Vendedores do Mercado Livre são prejudicados com novo processo logístico imposto pela plataforma

Com a nova regra exigida pela empresa, os sellers terão que se deslocarem com suas vendas aos pontos direcionados pelo Mercado Livre, sem segurança e com recursos próprios

Método logístico mistura produtos dos comércios parceiros com encomendas do Mercado Livre. Insegurança dos vendedores em deixar as mercadorias são enormes - Foto: Arquivo pessoal
O mundo dos vendedores os (sellers) como são chamados no Mercado Livre, plataforma de marketplace que intermedeia compra e venda no site há vinte anos, mudou recentemente. O Mercado Livre investiu em Centros de Distribuição, tirou a autonomia dos seus vendedores de escolherem a transportadora que melhor os atendiam, os direcionando a Agencias Mercado Livre, que na verdade são pontos de terceiros, onde uma contratada do Mercado Livre chamada, Kangu, fez convênio para captar estas postagens.

A atitude da maior plataforma do Brasil em tráfego de busca está tirando o sono de boa parte dos profissionais vendedores que atuam, muitos deles, desde a fundação do Mercado Livre em 1999. Na época sem credibilidade, houve diversos casos de compradores receberem uma pedra em sua compra no lugar do produto.

As coisas mudaram, a empresa investiu em segurança, na compra através do MERCADO PAGO, credibilidade com o MERCADO ENVIOS e muita escala com a política do FRETE GRÁTIS. Continuou inovando com armazenamento chamado FULL, passou a fazer coletas e direcionando as entregas as mais variadas transportadoras.
Kangu e um dos pontos que funciona como parceria com pequenos comércio de bairro, que se comprometem a receber os produtos. Recebendo R$ 0,60 centavos por caixa - Foto: Arquivo pessoal
O Grupo ABC News passou um mês ouvindo diversos sellers da plataforma e o descontentamento por cada uma destas etapas, e da forma unilateral que aconteceu. E em tempos de COVID-19 veio a imposição: se deslocar até uma Agência Mercado Livre que vai desde o risco eminente de se contaminar, transporte, a falta de seguro até o local, lugares duvidosos, falta de documento fiscal ou recibo que comprove que deixou a mercadoria. E ainda os vendedores não tem a opção de Aceite as novas regras ou contra partida para este novo método, causando estranheza e uma demonstração do desequilíbrio de forças entre a plataforma e os vendedores. A mudança é uma imposição da empresa, que deixa a entender, que quem não gostar que “saia”.

“Muitos vendedores foram obrigados a entregar pacotes em ponto de coletas muito distantes do seu local de trabalho ou residência. O valor das vendas não justifica pagamento de táxi ou Uber para ir e voltar. E ainda, até chegar ao ponto de coleta, o vendedor corre o risco de furto ou roubo. Muitos não corriam esse risco porque tinham coleta dos Correios, onde eram retirados os pacotes na casa ou empresa do vendedor. O seguro só cobre os pacotes após bipados no ponto de coleta. O tempo para sair de casa e voltar, tem sido grande em muitos casos. Alguns têm levado uma hora e meia no percurso de ida e volta. Foram atribuídos pontos de coleta sem qualquer segurança, muito pequenos e que deixam os pacotes visíveis. Alguns são próximos a comunidades onde infelizmente a taxa de assalto é grande. O vendedor que é obrigado a ir de carro, pela distância, não encontra local para estacionar, tendo que deixar o veículo em local proibido, infringindo a lei e arriscando ser multado”, desabafa Adriana Lima, administradora do grupo Vendedores do Mercado Livre no Facebook.

Os impactos de atrasos não estão sendo retirados a menos que o vendedor abra chamado, o que é segundo os sellers algo bem difícil, porque raramente há atendente disponível e por e-mail o “atendimento é deplorável” fala um dos vendedores. O vendedor faz uma requisição e recebe uma resposta copiada e colada que nada tem a ver com a questão levantada. Todos os vendedores que possuíam coleta dos Correios estão sendo muito prejudicados, pois o serviço é perfeito. Vendedores que não tinham atrasos também foram obrigados a aderir, ficando agora à mercê do trabalho do parceiro do Places e de quem irá coletar nesses locais. Trocou-se um serviço impecável por um serviço arriscado, que ainda traz ônus ao vendedor com órgãos como Procon. As vendas de muitos diminuíram. Alguns compradores perguntam antes da compra se a entrega é pelos Correios ou transportadora. Quando o vendedor responde que está na coleta e que a entrega pode ser feita por ambos, o comprador desiste, pois, não quer receber a compra por transportadora.

