Os poços dos fundos

Uma delação premiada inédita expõe as entranhas do esquema montado pelo PT e pelo MDB para roubar dinheiro dos fundos de pensão. Um dos projetos que receberam injeção milionária de recursos tinha como sócio oculto, segundo delator, o filho de um ex-senador

No mercado, a letra "J" representa a curva esperada de um investimento a longo prazo feito em um negócio novo. O desempenho começa negativo e cresce exponencialmente conforme o projeto evolui. Na real política brasileira, contudo, a letra "J" simboliza o cabo de um enorme guarda-chuva aberto em fundos bilionários para abrigar esquemas de corrupção que se apropriam dos investimentos. Institutos de previdência que deveriam aplicar suas fartas reservas em ativos para garantir a aposentadoria de servidores públicos tornam-se fontes inesgotáveis de recursos ilícitos nas mãos de partidos políticos. Crusoé teve acesso com exclusividade à delação premiada de um experiente operador do setor que esmiúça o papel de agentes que promoveram e se beneficiaram dos desvios de dinheiro dos maiores fundos de pensão do país por meio de aportes em empreendimentos fadados ao fracasso. Um sofisticado estratagema que envolveu doleiros, lobistas, empresários, dirigentes partidários e até um renomado banco americano - todos em torno de negócios fracassados que só ampliaram o rombo previdenciário e abasteceram o caixa de políticos e as contas de empresas suspeitas.

O delator chama-se Ricardo Siqueira Rodrigues, um empresário conhecido como "Ricardo Grande", que intermediava investimentos de fundos de pensão de empresas privadas. Ele foi preso pela Lava Jato do Rio de Janeiro em abril de 2018, acusado de desviar dinheiro de uma aplicação. Ricardo Grande teve sua colaboração homologada em fevereiro do ano passado. Nos anexos obtidos por Crusoé, que ficaram públicos por alguns dias em novembro por decisão do juiz federal Vallisney Oliveira, do Distrito Federal, Rodrigues relata a trama engendrada por operadores como ele junto a gestores dos fundos de pensão, para beneficiar dirigentes e políticos do PT e do MDB. Um dos casos deletados envolve um fundo de investimento em participações chamado FIP Canabrava, criado pela empresário Ludovico Giannattasio para financiar a construção de usinas de álcool e açúcar em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio. Relatórios da CPI dos Fundos de Pensão e da Polícia Federal já apontavam que a empreitada resultou em prejuízos bilionários aos fundos Petros, Postalis e Serpros, que puseram no negócio quase metade do total de 694 milhões de reais captados. Das quatro usinas previstas, só uma saiu do papel e , ainda assim, ficou no vermelho.
Edson Lobão: filho dele era "sócio oculto" de projeto, segundo o delator / Foto: Reprodução
O delator revela que, em 2012, durante as negociações para viabilizar o aporte da Serpros, o fundo de pensão dos funcionários do Serviço Federal de Processamento de Dados, onde ele tinha influência, ouviu do próprio empresário Ludovico que o projeto Canabrava tinha como sócio oculto Márcio Lobão, filho do ex-ministro e ex-senador Edison Lobão, do MDB do Maranhão. Lobão foi o político que deu as cartas no Postalis até abril daquele ano, quando o fundo de pensão dos funcionários dos Correios passou para os domínios do PT. O ex presidente do instituto, Alexej Predtechensky, conhecido como Russo, havia sido indicado por Lobão, que também empregou a filha do aliado no Ministério de Minas e Energia. A relação estreita do cacique emedebista com Ludovico incluiria ainda viagens anuais a Paris com as despesas pagas pelo empresário. Àquela altura, graças à influência de Lobão, Postalis já havia injetado 190 milhões de Reais no negócio das usinas em Campos dos Goytacazes, mas a meta era muito ambiciosa: captar 800 milhões. Para isso, era fundamental que houvesse novas adesões de "investidores". Ou seja, era preciso atrair mais fundos de pensão dispostos a descarregar dinheiro em investimento de alto risco, sem retorno garantido. Naquele período, 25 usinas de etanol haviam fechado no país.

