Reportagem Especial: carteiro

Reportagem especial da Rádio TST

Todos os dias milhares de brasileiros recebem correspondências. São faturas, telegramas, multas... Há também a distribuição de encomendas: roupas, calçados, produtos eletrônicos... O processo de envio e entrega é realizado pelos Correios.

E o responsável por garantir que tudo vai chegar ao destino de maneira correta é o carteiro. Em comemoração ao dia desse profissional, celebrado na última sexta-feira, 25 de janeiro, apresentaremos em nossa Reportagem Especial a rotina dos empregados, além dos direitos e deveres da categoria.

Ouça na íntegra pelo player ou leia abaixo a transcrição da reportagem:


REPÓRTER - Esse trecho da música "Ai que saudade d'ocê", cantada por diversos artistas nacionais e que faz muito brasileiro cair na dança, recorda tempos antigos em que o envio de cartas românticas era comum entre os apaixonados. Hoje, mandar uma correspondência com palavras de amor ou qualquer outro assunto deixou de ser um hábito. A tecnologia proporciona o envio dos recados de forma mais ágil. Ainda assim, esperar uma mensagem ou encomenda na caixinha de correios faz parte da vida de muita gente.

O Dia do Carteiro foi instituído em 25 de janeiro porque, em 1663, foi criado o cargo de correio-mor, que era o nome atribuído a esses profissionais.

Com o passar dos anos, os serviços oferecidos aos cidadãos foram aumentando e, em 1969, foi criada a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - a ECT. Segundo a empresa, são mais de 57 mil carteiros em atividade no Brasil: quase 50 mil homens e pouco mais de cinco mil mulheres.

Para trabalhar nos Correios é preciso ser aprovado em concurso público. Foi assim que o carteiro Jardel Schlichting ingressou na profissão. Ele trabalha há 22 anos em Cascavel, no Paraná.

Jadel Schlichting - carteiro
“Eu fiz o concurso público dos Correios em 1995, final de 1996 chegou um telegrama me convocando para entrar na empresa. Daí eu me apresentei aqui na regional de Cascavel, daí fizemos uma entrevista na época com a pessoa que era a coordenadora aqui, e a partir desse momento fui disponibilizado para um lugar que era Guaíra, né, para trabalhar em Guaíra. Começando o serviço lá, nós passávamos por treinamento de carteiro, ficamos uma semana em treinamento para saber como é que funcionava os Correios e com o tempo passando a gente vai recebendo treinamentos. Hoje a maioria é online.”

REPÓRTER - Segundo o carteiro, a rotina é preestabelecida. Os profissionais organizam as encomendas na sede da empresa antes de iniciar a distribuição.

Jardel Schlichting - carteiro 
“A gente chega e está tudo em container fechado. Daí a gente separa em esteiras aonde tem os lançadores. Esses lançadores, eles passam a encomenda no sistema, que daí são subdivididas por setores, né? Daí no caso, cada um tem o seu setor. Daí as encomendas não são contadas, são passadas aleatórias, a partir do momento que elas estão separadas, nas nossas mesas, a gente pega os malotes e daí a gente sai para a entrega. E no final do dia a gente retorna a empresa dando baixa no sistema. Hoje em dia, via celular, via online, no caso. Daí a gente chega aqui, presta conta das encomendas que ficaram ausentes, por não ter ninguém na casa e daí no próximo dia a gente volta com as encomendas que ficaram para trás, como as que outras que vem no próximo dia.”

REPÓRTER - Durante a jornada de trabalho, os carteiros enfrentam diversas condições climáticas. Enquanto no Sul, em parte do ano, Jardel enfrenta temperaturas baixas, em outras regiões do país alguns carteiros precisam aguentar o sol forte. Para que o clima não prejudique a saúde dos profissionais, os correios fornecem equipamentos de proteção individual como bonés e protetores solares. Segundo o carteiro Pedro Ferreira Filho, que trabalha em Salvador, na Bahia, eles são orientados a respeitar o artigo 158 da CLT. De acordo com a norma, cabe aos empregados o uso dos EPIs.