“Estamos bastante preocupados com a insegurança tributária e responsabilidade civil sobre esta mudança. A plataforma se apresenta sempre como intermediadora em qualquer demanda com os órgãos fiscalizadores e de defesa do consumidor, como o Procon, se isentando de responsabilidades nas operações realizadas dentro da sua plataforma, transferindo todas as obrigações e ônus para os vendedores. Assim apesar de a plataforma alegar que a responsabilidade é do vendedor desde a origem do produto até a efetiva entrega ao comprador, na prática, este não tem o domínio da cadeia logística de distribuição, a qual é controlada pela plataforma, devendo ser limitada a responsabilidade civil do vendedor, apenas e tão somente, à venda”, observa Dr. Carlos A. Mendes, do Departamento Jurídico da Associação dos Vendedores do Mercado Livre.
Reclamação Sequoia - Reprodução Internet
Ainda segundo Adriana Lima, as transportadoras têm serviços precários. Marcam como entregues pacotes não entregues, jogam a carga na garagem ou quintal do vendedor e não exigem assinatura na entrega, dando margem ao comum “Golpe do não recebimento”. E isso ainda abre precedentes para o vendedor que recebe o pacote e abre reclamação, dizendo que não recebeu, aproveitando-se do fato de não haver nenhum tipo de prova. Somente o RG do vendedor no aplicativo não quer dizer que o cliente recebeu, pois o próprio site possui os dados do cliente. A assinatura no ato do recebimento é indispensável. “Quando o vendedor tenta pedir o nome de quem assinou, às transportadoras não consegue passar, pois o contrato não está em nome dele. O site também não acata o pedido do vendedor. Ao invés de solicitar ajuda da transportadora, devolve o dinheiro ao cliente, o que está estimulando o aumento dos golpes. O comprador beneficiado conta aos amigos e familiares que ficou facilmente com o produto e com o dinheiro, estimulando outros a realizarem compras fraudulentas”, diz Adriana Lima. E continua: “Foram escolhidas transportadoras sem a mínima condição de atender a demanda com qualidade. Transportadoras como a SEQUOIA nem sequer têm um telefone de contato e não responde e-mails enviados pelo vendedor, nem quando acompanhadas de notificação extrajudicial”.
Reclamação Sequoia - Reprodução Internet
O site não traz na tela o (Aceite) para novas condições impostas, como fazem outros marketplaces que apresentam a mudança e colocam a tela de Aceite com vários dias de antecedência. Muitos vendedores são pegos de surpresa e não têm tempo de enviar uma notificação extrajudicial para tentar a isenção, como foi o recente caso de uma senhora de 74 anos, com depressão, que foi obrigada a mudar para o Places tendo recebido o aviso da imposição com apenas dois dias de antecedência. Ela não tinha atrasos em suas postagens, com raras exceções de problemas com etiquetas, o que foge de sua alçada. “A insegurança jurídica é um elemento constante nas relações entre vendedores e a plataforma, obrigando nossas assessorias jurídicas e contábeis a trabalhar sem descanso nestas demandas”, comenta o responsável jurídico da Associação dos Vendedores do Mercado Livre, Dr. Carlos A Mendes.

Mercado Livre e Mercado Financeiro

Tantas mudanças fizeram com que o MERCADO LIVRE visse suas ações dispararem em 25,46% na bolsa Nasdaq em plena pandemia ao divulgar seu balanço no último trimestre e ser o líder do e-commerce brasileiro com 33% do mercado (infoMoney). Os vendedores que postam nas agências dos Correios são 32% dos movimentos das encomendas nas agências próprias e franqueadas, e a saída destes clientes deixará o equilíbrio econômico das agências comprometidos.  Esse crescimento do Mercado Livre deve-se muito, a esses sellers, vendedores, que ajudaram e ajudam os resultados da plataforma serem tão positivos e robustos. “Com todos os resultados positivos do Mercado Livre. A plataforma nem ao menos orienta como proceder ao lançamento do frete, ou não, na nota fiscal, visto que o valor não entra em sua conta corrente, não podendo, portanto, ser tributado sobre tal valor. Não bastasse, temos ainda o agravante da plataforma tratar pessoas físicas e jurídicas da mesma forma”, finaliza o advogado Dr. Carlos A. Mendes.

O Grupo ABC News entrou em contato com todas as empresas citadas na matéria pelos vendedores, Kangu, Sequoia e Mercado Livre, e como eles, tivemos grandes dificuldades de contato com as empresas e nenhuma resposta foi encaminhada. Tentamos por e-mail, pelo entre em contato no site, até mesmo pelo próprio Whatzapp de uma delas, mas nem um retorno até o fechamento da matéria. Com informações do Grupo ABC News.

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Fácil,1,Incêndio,10,Inclusão Dependentes,2,Incorporação de Função,5,Indenização,5,Indicação,1,Indicação Política,3,Infectados,29,Informa Postalis,5,Informe Jurídico,337,Insegurança,9,INSS,7,Insumos,1,Interdição,9,Internações,2,INTERSINDICAL,1,Intervenção,20,Invasão,1,Investimento,2,IPO,3,IRRF,10,Jair Bolsonaro,86,JF,1,JMJ,2,Joint Venture,13,Jornada Trabalho Reduzida,3,Jovem Aprendiz,10,Jurídico,1,Justa Causa,4,Kassab,6,Kits Escolares,1,Lançamento,1,LATAM,5,Lei das Estatais,3,Lei Rouanet,1,Leilão,7,Leitura,1,Licença-Paternidade,2,Licenças,2,Licitação,6,Liminar,37,Limpeza,1,Liquidação,1,Live,1,Livre Escolha,2,Livros Didáticos,1,Lockers,4,LOEC,2,Log Farma,1,Logi Supri,2,Logística,8,Logística Pluvial,1,logística Reversa,1,Lojas Virtuais,1,LTR,1,Lucro,11,Luta Unificada,35,Malware,1,Manifestação,2,Manpoc,1,Manuais,2,Manutenção,1,Maquinas de Triagem,1,Marcos César,37,Marcos Pontes,29,Mato Grosso,1,MC,2,MCTIC,14,Mediação,7,Medicamentos,1,Médico do Trabalho,4,Medidas Preventivas,1,Meio 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2019,7,Paralisação,16,Parcelamento,1,Parceria,11,Parecer,1,Passe Livre,1,Paternidade,1,Patrocínios,21,Paulo Guedes,74,Paulo Paim,5,PBM,2,PCCS1995,6,PCCS2008,1,PDI,4,PDV,37,PEC,6,Peculato,2,Pensionistas,2,Percorrida,3,Periculosidade,2,Perseguição,7,Pesquisa,8,PGFN,1,PGR,4,Plano BD,29,Plano de Custeio,1,Plano de Saúde,63,Plano Família,18,Plantão Negociação 2018/2019,19,Plantão Negociação 2019/2020,12,Plantão Negociação 2020/2021,4,Plenária,3,PLP 268/2016,1,PLR,1,PND,24,PNLD,1,Podcast,2,Polícia Federal,48,Políticas de Investimento,1,Portabilidade,2,Portaria,6,Posse,5,Postal Saúde,319,Postalis,575,Postalis Digital,5,PostalPrev,25,Poupatempo,1,PPI,88,PPP,2,Praect,2,Premiação,12,Presidente,53,Prestador,2,Prestador Suspenso,2,Previc,38,PRF,2,Primeira Escolha,1,Primeira Hora,179,Privatização,247,Processo,22,Processo Seletivo,2,Procon,6,Professor Igor Venceslau,4,Professora,1,Programa Aproxime,1,Programa de Integridade,1,Projeto de Lei,24,Promoções Horizontais,4,Promoções 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Vendedores do Mercado Livre são prejudicados com novo processo logístico imposto pela plataforma
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