Foi aí que surgiu um outro personagem relevante: o consultor Henrique Santos Barbosa, apontado por Rodrigues como operador do PT nos fundos de pensão controlados pela partido, como o Petros, dos funcionários da Petrobrás. Henrique, irmão do atual presidente da Comissão de Valores Imobiliários, Marcelo Barbosa, procurou o delator para que ela o ajudasse a destravar o aporte de dinheiro do Serpros no negócio. A demanda foi encaminhada para Luiz Egami, sindicalista ligado a José Dirceu e amigo de Delúbio Soares que tinha trânsito junto a diretoria do fundo de pensão. A partir daquele momento, a trama foi ficando mais clara, numa nítida moeda de troca. Os fundos controlados por petistas precisavam bancar o projeto ligado ao MDB como forma de compensar os aliados pela perda da ingerência sobre o Postalis. "A justificativa, confirmada por Egami, era de que a operação era uma composição para que o MDB, que havia saído do Postalis, recebesse um quinhão, afirma Rodrigues em sua delação. O lobby surgiu efeito. No dia 12 de dezembro de 2013, o comitê  de investimentos do Serpros aprovou o aporte de 70 milhões de reais no FIP Canabrava. Segundo Rodrigues, o sindicalista Egami e Carlos Alberto Pereira, ex-conselheiro da Serpros conhecido como Gandola, já haviam recebido propina de 1,5 milhão de reais para apoiarem outro fundo privado, entre 2013 e 2014.

Henrique Barbosa foi preso na mesma operação da Lava Jato que deteve Rodrigues, em 2018, e também fechou acordo de colaboração com força-tarefa do Rio. Em sua delação, ele admitiu ter recebido 1 milhão de reais no apartamento de um doleiro na Barra da Tijuca, em julho de 2014, e entregue o dinheiro duas semanas depois nas mãos da secretária pessoal do então tesoureiro do PT João Vacari, em frente a um hotel em Ipanema. O dinheiro seria propina paga ao PT pelo empresário Arthur Pinheiro Machado para que os fundos de pensão controlados pelo partido investissem em seus negócios. Henrique disse ter intermediado a entrega a pedido de Adeilson Teles, chefe de gabinete do ex-presidente dos Correios Wagner Pinheiro, também ligado a Vaccari. O operador disse ter se aproximado da dupla quando eles comandavam o Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás, ainda no governo Lula. O contato entre eles foi feito pelo petista Marcelo Sereno, ex assessor de José Dirceu e ex-dirigente do PT, de quem ficou amigo realizando operações na Petros, pelas quais recebeu comissões.
Onipresente Delúbio: amigos do petista intermediavam os negócios / Foto: Agência Brasil
A colaboração de Rodrigues imputa a Henrique ainda mais amplo como operador ligado ao PT nos esquemas envolvendo os fundos de pensão. "Cabia a (Henrique) Barbosa efetuar, nas operações que participava e nas demais operações dos fundos sob o cuidado de Vacari, as liquidações financeiras relativas ao Partido dos Trabalhadores", disse Rodrigues. Em outro anexo, ele relata o envolvimento de Henrique na captação de 90 milhões de reais do Petros em ativos podres da empresa Deca Engenharia, negócio que também contou como auxílio de Wagner Pinheiro e Vaccari, mediante propina de 6%. O modus operandi da corrupção é semelhante ao revelado por outro delator, o empresário Mário Seabra Suarez, no caso envolvendo aporte do Petros na construção da nova sede da Petrobrás em Salvador, conhecida como Torre Pituba. Conforme revelado nesta semana, Suarez delatou propina de 9,6 milhões de reais ao PT para viabilizar o negócio, incluindo pagamentos mensais a dirigentes do fundo de pensão e da estatal e 2 milhões de reais a Vaccari na sede do diretório nacional do partido, em São Paulo. Ao todo, a Operação Sem Fundos mira supostos repasses ilícitos de 68 milhões de reais ao partido de Lula vinculados à obra do prédio da Petrobrás, que foi erguido pelas construtoras Odebrecht e OAS com superfaturamento estimado em 1 bilhão de reais.

