,Saúde da Mulher,8,Saúde do Trabalhador,1,Saúde em Dia,4,Saúde Mental,1,SD,21,SDE,5,Sebrae,1,Sedex,4,Sedex Hoje,10,Segunda Via,1,Seguradora,9,Segurança do Trabalho,2,Seguro de Vida,19,Seguros,3,SEI,1,Selos,40,Semana do Brasil,1,Sementes,1,Senado Federal,113,Senador Angelo Coronel,1,SENAI,2,SEPF,1,Sequestro,25,Sequoia,1,SERASA,14,Série,7,Série Correios,1,Série Correios Saúde II,11,Serviços Digitais,3,Serviços Postais,5,SEST,29,SESTMT,1,Setor Postal,2,Setoriais,2,SGP,1,Shein,3,Shopee,2,Sigilo Postal,1,SIGMA,1,Sincort-PA,12,Sincotelba,39,Sindecteb,45,Sindicato,1362,Sintcom-PR,86,Sintect-AC,48,Sintect-AL,154,Sintect-AM,9,Sintect-AP,14,Sintect-CAS,35,Sintect-CE,17,Sintect-DF,81,Sintect-ES,63,Sintect-GO,61,Sintect-JFA,11,Sintect-MA,71,Sintect-MG,38,Sintect-MS,45,Sintect-MT,53,Sintect-PB,42,Sintect-PE,42,Sintect-PI,64,Sintect-RJ,358,Sintect-RN,24,Sintect-RO,10,Sintect-RPO,26,Sintect-RR,1,Sintect-RS,98,Sintect-SC,38,Sintect-SE,25,Sintect-SJO,3,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,479,Sintect-STS,18,Sintect-TO,25,Sintect-URA,20,Sintect-VP,15,smartphones,8,SMS,1,SNCT,3,Sobrecarga,3,Social,8,SOFT,1,Solidariedade,36,Soluções Digitais,1,Sonho,1,SQUASH,1,STF,359,STJ,6,Sucateamento,3,Superintendente,9,Surto,1,SUS,1,Suspensão Entregas,2,Suspensão Serviço,5,Sustentabilidade,6,TACs,12,Talento,1,Taxa das Blusinhas,4,Taxa Emergencial,2,Taxa Extra,5,Taxa Homologação Importados,6,TCU,74,TECA Guarulhos,1,Tecban,1,Tecnologia,3,Tele Sena,2,Teleatendimento,5,Teleconsulta,3,Telemedicina,2,Teletrabalho,1,Temporal,1,Terceirização,22,Terceirizados,33,Termo Aditivo,6,Termo Recusa,1,Tesouro Nacional,1,Testagem,5,Teto Salarial,3,TFD,1,TI,1,TIR,1,TJCE,1,TJSP,2,Todos Pelos Correios,16,Top Block,1,Top of Mind,5,Totem,1,Trabalho Presencial,1,Trabalho Remoto,72,Tragédia,1,Tramitação,1,Transferência,10,Transformação Digital,1,Transição,5,Transparência,4,Transportadora,5,Transporte Aéreo,2,Transportes,3,Treinamento,1,TRF,28,Tributação,1,TRT,161,TSE,3,TST,477,UBER,4,UD Juquitiba,4,UNACOB,1,UNI,2,União,3,UniCorreios,1,Unidas,3,Uniforme,1,Unimed,6,Universidade,3,Universitários,19,UPAEP,1,UPS,6,UPU,26,Urnas Eletrônicas,5,URP,1,USPOST,1,USPS,11,Vacina,15,Vale Alimentação,31,Vale Cesta,4,Vale Cultura,6,Vale Extra,14,Vale Refeição,11,Vale Transporte,6,Veículos Elétricos,6,Velório,1,Venda Imóveis,26,Venda Seguros,5,Vice-presidente,9,Vídeo,1600,Vigilância Sanitária,5,Violência,5,Vírus,2,Visa,4,Viver os Valores,2,Você Sabia,1,Voluntários,1,webchat,1,Whatsapp,4,XP Advisory,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: O debate distorcido sobre o 'rombo' dos Correios
O debate distorcido sobre o 'rombo' dos Correios
O déficit de 3,2 bilhões de reais em 2024 atiça os defensores da privatização dos Correios, mas o rombo é uma herança do governo Bolsonaro
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdRieNv2bx2xsqnG0C3EQg8Pmryp8hpX-gCfF_fXCcCGkuqsfZ5ILrAFzFi4wBQzNj6nexlOMr2rNB3lq_nDd9xbHfLRKIK7txxqcvsDVvRpmknOYpEI0jBKnVCrUuhZ9VsjJbGWp-IiC3nZWn-8hU5MJP2d45OQ9AOmaDVREqPtAkkKXOvWIMbPZMpUM/s16000/iStock-1314232782.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdRieNv2bx2xsqnG0C3EQg8Pmryp8hpX-gCfF_fXCcCGkuqsfZ5ILrAFzFi4wBQzNj6nexlOMr2rNB3lq_nDd9xbHfLRKIK7txxqcvsDVvRpmknOYpEI0jBKnVCrUuhZ9VsjJbGWp-IiC3nZWn-8hU5MJP2d45OQ9AOmaDVREqPtAkkKXOvWIMbPZMpUM/s72-c/iStock-1314232782.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
https://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2025/02/atras-do-prejuizo.html
https://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2025/02/atras-do-prejuizo.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ NOTÍCIAS SOBRE ARQUIVO BUSCA TODAS PUBLICAÇÕES Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar