ECT vende imóveis e abre plano de demissão

Economia na folha de pessoal seria de R$ 300 milhões, e venda de ativos pode render R$ 380 milhões

Fortner, vice-presidente dos Correios: "A empresa está se reerguendo"
Depois de sucessivos prejuízos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) conseguiu ficar mais meses no azul do que no vermelho no ano passado. Essa melhora faz a possibilidade de privatizar os Correios perder força. Mas o plano de tornar-se uma empresa mais enxuta está mantido. Neste ano a estatal deve vender imóveis e reduzir o número de funcionários.

Ontem, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que "por enquanto" não é a favor da privatização. Ele participou do evento de 356 anos do serviço postal no Brasil e homenagem ao Dia do Carteiro.

O vice-presidente de operações dos Correios, Carlos Fortner, disse, em entrevista, que será aberto neste ano um novo plano de demissão incentivada. A meta é ter a adesão de 8 mil a 10 mil pessoas, com economia estimada de cerca de R$ 300 milhões na folha de pagamento. A ECT emprega 105,3 mil pessoas. O último plano atraiu 7,8 mil.

Fortner, que comandou a ECT de abril a novembro do ano passado, também espera arrecadar cerca de R$ 380 milhões com a venda de 16 imóveis. O maior deles, localizado no bairro de Pituba, em Salvador (BA), abriga um terreno de 34,7 mil metros quadrados e área construída de quase 42 mil. Seu preço foi fixado em R$ 248 milhões.

O plano de enxugamento também prevê fechar agências. A rede tem 12 mil postos, sendo metade deles próprios. Perguntado quantas unidades serão fechadas, Fortner respondeu que o número está sendo definido pois a empresa vai abrir novos modelos de postos de atendimento neste ano.

Faz parte da estratégia ter unidades dentro de lojas de conveniência, supermercados e drogarias. Há ainda outro modelo, o de "agência móvel" para atender localidades que não contam com os postos tradicionais dos Correios.

Outro plano para este ano é investir na abertura de "lockers" (armários) nas estações do metrô e shopping centers em São Paulo para que os consumidores retirem suas encomendas. Esse serviço deve ajudar a diminuir as despesas com tentativas frustradas de entregas aos clientes dos Correios.

O valor total dos investimentos vai crescer. No ano passado foram aplicados R$ 225,5 milhões e para 2019 o orçamento é de R$ 600 milhões, informou a ECT.

"Será preciso andar na linha para não ter prejuízos", diz Fortner. Para ele, a privatização não será feita se a ECT mostrar eficiência e sustentabilidade econômico-financeira. "A empresa está se reerguendo", diz. "A equipe econômica [do ministro Paulo Guedes] está começando a perceber isso". Ele acrescentou que o patrimônio líquido voltou a ficar positivo a partir de maio de 2018.

Entre 2014 e 2017, os Correios tiveram somente três meses com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) positivo, mas a situação foi revertida no ano passado, com apenas três meses no negativo. De janeiro a outubro, o lucro foi de R$ 42,28 milhões, abaixo dos R$ 667,308 milhões do ano anterior.
Faturamento entre 2010 e 2018 / Fonte: Valor PRO
"Temos a expectativa de um balanço positivo [de 2018], mas menor. Especificamente como resultado de operação mais enxuta e lucrativa", disse Fortner. O resultado de 2017 foi beneficiado por decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que restringiu os benefícios na Postal Saúde, empresa criada em 2014 para gerir o convênio médico dos funcionários. Esses benefícios chegaram a representar até 90% do prejuízo bilionário da ECT de 2014 a 2016.

No passado, a empresa enfrentou problemas para entregar encomendas, que ficavam acumuladas nos centros de triagem, mas Fortner garantiu que essa dificuldade foi superada. As reclamações caíram 80% em 2018, em relação a 2017. E as indenizações, na mesma proporção.

O principal cliente da empresa na área de encomendas é a varejista on-line Mercado Livre. Netshoes e Amazon também são atendidas. Fortner disse que os Correios conseguiram atingir um índice de qualidade comparável aos serviços de concorrentes globais como DHL Express, FedEx e UPS.

Em março próximo, a ECT deve reajustar o preço para entrega de encomendas. O reajuste deve ficar em 8%, mesmo patamar do ano passado. Para cartas, o aumento segue a variação da inflação (IPCA).

A joint venture com a Azul, que criou uma empresa de logística, deve começar a operar no primeiro trimestre deste ano, estima Fortner. Este acordo ainda está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Por Alexandre Melo, Valor.

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