No caso do Postalis, o prejuízo causado pela FIP Canabrava, segundo a Polícia Federal, teve participação direta do banco americano BNY Mellon, administrador da carteira do fundo de pensão. Apontado como responsável pelas operações fraudulentas, o ex-presidente do banco José Carlos Lopes Xavier de Oliveira chegou a ser preso e a instituição sofreu um bloqueio judicial de 240 milhões de reais por causa das irregularidades. Na CVM, o banco recebeu multas que somam 16,8 milhões de reais em dois processos do Postalis e foi absolvido da última acusação, de precificação imprecisa de ativos, em abril do ano passado. No mesmo processo Alexej Predtechensky, o ex-presidente do fundo, e dois operadores foram autuados em 39 milhões de reais. As suspeitas envolvendo o FIP Canabrava, que teria Márcio Lobão como sócio oculto e rendido propina ao PT, ainda estão sob apuração. Em 2016, o Postalis passou a administração dos seus fundos do Mellon para o Banco do Brasil Plural, instituição na qual Henrique Barbosa também executou operações de mercado. Por Fábio Leite, Crusoé.

COMENTÁRIOS

Nome

AACB,4,AADC,27,AAG,1,AAT,1,ABAICT,2,Abaixo-assinado,9,ABComm,3,Abertura de Capital,7,Abono Pecuniário,4,ABRAPOST,1,Abrapp,7,AC Caieiras,1,AC Central,1,AC Parelheiros,1,AC São José,1,AC Tabuleiro,1,AC Tietê,1,Ação FGTS,1,Ação INSS,1,Ação Social,2,Acessibilidade,1,Acidente,15,Acidente de Trabalho,2,Ações Trabalhistas,1,Acordo Coletivo,24,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,112,ACT 2019/2020,184,ACT 2020/2021,1,ADCAP,148,Adicional Noturno,1,Afastamentos,4,Agência,89,Agências Marketing,2,Agências Modulares,7,Aglomeração,1,Agradecimentos,1,Agressão,7,AGU,5,Água,1,ALAC,1,ALBA,2,Alcoolismo,1,ALEPA,1,ALEPI,2,ALERJ,1,ALESP,2,Alibaba,1,ALMG,7,ALMT,1,Aluguel,1,Alunos,1,Amazon,3,Ambulatório,5,ANAC,2,ANAPAR,2,ANATECT,8,ANATEL,5,Animais,14,Anistia,5,ANS,15,ANVISA,3,Aplicativo,2,Aposentadoria Invalidez,1,Aposentados,34,APP,1,Apreensão,20,Ar Condicionado,7,AR Eletrônico,1,ARACT-SP,3,Área de Risco,7,Arrombamento,8,Artigo Correios,3,Assaltos,82,Assédio,3,Assédio Moral,8,Assembleia,9,Assessores Especiais,9,Assistência Médica,1,ATAs,1,Atendente Comercial,4,Atendimento CorreiosSaúde II,1,Atendimento Digital,2,Atestado,1,Atividade Noturna,1,Atleta,2,Atrasos,17,Atropelamento,3,Atualização Cadastral,1,Audiência Pública,82,Auditoria,6,Autoatendimento,7,Autodeclaração,3,Auxiliar de Enfermagem,3,Auxílio Doença,3,Auxílio Emergencial,9,Auxílio-babá,1,Auxílio-creche,2,Azul,16,Bala Perdida,1,Balanço,4,Balcão do Cidadão,19,Banco Postal,37,Banco24Horas,3,Baterias,2,BB,8,BDO Brasil,1,Benchmarking,1,Benefícios,13,Bicicleta,2,Black Friday,12,Bloqueio,1,BNB,2,BNDES,5,BNY Mellon,25,Boca no Trombone,7,Boletim das Estatais,4,Boleto,35,Cachorro,4,CADE,17,Cães,1,Caixa Inteligente,2,Caixa Postal,1,Caixa Postal Comunitária,3,Cajamar,2,Calendário,1,Calote,2,Câmara