Pedro Ferreira Filho - carteiro 
“Os gestores orientam a gente a ter o cuidado com o manuseio de carga, o peso de sacola que não pode ultrapassar os limites para homem e para mulher, enfim, é distribuído o protetor solar. Eles inclusive observam se a gente está usando o protetor solar, os temos algumas áreas que os carteiros podem utilizar luvas. Temos equipamentos de proteção até para os dias de chuva, como capas, temos botas, temos um colete, então, essa área de EPI, é muito bem distribuída, é muito bem assistida dentro da empresa.”

REPÓRTER - Em relação à exposição ao calor excessivo, se houver comprovação dos prejuízos à saúde, a empresa deve fazer o pagamento do adicional de insalubridade, conforme explica o desembargador José Luís Campos Xavier, do Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro.

José Luís Campos Xavier - desembargador Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro
“Então você tem que considerar principalmente se esse trabalhador usa um tipo de vestimenta adequada, se esse trabalhador, por exemplo, tem protetor solar, óculos de sol, se trabalha com boné, a gente tem que considerar isso, como sendo EPIs, aqueles equipamentos de proteção individual e esses equipamentos, esses uniformes diferenciados para trabalhar com o calor, eles tem que ser suficientes para atenuar o risco desse calor. Não vai eliminar, porque é uma condição externa, mas tem que ter condição suficiente para atenuar esse risco do empregado. E se de todo comprovado, e aí tem que ser através de uma perícia judicial, que esse trabalhador estava exposto a temperaturas elevadas ele tem sim o direito a receber o adicional de insalubridade por conta do seu serviço que realmente pode lhe trazer um desgaste maior em relação a outros trabalhadores, por exemplo.”

REPÓRTER - Enquanto alguns carteiros fazem o serviço a pé, outros utilizam a motocicleta. Estes também podem receber adicional de periculosidade, conforme prevê o paragrafo quarto do artigo 193 da CLT. Pela legislação, são consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador.

Riscos à parte, Pedro Ferreira Filho não esconde o orgulho de trabalhar como carteiro há 18 anos.

Pedro Ferreira Filho - carteiro
“Um dos momentos que me deixou mais assim gratificante em relação ao trabalho de carteiro foi ter ido em um certa residência e quando eu interfonei na casa uma garotinha de mais ou menos sete anos, ela apareceu na parte de cima do muro, me viu e gritou para a mãe: ‘Mãe, pode abrir o portão. Não tenha medo não, é o carteiro’. E essa relação de confiança, não só foi demostrada por ela ali, naquele momento de segurança, mas esse elo de confiança vem passando de geração em gerações. Então, isso é muito gratificante para quem trabalha e vê que sociedade, vê nele uma pessoa de confiança.”

REPÓRTER - E em tempos de inovações tecnológicas, o trabalho dos carteiros tem mudado bastante, como explica o vice-presidente de operações dos Correios, Carlos Fortner.

Carlos Fortner - vice-presidente de operações dos Correios
“A gente percebe nitidamente que existe uma queda da ordem de 10% ao ano do volume de cartas físicas. Hoje a maioria das cartas, são cartas comerciais, antigamente ainda tinha aquela situação da pessoa escrever uma carta para o familiar, mandar um cartão de Natal, etc. Ainda que não esteja em desuso, mas no mundo inteiro é uma tendência a diminuir. Aí a gente pensa assim, bom, então o que segura essa parte de cartas físicas seria a carta comercial. Também não tanto, porque um banco, como lhe falei, como exemplo, O banco tende a fomentar que seus clientes usem aplicativo. Vários Estados no Brasil já tem o envio do IPVA suspenso. Fomentam que o cidadão entre no site e baixe seu próprio boleto de pagamento, vão ao banco e  paguem. São tendências que mundiais que estão cada dia mais se mostrando consolidadas no Brasil também. E isso logicamente, muda e mudará, gradualmente ao longo dos próximos anos o perfil do carteiro.”

Reportagem e locução Michelle Chiappa, TST.

COMENTÁRIOS

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Correios do Brasil - Funcionários: Reportagem Especial: carteiro
Reportagem Especial: carteiro
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