de Conciliação,1,Caminhada,1,Caminhão,3,Caminhões,1,Campanha Salarial,159,Canal Denúncia,1,Canal Descomplica,1,Cancelamento,1,Capitalizar,1,Cargos,1,Carlos Fortner,5,Carnaval,1,Cartas,4,Carteira de Trabalho,5,Carteiro,90,Carteiro Comunitário,1,Carteiro Motorizado,2,Carteiro Poeta,1,Casamento,1,CAT,2,CBDA,7,CBHb,3,CBS,1,CBT,1,CCT,3,CD Resende,1,CDD Além Ponte,2,CDD Alphaville,1,CDD Antonina,1,CDD Assunção,1,CDD Barra,1,CDD Barro Duro,2,CDD Botafogo,1,CDD Brasilândia,3,CDD Cabo Frio,1,CDD Campo Grande,2,CDD Campos,1,CDD Capão Redondo,6,CDD Capela do Socorro,4,CDD Carlos Olímpio,5,CDD Catalão,1,CDD Colombo,1,CDD Copacabana,1,CDD Curicica,3,CDD Del Castilho,1,CDD do Bosque,1,CDD Embu,3,CDD Freguesia,1,CDD Goiânia,1,CDD Guaianazes,1,CDD Guarus,2,CDD Icaraí,1,CDD Ipanema,1,CDD Irajá,1,CDD Itaim Paulista,1,CDD Itapecerica,4,CDD Jabaquara,1,CDD Jaguaré,1,CDD Jardim Odete,1,CDD Jardim Paulista,2,CDD João Vieira,1,CDD Liberdade,1,CDD Madureira,1,CDD Morumbi,1,CDD Oeste,1,CDD Parelheiros,2,CDD Parque Cocaia,5,CDD Parque São Vicente,1,CDD Pato Branco,1,CDD Picos,1,CDD Polo,1,CDD Ponta Porã,1,CDD Praça do Gado,1,CDD Registro,2,CDD Rio Pequeno,1,CDD Santa Mena,1,CDD Santana de Parnaíba,1,CDD Santo Antônio,1,CDD São Braz,1,CDD São Mateus,2,CDD São Rafael,1,CDD São Torquato,1,CDD Taboão da Serra,2,CDD Tanque,1,CDD Taquara,2,CDD União da Vitória,1,CDD Vila das Belezas,1,CDD Vila Maria,1,CDD Vilar dos Teles,1,CDH,19,CDHM,1,CEE Bangu,1,CEE Barueri,1,CEE Campos,1,CEE Esmeralda,1,CEE Itaquera,1,CEE Jacarepaguá,2,CEE Jaguaré,1,CEE Laranjeiras,1,CEE Piracicaba,2,CEE Santo Amaro,1,CEE São Bernardo do Campo,1,CEE São Cristóvão,1,CEE São Gonçalo,1,CEGEP,2,Central Braille,1,Central de Atendimento,3,CEP,2,Certificação,1,CGPAR,9,CGR,1,CGU,5,Chip Amarelinho,7,Chuvas,2,Cinesioterapia Laboral,1,CLI Benfica,1,Clipping,2372,CMN,1,CNPC,1,Coabitação,24,Cobertura,1,Cobrança Mensalidade,1,Coleta Gratuita,1,Comércio Eletrônico,3,Comércio Virtual,1,Comissão Acidente de Trânsito,2,Comitê,1,Compra Fora,5,Comprovante de Rendimentos,9,Comunicado,59,Concurso,25,Condições de Trabalho,152,Congresso,8,CONREP,5,Conselho de Administração,4,Conselho Deliberativo,8,Conselho Fiscal,2,Consin,3,Constituição,1,Contaminação,36,Contas Públicas,1,CONTECT,1,Contra Privatização,176,Contrabando,2,Contracheque,1,Contrato de Trabalho,1,Contribuição Extraordinária,7,Contribuição Sindical,1,Convocação,3,Copa do Mundo 2018,1,Correios,100,Correios Aqui,10,Correios Celular,16,Correios Log+,2,Correios Notícias,8,Correios Packet,2,Correios Saúde,1,Correios Saúde II,16,CorreiosPar,6,Correspondências,2,Corrupção,1,Corte de Energia,1,Cortes de Despesas,4,Cosit,2,COVID19,278,COVISA,2,CPF,4,Credenciamento,1,Crediamigo,1,Crédito Salário,1,Crescimento,1,Cronograma de Empréstimos,18,CSP Conlutas,1,CTASP,2,CTB,1,CTC Jaguaré,2,CTC Moóca,1,CTC Santo Amaro,2,CTC Santo André,1,CTCE,1,CTCE Belém,2,CTCE Contagem,1,CTCE Santos,2,CTCE São José,1,CTCE Vila Maria,2,CTE Benfica,1,CTE São Gonçalo,1,CTO,1,CTO Jaguaré,1,CTO Rio de Janeiro,1,Custos,2,CUT,1,CVM,13,Dano Material,1,Danos Morais,14,Data Comemorativa,18,DDA,25,De Brasil a gente entende,2,Déficit,1,Demissão,21,Demissão Acordada,1,Demissão Motivada,16,Dengue,1,Depoimento,1,Deputado,1,Desconto Assistencial,1,Desconto Greve,11,Descredenciamento,2,Desestatização,7,Desinfecção,43,Despacho Postal,22,Despedida,1,Despesas com Pessoal,1,Destaque,1158,Desvio,7,Desvio de Função,1,DHL,2,Dia do Carteiro,12,Diárias,2,Diário Oficial,1,DIEESE,2,Diferencial de Mercado,3,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,Diretorias,6,DIRF,1,Distritos,2,DNI,2,Documentos Perdidos,4,Domingo,1,DPVAT,1,Drive-Thru,1,Drogas,5,e-Carta,2,e-Carta Fácil,1,e-commerce,6,e-fulfillment,1,Edison Lobão,1,Editorial,2,Eleições,27,Email,1,Empréstimos,9,Enceja,1,Encomendas Internacionais,10,Encontro de Mulheres,1,ENEM,9,Enfermeiro do Trabalho,1,Entrega Correspondências,3,Entrega Digital,1,Entrega Encomendas,7,Entrega Interativa,3,Entrega Matutina,8,Entrega no Vizinho,2,Entreposto,1,EPIs,110,Ernesto Araújo,1,Esclarecimento,8,Escolta,2,ESMEC,1,Estadão Conteúdo,1,Estado de Greve,25,Estatais,101,Estatais Estratégicas,1,Estatuto Social,8,Estrutura Organizacional,1,Eventos,1,Exames Periódicos,2,Exclusão Pai/M/ãe,34,Exclusiva,88,Extinção,1,Extrato,3,Extravio,2,FAACO,10,Fabio Faria,4,Fake News,6,Falecimento,1,Falsificação,1,Falta Estrutura,1,FATCA,1,Fechamento,55,FEDERAÇÕES,638,FEDEX,1,FENTECT,433,Feriados,3,Férias,5,Fernando de Noronha,1,Ficha Financeira,3,Filho Especial,1,Filiação Partidária,1,Filiais,1,FINDECT,334,Fiscalização,2,Floriano Peixoto,54,FNDE,2,Fogo Veículo,1,Folga,1,Folha de Benefícios,1,Folha de Pagamento,1,Força-Tarefa,2,Franqueadas,3,Fraude,12,Frente Parlamentar,32,Frete,1,Frota,1,Funcionamento,1,Funções,1,Fundos de Pensão,83,Furto,3,FUSP,1,G1,1,Geap,2,GEDIS,3,GERAE,24,Geral,822,Gestão de Riscos,1,Gilberto Kassab,6,GOL,1,Golden Share,1,Golpe,2,Google,1,Gratificação de Função,3,Greenfield,43,Greve,140,Greve Ambiental,2,Greve Branca,1,Grupo de Risco,2,Guarita,1,Histórias,13,Horas Extra,5,Ibama,2,Importa Fácil,1,Incêndio,10,Inclusão Dependentes,2,Incorporação de Função,5,Indenização,5,Indicação,1,Indicação Política,3,Infectados,17,Informa Postalis,5,Informe Jurídico,334,Insegurança,9,INSS,7,Insumos,1,Interdição,8,Internações,2,INTERSINDICAL,1,Intervenção,20,Invasão,1,Investimento,2,IPO,2,IRRF,10,Jair Bolsonaro,82,JF,1,JMJ,2,Joint Venture,13,Jornada Trabalho Reduzida,3,Jovem Aprendiz,9,Jurídico,1,Justa Causa,4,Kassab,6,Kits Escolares,1,Lançamento,1,LATAM,5,Lei das Estatais,3,Lei Rouanet,1,Leilão,7,Leitura,1,Licença-Paternidade,2,Licenças,2,Licitação,6,Liminar,31,Limpeza,1,Liquidação,1,Live,1,Livre Escolha,2,Livros Didáticos,1,Lockers,4,LOEC,2,Log Farma,1,Logi Supri,2,Logística,8,Logística Pluvial,1,logística Reversa,1,Lojas Virtuais,1,LTR,1,Lucro,11,Luta Unificada,34,Malware,1,Manifestação,2,Manpoc,1,Manuais,2,Manutenção,1,Maquinas de Triagem,1,Marcos César,35,Marcos Pontes,29,Mato Grosso,1,MC,2,MCTIC,14,Mediação,7,Medicamentos,1,Médico do Trabalho,4,Medidas Preventivas,1,Meio Ambiente,1,Mensagem Final de Ano,1,Mensalidade,25,Mercado Livre,5,Mesa de Negociação,17,Metas,1,Milton Lyra,2,Minas Gerais,3,Ministério da Economia,7,Ministério da Fazenda,1,Ministério da Saúde,3,Ministério das Comunicações,1,Ministério do Planejamento,10,Ministério do Trabalho,1,Ministro,1,MMFDH,3,Monopólio,13,Morto,3,Motociclistas,6,Mourão,3,MP 873/2019,2,MPE,1,MPF,54,MPT,21,MTE,3,Multas,1,multiatendimento financeiro,1,Navio,1,Negativa de Autorização,1,NIPs,2,Nota de Repúdio,1,Novo Diretor,7,OAI,1,Obesidade,1,OBMEP,1,Obras,1,OJ247,17,OMS,9,Operação Grand Bazaar,1,Operação Pausare,4,Operação Recomeço,3,Operação Rizoma,8,Operador de Empilhadeira,1,Operador Logístico,1,Operadora São Francisco,2,Opinião,2,Opinião Ecetista,2,Ordenamento,1,Orlando Silva,1,OTT,9,Outdoors,1,Outubro Rosa,1,Ouvidoria,4,PADs,1,Pagamento,1,Pagamento Abono,4,Palocci,3,Panorama das Estatais,1,Papai Noel dos Correios 2018,13,Papai Noel dos Correios 2019,7,Paralisação,16,Parcelamento,1,Parceria,9,Parecer,1,Passe Livre,1,Paternidade,1,Patrocínios,21,Paulo Guedes,70,Paulo Paim,5,PBM,2,PCCS1995,6,PCCS2008,1,PDI,4,PDV,37,PEC,4,Peculato,2,Pensionistas,2,Percorrida,3,Periculosidade,2,Perseguição,7,Pesquisa,7,PGR,4,Plano BD,29,Plano de Custeio,1,Plano de Saúde,60,Plano Família,18,Plantão Negociação 2018/2019,19,Plantão Negociação 2019/2020,12,Plantão Negociação 2020/2021,1,Plenária,3,PLP 268/2016,1,PLR,1,PND,22,PNLD,1,Podcast,2,Polícia Federal,45,Políticas de Investimento,1,Portabilidade,2,Portaria,6,Posse,5,Postal Saúde,314,Postalis,570,Postalis Digital,5,PostalPrev,24,PPI,79,PPP,2,Praect,2,Premiação,11,Presidente,53,Prestador,2,Prestador Suspenso,2,Previc,38,PRF,1,Primeira Escolha,1,Primeira Hora,179,Privatização,231,Processo,22,Processo Seletivo,2,Procon,6,Professor Igor Venceslau,4,Professora,1,Programa Aproxime,1,Programa de Integridade,1,Projeto de Lei,23,Promoções Horizontais,4,Promoções Verticais,1,Protesto,3,Quadro de Funcionários,6,Qualidade,1,Quarentena,1,Quitação Eleitoral,1,Racionalização,2,RAI,1,Reabilitação,3,Readequação,23,Reajuste,4,Reajuste de Tarifas,6,REAT,2,reca,1,Recadastramento,15,Receita Federal,29,Reclamações,9,Reclame Aqui,1,Redação,7,Rede Corporativa,2,Rede GIRC,1,Rede Vírus,4,Redução da Jornada,1,Reembolso,2,Reenquadramento,3,Reestruturação,7,Refém,5,Reféns,4,Refis Postal,2,Reforma da Previdência,5,Reforma Trabalhista,7,Registrados,1,Reintegração,3,Relatório de Administração,1,Renan Calheiros,1,Renegociação,2,Renovação Frota,3,Rentabilidade,6,REP,3,Reprecificação,1,Ressarcimento,1,Restrições,1,Restruturação,8,Resultados Operacionais,3,Reunião Presidente,1,RFID,1,Rodrigo Maia,7,Rombo,1,Roubo,36,RTSA,5,Rua Legal,1,Sala de Imprensa,471,Salários,2,Salim Mattar,46,Saque,1,Saúde Bucal,2,Saúde da Mulher,8,Saúde em Dia,4,SD,6,Segunda Via,1,Seguradora,1,Segurança do Trabalho,1,Seguro de Vida,7,SEI,1,Selos,21,Semana do Brasil,1,SENAI,1,Sequestro,9,SERASA,2,Série,7,Série Correios,1,Série Correios Saúde II,11,Serviços Digitais,1,Serviços Postais,2,SEST,6,Sincort-PA,12,Sincotelba,32,Sindecteb,37,Sindicato,1004,Sintcom-PR,69,Sintect-AC,30,Sintect-AL,131,Sintect-AM,5,Sintect-AP,13,Sintect-CAS,15,Sintect-CE,16,Sintect-DF,71,Sintect-ES,54,Sintect-GO,54,Sintect-JFA,5,Sintect-MA,51,Sintect-MG,27,Sintect-MS,43,Sintect-MT,42,Sintect-PB,35,Sintect-PE,34,Sintect-PI,56,Sintect-RJ,221,Sintect-RN,19,Sintect-RO,9,Sintect-RPO,19,Sintect-RR,1,Sintect-RS,67,Sintect-SC,30,Sintect-SE,16,Sintect-SJO,3,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,274,Sintect-STS,15,Sintect-TO,16,Sintect-URA,16,Sintect-VP,11,smartphones,4,SMS,1,SNCT,2,Social,2,SOFT,1,Solidariedade,3,SQUASH,1,STF,83,STJ,3,Superintendente,2,SUS,1,Suspensão Entregas,2,Suspensão Serviço,4,TACs,6,Taxa Emergencial,2,Taxa Extra,5,Taxa Homologação Importados,5,TCU,17,Tecban,1,Tecnologia,1,Tele Sena,2,Teleatendimento,3,Teleconsulta,1,Terceirização,11,Terceirizados,2,Termo Aditivo,1,Termo Recusa,1,Tesouro Nacional,1,Teto Salarial,1,TFD,1,TJCE,1,Todos Pelos Correios,16,Top of Mind,3,Trabalho Remoto,37,Tragédia,1,Transferência,4,Transportadora,1,TRF,10,TRT,76,TSE,3,TST,201,UBER,2,UD Juquitiba,4,UNI,2,União,2,Unidas,2,Uniforme,1,Universitários,5,UPAEP,1,UPS,2,UPU,10,URP,1,USPOST,1,Vale Alimentação,7,Vale Extra,4,Vale Refeição,2,Vale Transporte,4,Venda Imóveis,8,Vice-presidente,9,Vídeo,1255,Vigilância Sanitária,1,Violência,1,Vírus,2,Visa,4,Viver os Valores,2,webchat,1,Whatsapp,2,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: Os poços dos fundos
Os poços dos fundos
Uma delação premiada inédita expõe as entranhas do esquema montado pelo PT e pelo MDB para roubar dinheiro dos fundos de pensão. Um dos projetos que receberam injeção milionária de recursos tinha como sócio oculto, segundo delator, o filho de um ex-senador
https://1.bp.blogspot.com/-5vsaXjezDNc/XD5zLFj3omI/AAAAAAAAScA/RzEpVlBv2n0vQa6LtSIAmZI9VBTV_C73wCPcBGAYYCw/s320/Predio%2BCorreios.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-5vsaXjezDNc/XD5zLFj3omI/AAAAAAAAScA/RzEpVlBv2n0vQa6LtSIAmZI9VBTV_C73wCPcBGAYYCw/s72-c/Predio%2BCorreios.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2020/01/os-pocos-dos-fundos.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2020/01/os-pocos-dos-fundos.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ NOTÍCIAS SOBRE ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar