Fundos de Pensão, a criptonita do superministro Guedes?

O cerco se aperta sobre o superministro de Bolsonaro

Paulo Guedes, o superministro de Bolsonaro / Foto: Reprodução
Sérgio Moro, em breve ministro da Justiça, atravessou o Atlântico e foi palestrar em Madri sobre o que será o governo Jair Bolsonaro, em um seminário promovido na segunda-feira 3 pelo instituto de um conhecido escritor e político direitista e neoliberal peruano, Mario Vargas Llosa. O ex-juiz deveria ter ao lado um futuro colega de primeiro escalão, Paulo Guedes, mas aquele que será o superministro da Economia foi acometido por uma infecção viral.

Uma infecção providencial para os dois bolsonaristas. Moro, que se encarregou de aconselhar o presidente eleito sobre demitir ministro enrascado, não precisou se sentar junto de um investigado. E Guedes, o investigado em questão, pôde adiar um depoimento que daria na quarta-feira 5 ao Ministério Público Federal.
O economista entrou na mira do MPF no início de outubro. O motivo? Possível crime contra o sistema financeiro de sua parte, uma pessoa que fez fortuna no mundo das finanças.
A Polícia Federal acaba de abrir um inquérito e vai ajudar nas investigações. PF que, registre-se, estará sob a batuta de Moro, responsável por escolher para comandar a corporação o delegado Mauricio Valeixo, atual chefe dos federais no Paraná.

A Receita Federal prepara uma análise fiscal detalhada de Guedes e suas empresas. Não era um desconforto esperado por Bolsonaro às vésperas da posse. Guedes será um dos esteios de seu governo, e é graças ao neoliberalismo radical do Chicago Boy que o dito “mercado” deposita seu otimismo em relação ao ex-capitão. Não é, porém, o fim do mundo. Afinal, alguns dos órgãos que colaboram com as apurações logo estarão sob controle do próprio superministro-alvo.

O carioca de 69 anos virou alvo devido a um enredo complexo, coisa típica do sistema financeiro. Tudo começa em 2009. Naquele ano, uma empresa dele, a BR Educacional Gestora de Recursos, criou um fundo de investimento para caçar oportunidades de lucro através da injeção de capital em empresas promissoras da área de educação.

Esse fundo, o FIP BR Educacional, foi montado basicamente com grana de fundos de pensão de funcionários de estatais. Botaram dinheiro nele, na condição de cotistas, a Previ, do Banco do Brasil, a Petros, da Petrobras, a Funcef, da Caixa Econômica Federal, e o Postalis, dos Correios, entre outros. O BNDESPar, braço do BNDES para o comércio de papéis, também entrou. A promessa dos cotistas era aplicar 400 milhões de reais em quatro anos.

O problema para Guedes está em um determinado uso da verba dos cotistas. O FIP jogou fichas em uma empresa que dava prejuízo e estava meio paralisada, a HSM do Brasil. E pagou um valor alto demais pelas ações dela. Por que agiu assim? Guedes aparece em diferentes fases do negócio. Era gestor do fundo, portanto, da verba. Era conselheiro da empresa onde parte da verba foi aplicada, a HSM do Brasil.

Era colaborador das Organizações Globo, controladora indireta da HSM do Brasil. E era conselheiro da Gaec Educacional, hoje Ânima, empresa com a qual o FIP trocaria ações da HSM do Brasil em condições vantajosas demais para a Ânima e de menos para o FIP. Tudo somado, um prejuízo potencial de 16 milhões de reais ao FIP, conforme estimativas preliminares da Previc, o órgão federal que supervisiona os fundos de pensão. Detalhe: a Previc é vinculada ao ministro da Fazenda, cargo à espera de Guedes.

O economista é investigado por gestão fraudulenta ou temerária de instituição financeira (o FIP) e pela emissão ou comércio de papéis sem lastro. São delitos previstos na lei de crimes contra o sistema financeiro, a 7.492, de 1986. Quem os comete pode ser condenado de 2 a 12 anos de cadeia.

A investigação nasceu na Operação Greenfield, força-tarefa de procuradores e policiais federais que desde setembro de 2016 olha com lupa os fundos de pensão. Alguns figurões políticos já foram acusados à Justiça em virtude da Greenfield. Em outubro, aconteceu com os ex-deputados do MDB Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima e Henrique Alves, e com o doleiro Lúcio Funaro. A força-tarefa deveria ser encerrada dia 31, mas na terça-feira 4 ganhou mais um ano de vida.

Diante do volume de trabalho e do foco em histórias a envolver emedebistas e petistas, não se sabe ao certo como foi que a Greenfield descobriu o caso de Guedes, nem por que resolveu prestar atenção nele. O fato é que, em 18 de setembro, a força-tarefa requisitou à Previc uma análise do FIP BR Educacional, aquele criado pela empresa de Guedes. Em 1o de outubro, a Previc enviou ao MPF uma nota técnica preliminar, a apontar algumas estranhezas e a recomendar o aprofundamento da análise.

O assunto será objeto agora de uma auditoria pela diretoria de Fiscalização da Previc, ou seja, passará por um exame mais minucioso. A auditoria determinará se houve irregularidade na gestão do FIP e de quem foi a culpa, conclusões capazes de embasar ações na esfera criminal. Não deve demorar para terminar, conforme apurou CartaCapital.

Entre os estranhamentos apontados inicialmente pela Previc está o pagamento de uma generosa taxa de administração dos cotistas do FIP, ou seja, dos fundos de pensão, à empresa de Guedes, gestora da grana. Combinou-se 1,75% do valor que os cotistas prometiam aplicar no fundo, não daquilo que efetivamente aplicariam (em geral, a promessa é maior do que a realidade). Quando o FIP foi criado, tinha 75 milhões de reais de patrimônio líquido, dos quais 80% tinham sido injetados por fundos de pensão. De cara, o FIP gastou 62,5 milhões de reais na compra de 99,99% do Grupo HSM, de dentro do qual sairia, posteriormente, a HMS do Brasil. Era um bom negócio?

De 2010 a 2012, diz o documento da Previc, a HSM do Brasil acumulou prejuízos de 23 milhões de reais, daí seu patrimônio líquido de 62 milhões ter baixado a 39 milhões. O balanço de 2011 do FIP admitia que poderia haver problemas com a empresa na qual tinha apostado. O documento dizia conter “um parágrafo de ênfase quanto à incerteza da continuidade das operações” da HSM. Em 2012, o balanço da própria HSM mostrava um cenário pior. Sua divisão “HSM do Brasil” tinha dívidas de 16 milhões e patrimônio líquido negativo de 9 milhões. “Essa situação”, segundo o balanço, “suscita dúvida substancial quanto à continuidade operacional” da HSM do Brasil.

Em março de 2013, o FIP, aquele fundo criado e gerido pela empresa de Guedes, resolveu sair da HSM do Brasil. Faria isso ao trocar ações que tinha nela por ações de outra companhia, a Gaec Educação, hoje em dia Ânima. Como a HSM do Brasil era uma empresa fechada, sem ações negociadas em Bolsa, não havia um preço conhecido, fixado no mercado, para estas ações. Foi preciso contratar um laudo para calcular o valor.

O preço foi definido em 570 reais por papel. Só que, um ano antes, em abril de 2012, o FIP tinha comprado ações da Gaec e pago menos da metade, 217 reais por unidade. “O resultado líquido do investimento do FIP”, diz a nota técnica da Previc, “foi negativo em 16 milhões de reais”.
Gestor de fundo de investimento é uma bússola para os cotistas. É ele quem fareja oportunidades no mercado e recomenda onde aplicar o dinheiro. Por que o fundo criado por Guedes decidiu apostar na HSM do Brasil, que não parecia promissora em 2009, 2010? Foi para ajudar os amigos? Quem estava na HSM do Brasil juntamente com o FIP de Guedes era o grupo gaúcho de comunicação RBS.
Registre-se: 16 milhões era o valor acumulado em dívidas pela HSM do Brasil no ano anterior
A família Sirotski, dona da RBS, era e é apoiadora do Instituto Millenium, think tank direitista do qual Guedes é um dos fundadores. Outra na HSM do Brasil naquela época era a Geo Eventos, uma sociedade entre as Organizações Globo e a RBS. Guedes era na ocasião – e foi até este ano – colunista da revista Época e do jornal O Globo, ambas publicações globais. Em uma nota ao Estadão nos últimos dias, a atual direção do Grupo HSM comentou: “Todas as questões mencionadas na reportagem são relativas a datas anteriores, em período que a HSM possuía como sócios a Geo Eventos e RBS, instituições ligadas às Organizações Globo”.

Não será fácil para Guedes se livrar da investigação sem ao menos se aborrecer. Um dia após receber a nota preliminar da Previc, o chefe da força-tarefa da Greenfield, o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, abriu a investigação sobre o economista e disparou requisições a vários órgãos. Pediu, por exemplo, à Receita Federal uma análise fiscal de Guedes e das empresas dele. No governo Bolsonaro, o Leão será comandado por um indicado de Guedes, o economista Marcos Cintra.

À Comissão de Valores Mobiliários (CVM), outro órgão que ficará sob o guarda-chuva do superministro da Economia, Lopes pediu uma análise das operações do FIP. Aos fundos de pensão, cotistas do FIP, solicitou todos os documentos que respaldaram decisões de investimentos neste assunto. E à Previc, outro órgão da seara do superministro, que houvesse um aprofundamento da análise preliminar feita na nota técnica.

Os advogados de Guedes chamam o documento preliminar da Previc de “manifestamente mentiroso” e “irregular”, mas, procurados pela reportagem, não explicaram o motivo do ataque. Duas semanas após a nota ser enviada ao procurador Lopes, o autor dela, o auditor-fiscal Marcelo Freitas Toledo de Melo, foi demitido do cargo de chefe da coordenação de monitoramento da Previc. Retaliação? O procurador cobrou explicações do órgão. Aparentemente, foi uma decisão administrativa. Designado em julho para colaborar por um ano com a força-tarefa da Greenfield, Melo segue na cooperação. Seu substituto no cargo que perdeu é outro colaborador da força-tarefa, Felipe Slavori Martins.

Em nota pública, os advogados de Guedes dizem ainda que “não houve, ao longo da operação, qualquer conduta antiética ou irregular por parte de Paulo Guedes, cuja reputação jamais foi questionada e é amplamente reconhecida no Brasil e no exterior”. Em 2005, Guedes e mais oito pessoas foram acusados, na CVM, de ganhar uma grana com o uso de informação privilegiada, o equivalente a 1,9 milhão de reais.
Seu irmão, Henrique Guedes, estava entre os acusados. Ele admitiu à CVM ter se valido de informação privilegiada, mas disse que seu irmão não sabia de nada. 
 Foi condenado pela CVM em 2007. Mas não pode se queixar. Tomou uma advertência e só. Um irmão superministro da Economia pode ser uma boa fonte de informação privilegiada, não é mesmo? Detalhe: Paulo e ele são sócios. Por exemplo, na BR Educacional Gestora de Recursos, aquela que tomou conta do fundo de investimento cujos negócios estão sob investigação da Previc.

Portador da visão de que vender estatais é uma forma de combater a corrupção, pois o setor privado tem superioridade ética, Guedes tem nas cercanias mais gente enrolada. Ou ao menos tinha até recentemente. O preposto de um sócio do economista é processado na Justiça, desde julho, por formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e corrupção, em decorrência da Operação Câmbio, Desligo, que desmontou uma megarrede de doleiros. Oswaldo Prado Sanches, o processado em questão, teria providenciado 15,5 milhões de dólares à rede entre 2011 e 2016. A origem do dinheiro era o Grupo Bozano, cujo dono, o bilionário gaúcho Júlio Bozano, tinha Sanches como seu braço direito há anos.

Na acusação, o MP diz que Sanches arranjava dólares para o esquema em uma conta de Júlio em Nova York no banco Morgan Stanley. Guedes tornou-se sócio de Júlio Bozano em 2013, na Bozano Investimentos. Ou seja, parte das alegadas estripulias de Sanches aconteceu com o futuro superministro ali do lado. Após a eleição de Bolsonaro, Guedes anunciou que deixará de ser sócio do empresário gaúcho.
Onyx Lorenzoni (foto) e outros nove políticos tiveram nomes citados por delatores da JBS / Foto: Reprodução
Guedes não é o único futuro ministro de Bolsonaro na mira de investigação. Onyx Lorenzoni, indicado para comandar a poderosa Casa Civil, é outro. Na segunda-feira 3, o juiz Edson Fachin, do STF, autorizou a abertura de um inquérito sobre caixa 2 contra ele. A apuração tinha sido pedida no fim de novembro pela “xerife” Raquel Dodge. Deputado gaúcho pelo DEM, Lorenzoni foi citado em delação do criminoso confesso Ricardo Saud, da JBS/Friboi, como recebedor de 200 mil reais “por fora”. Metade teria sido dada em 2012, eleição em que Lorenzoni não concorreu a nada, e a outra metade na campanha de 2014, em que se reelegeu.

Quando a delação veio à tona, em maio de 2017, o parlamentar admitiu ter usado 100 mil reais da JBS para pagar dívidas de campanha em 2014. E comentou: “Quero pedir desculpas ao eleitor que confia em mim pelo erro cometido”. Sobre 2012, ele negava. Em meados de novembro, a Folha revelou que uma planilha da JBS mostra os tais 100 mil de 2012, que o deputado continua a negar ter recebido.

Lorenzoni é outro embaraço para Sérgio Moro. Ao aceitar ser ministro da Justiça, o ex-juiz foi questionado a respeito do caso do deputado gaúcho e respondeu, em uma entrevista coletiva: “Ele mesmo admitiu os seus erros, pediu desculpas e tomou as providências para repará-los”. Uma declaração curiosa para um juiz que, em palestra em Harvard em 2017, dizia que “caixa 2 nas eleições é trapaça, é um crime contra a democracia (…) é pior que desvio de recursos para o enriquecimento ilícito”.

Um dia após Fachin ter autorizado a investigação de Lorenzoni pela PGR, Moro deu outra entrevista coletiva e afirmou ter “confiança pessoal” no colega de equipe bolsonarista. O presidente eleito é um entusiasmado. Em 14 de novembro, disse, a propósito da situação de Lorenzoni, que confiar 100%, só na mãe e no pai. Na quarta-feira 5, afirmou que, em caso de “denúncia robusta”, usará sua “caneta Bic” contra qualquer membro de seu governo.

Conterrâneo e crítico de Moro, o senador Roberto Requião, do MDB do Paraná, aproveitou o caso Lorenzoni para concluir o mandato com uma proposta irônica. Apresentou uma “Lei Lorenzoni” para alterar a lei das organizações criminosas, a 12.850, de 2013, e incluir no texto a possibilidade de “perdão judicial” para acusados que se mostrarem arrependidos, confessarem o malfeito e pedirem desculpas públicas.

E emendou: “Creio, ainda, que as mesmas vantagens, privilégios e prerrogativas ao perdão devem ser estendidas aos crimes contra a administração pública e contra o sistema financeiro. E por quê? A razão é simples: para poder estender o perdão a Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda”.

Diante dos embaraços dos auxiliares, Bolsonaro tem tido a postura de falar pouco e não botar a mão no fogo por ninguém. Na terça-feira 4, disse em público, a propósito de Lorenzoni, que “nada preocupa” e, no dia seguinte, meio aborrecido por ter de voltar ao tema, afirmou que “em havendo qualquer comprovação obviamente ou uma denúncia robusta contra quem quer que seja do meu governo que esteja ao alcance da minha caneta ‘Bic’, ela será usada”, disse.

No sábado 1º, no Rio, foi mais seco em relação ao “Posto Ipiranga”: “Desconheço investigação sobre Paulo Guedes. Eu integro o Poder Legislativo e integrarei o Executivo. Isso compete ao Judiciário”.

No outro “poder”, talvez o mais poderoso de todos, o “mercado”, reduto de fãs do Chicago Boy, por enquanto o embaraço de Paulo Guedes parece preocupar. O economista-chefe de uma empresa paulista do setor diz que “ninguém dá bola” para o caso, e o analista político em Brasília de outra firma do ramo conta coisa parecida: “Ninguém está preocupado com isso. É investigação, muito inicial”.

Será assim por muito tempo? Outro analista do “mercado”, desses que passam o dia no telefone a explicar o Brasil para brasileiros e estrangeiros, relata uma experiência diferente. “Preocupa demais. Todo dia vem questionamento sobre em que pé estão as investigações sobre o Paulo Guedes, e se ele corre o risco de constrangimento político que o leve a deixar o cargo. Hoje mesmo tive uma conference call com um cliente cuja única preocupação era essa.”

Vaidoso, conhecido dono de pavio curto, como será que o “Posto Ipiranga”, o homem encarregado de tirar o País do lamentável ritmo de crescimento de 1% ao ano, chegará à posse em 1o de janeiro, diante do embaraço? A conferir. Por André Barrocal, Carta Capital.

COMENTÁRIOS

Nome

AAC,3,AACB,4,AADC,55,AAG,1,AAT,1,ABAICT,2,Abaixo-assinado,10,ABComm,11,Abelhas,2,Abertura de Capital,7,Abono,1,Abono Pecuniário,11,Abono Saúde,1,ABRAACO,1,ABRACO,1,ABRAPOST,2,Abrapp,19,AC Caieiras,1,AC Central,1,AC Jardim Aeroporto,1,AC Parelheiros,1,AC São José,1,AC Tabuleiro,1,AC Tietê,1,Ação FGTS,1,Ação INSS,2,Ação Social,3,Ação Vale Cultura,1,Accenture,25,Acessibilidade,2,Acidente,33,Acidente de Trabalho,9,Ações Trabalhistas,3,Acompanhamento Filho,3,Acordo,2,Acordo Coletivo,405,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,112,ACT 2019/2020,185,ACT 2020/2021,344,ACT 2021/2022,37,ACT 2022/2023,24,ACT 2023/2024,53,ADCAP,440,Adicional de Férias,2,Adicional Noturno,1,Advogado,1,Advogados,3,AEB,1,Afastados,28,Afastamentos,9,AFPESP,1,Agência,119,Agência drive-thru,1,Agência Móvel,1,Agências Marketing,2,Agências Modulares,8,Aglomeração,1,Agradecimentos,1,Agressão,16,AGU,14,Água,2,ALAC,1,ALBA,2,Alcoolismo,1,ALEAM,1,ALEPA,1,ALEPI,2,ALERJ,1,ALESP,3,Alfandêga,1,Alibaba,8,AliExpress,3,ALMG,9,ALMT,1,Aluguel,1,Alunos,1,Amazon,34,Ambulatório,9,Ameaça,1,ANAC,2,ANACOM,13,ANAPAR,3,ANATECT,11,ANATEL,21,André Figueiredo,13,Animais,20,ANIPP,3,Anistia,7,Anistiados,1,Aniversário,1,ANPP,1,ANS,25,Antissindicais,2,Anuênio,1,ANVISA,3,APECT,4,ApexBrasil,1,Aplicativo,4,Aposentadoria,5,Aposentadoria Invalidez,2,Aposentados,114,APP,4,Apreensão,29,Ar Condicionado,11,AR Eletrônico,1,ARACT-SP,3,Área de Risco,7,Arrombamento,8,Arthur Lira,36,Artigo Correios,5,Assaltos,127,Assédio,12,Assédio Moral,21,Assédio Sexual,3,Assembleia,38,Assessores Especiais,11,Assistência Médica,1,Assistente Virtual IA,1,Associados,1,Ataque,4,ATAs,1,Atendente Comercial,4,Atendente Virtual,1,Atendimento CorreiosSaúde II,1,Atendimento Digital,2,Atestado,1,Atividade Física,1,Atividade Noturna,1,Atividade-Fim,1,Atleta,2,Ato Público,14,Ato Unificado,2,Atrasos,25,Atropelamento,5,Atualização,1,Atualização Cadastral,7,Audiência Pública,127,Auditoria,10,Autismo,1,Autoatendimento,7,Autodeclaração,3,Autogestão,1,Auxiliar de Enfermagem,3,Auxílio Doença,4,Auxílio Emergencial,9,Auxílio Especial,10,Auxílio filho especial,3,Auxílio-babá,1,Auxílio-creche,2,Avião,3,Azul,16,B2W,1,Bala Perdida,1,Balanço,18,Balcão do Cidadão,26,Banco de Dados,1,Banco de Horas,4,Banco Postal,43,Banco24Horas,3,Baterias,2,BB,8,BB Seguros,1,BDO Brasil,2,Benchmarking,1,Benefícios,57,Bicicleta,5,Bicicleta Elétrica,3,Bicicletas Híbridas,1,Black Friday,45,Bloqueio,2,BNB,2,BNDES,127,BNY Mellon,61,Boca no Trombone,8,Boletim das Estatais,6,Boleto,109,Bolsa Família,1,Bolsas de Estudo,5,Bomba,5,BR Partners,4,BTG,5,Burnout,1,Cabotagem,2,Cachorro,6,CADE,21,CadÚnico,1,CAE,54,Cães,2,Caixa,1,Caixa Inteligente,2,Caixa Postal,1,Caixa Postal Comunitária,3,Cajamar,2,Calendário,5,Calote,2,Câmara de Conciliação,1,Câmara dos Deputados,74,Caminhada,1,Caminhão,6,Caminhões,1,Campanha Salarial,579,Canal Denúncia,3,Canal Descomplica,3,Cancelamento,3,Capiladirade,2,Capitalizar,1,Cargos,2,Carlos Fortner,5,Carnaval,13,Carreata,5,Carta Aberta,1,Carta Magna,1,Cartão Beneficiário,1,Cartas,6,Carteira de Trabalho,5,Carteiro,165,Carteiro (a),6,Carteiro Comunitário,1,Carteiro Motorizado,6,Carteiro Poeta,1,Casamento,1,CAT,10,CBDA,7,CBHb,3,CBS,1,CBT,1,CCJ,9,CCT,3,CCTCI,3,CD Resende,1,CDC,6,CDD Aeroporto,1,CDD Água Branca,1,CDD Além Ponte,2,CDD Alphaville,1,CDD Antonina,1,CDD Antônio de Carvalho,1,CDD Assunção,1,CDD Barra,1,CDD Barro Duro,2,CDD Betim,1,CDD Bonsucesso,1,CDD Botafogo,1,CDD Brás,1,CDD Brasilândia,3,CDD Cabo Frio,1,CDD Caminho de Pilar,1,CDD Campo Belo,1,CDD Campo Grande,2,CDD Campos,4,CDD Capão Redondo,7,CDD Capela do Socorro,5,CDD Carlos Olímpio,5,CDD Catalão,1,CDD Caxias,1,CDD Colombo,1,CDD Copacabana,1,CDD Curicica,3,CDD Del Castilho,1,CDD do Bosque,1,CDD Embu,5,CDD Floriano Peixoto,2,CDD Freguesia,2,CDD Goiânia,1,CDD Guaianazes,1,CDD Guarujá,1,CDD Guarus,5,CDD Icaraí,2,CDD Ipanema,1,CDD Irajá,1,CDD Itaim Paulista,1,CDD Itaipava,1,CDD Itapecerica,4,CDD Jabaquara,2,CDD Jaguaré,2,CDD Jardim Odete,1,CDD Jardim Paulista,2,CDD João Vieira,1,CDD Leopoldina,1,CDD Liberdade,1,CDD Madureira,1,CDD Morumbi,2,CDD Nilópolis,2,CDD Norte Florianópolis,1,CDD Nova Friburgo,1,CDD Oeste,2,CDD Parelheiros,2,CDD Parque Cocaia,5,CDD Parque São Vicente,2,CDD Pato Branco,1,CDD Picos,1,CDD Piraporinha,1,CDD Poá,1,CDD Polo,1,CDD Ponta Porã,1,CDD Praça do Gado,1,CDD Queimados,2,CDD Ramos,1,CDD Realengo,1,CDD Recreio,1,CDD Registro,2,CDD Retiro,1,CDD Rio das Ostras,1,CDD Rio Grande,1,CDD Rio Pequeno,3,CDD Santa Catarina,1,CDD Santa Mena,1,CDD Santana de Parnaíba,1,CDD Santo Amaro,1,CDD Santo Antônio,1,CDD São Braz,1,CDD São José do Barreto,1,CDD São Mateus,2,CDD São Pedro da Aldeia,4,CDD São Rafael,1,CDD São Torquato,1,CDD Taboão da Serra,2,CDD Tanque,2,CDD Taquara,3,CDD Taubaté,2,CDD Tribobó,1,CDD União da Vitória,1,CDD Várzea Grande,5,CDD Venda Nova,1,CDD Vila das Belezas,1,CDD Vila Maria,1,CDD Vilar dos Teles,1,CDD Volta Redonda,1,CDD Votorantim,1,CDEICS,5,CDH,20,CDHM,1,Cecograma,1,CEE Bangu,2,CEE Barueri,1,CEE Campos,1,CEE Centro,1,CEE Esmeralda,1,CEE Itaquera,1,CEE Jacarepaguá,2,CEE Jaguaré,1,CEE Laranjeiras,1,CEE Moema,1,CEE Novo Hamburgo,1,CEE Piracicaba,2,CEE Santo Amaro,3,CEE São Bernardo do Campo,1,CEE São Cristóvão,1,CEE São Gonçalo,1,CEF,2,CEGEP,2,CEINT,6,CEINTs,1,CEM,1,Centrais Sindicais,2,Central Braille,1,Central de Atendimento,7,Centro Cultural,1,CEP,4,Certificação,2,Cestas Básicas,2,CGNOR,1,CGPAR,14,CGPAR-23,11,CGPAR-42,3,CGR,1,CGU,20,Chatbot,1,China,2,Chip Amarelinho,8,Chuvas,7,Cinesioterapia Laboral,1,CIPA,2,Ciro Gomes,3,CLI Benfica,2,Climatização,1,Clipping,3733,Clique e Retire,4,CLP,1,CLT,10,CMN,1,CNH,1,CNJ,1,CNMP,2,CNNM,2,CNP,1,CNPC,4,Coabitação,27,Cobertura,1,Cobrança Mensalidade,10,COFIEX,2,Coleta Gratuita,1,Comércio Eletrônico,5,Comércio Virtual,1,Comissão Acidente de Trânsito,2,Comissão de Anistia,4,Comissão Paritária,1,Comitê,1,Comorbidades,1,Compensação,11,Compliance,1,Compra Fora,5,Compras internacionais,7,Comunicado,101,Concessão,5,Conciliação,2,Concurso,51,Concurso Unificado,1,Condições de Trabalho,306,Congresso,25,Conheça Seu Plano,5,CONREP,5,Conselho de Administração,7,Conselho Deliberativo,25,Conselho Fiscal,10,Consin,4,Constituição,26,Consulta Pública,1,Contaminação,46,Contas Públicas,1,CONTECT,1,Contra Privatização,309,Contrabando,3,Contracheque,15,Contrato de Trabalho,2,Contribuição Definida,6,Contribuição Extraordinária,29,Contribuição Sindical,1,Contribuição Voluntária,1,Convênios,1,Convocação,17,Copa do Mundo,6,Coparticipação,1,Corregedoria,2,Correios,101,Correios 360 anos,1,Correios América,1,Correios Aqui,15,Correios Celular,19,Correios Log+,6,Correios Modular,2,Correios Notícias,8,Correios Packet,6,Correios Saúde,1,Correios Saúde II,18,Correios Tech,1,CorreiosPar,9,Correspondências,2,Corrupção,2,CORSIN,1,Corte de Energia,1,Cortes de Despesas,6,Cosit,2,COSUP,1,COVID19,730,COVISA,2,CPC-33,4,CPF,6,Credenciamento,15,Crediamigo,1,Crédito Salário,1,Crescimento,1,Cronograma de Empréstimos,18,CSP Conlutas,1,CTASP,4,CTB,1,CTC Benfica,1,CTC Cidade Nova,1,CTC Jaguaré,4,CTC Moóca,1,CTC Nova Iguaçu,1,CTC Santo Amaro,4,CTC Santo André,1,CTCE,1,CTCE Belém,2,CTCE Cidade Nova,1,CTCE Contagem,2,CTCE Indaiatuba,1,CTCE Santos,2,CTCE São José,1,CTCE Vila Maria,4,CTE Benfica,2,CTE Guarulhos,1,CTE São Gonçalo,1,CTE Saúde,1,CTEE São José dos Campos,1,CTO,1,CTO Jaguaré,1,CTO Rio de Janeiro,1,CTO São José dos Campos,1,CTT,1,Custos,2,CUT,1,CVM,19,Cyber Monday,1,Dano Material,1,Danos Materiais,2,Danos Morais,40,Data Comemorativa,73,DDA,28,de,1,De Brasil a gente entende,2,Décimo Terceiro,1,Déficit,6,Demissão,53,Demissão Acordada,1,Demissão Motivada,20,Demonstrativo,4,Dengue,2,Denúncia,4,Dependente Químico,1,Depoimento,1,depressão,1,Deputado,1,Deputado Vicentinho,1,Desabamento,1,Desacato,1,Desaparecido,4,Descanso Semanal,1,Desconto Assistencial,1,Desconto Greve,32,Desconto Indevido,9,Descredenciamento,3,Desenrola Brasil,3,Desenrola Postalis,9,Desestatização,33,Desinfecção,76,Desligados,1,Desligamento,1,Despacho Postal,22,Despedida,1,Despejo,1,Despesas Administrativas,1,Despesas com Pessoal,1,Destaque,1595,Desvio,10,Desvio de Função,4,DHL,30,Dia do Carteiro,43,Dia Mundial da Saúde,1,Diárias,3,Diário Oficial,10,DIEESE,13,Diferencial de Mercado,7,Digital,6,Diogo Mac Cord,36,Direitos dos Empregados,22,Diretorias,10,DIRF,2,Disputa Judicial,3,Dissídio,41,Distribuição,2,Distritos,2,Dívida,3,Dividendos,2,DNA,1,DNI,2,DNIT,1,Doação,4,Doação Sangue,5,Documentos Perdidos,7,Doença Ocupacional,3,Domingo,3,DPVAT,1,Drive-Thru,1,Drogas,7,DRT,1,e-Carta,2,e-Carta Fácil,1,e-Certame,1,e-commerce,35,e-fulfillment,4,e-Patri,1,EcoPostal,3,Edison Lobão,1,Edital,1,Editorial,2,EFPC,4,Eleições,45,Eletrobras,33,Email,1,Embraer,1,Empresas,1,Empréstimos,29,Enceja,2,Encomendas Ilícitas,1,Encomendas Internacionais,16,Encomendas Nacionais,1,Encontro de Mulheres,1,ENEM,29,Enfermeiro do Trabalho,1,Entrega Correspondências,4,Entrega Digital,2,Entrega Encomendas,15,Entrega Interativa,4,Entrega Matutina,13,Entrega no Vizinho,4,Entrega Noturna,1,Entreposto,1,EPIs,231,Ernesto Araújo,1,Escândalos,1,Esclarecimento,12,Escola Darcy Ribeiro,1,Escolta,4,ESMEC,1,Estabilidade,4,Estadão Conteúdo,1,Estado de Greve,38,Estatais,216,Estatais Estratégicas,3,Estatuto Social,10,Estratégia Saúde & Família,13,Estrutura Organizacional,1,Evacuação,1,Eventos,8,Ex-dirigentes,1,Ex-funcionários,1,Exames Laboratoriais,1,Exames Periódicos,2,Exclusão Pai/M/ãe,35,Exclusão Pai/Mãe,1,Exclusiva,123,Exército,1,Explosão,4,Exporta Fácil,1,Extinção,1,Extrato,4,Extravio,4,FAACO,23,Fabiano Silva,59,Fabio Faria,143,Fake News,52,Fale Conosco,1,Falecimento,4,Falsificação,2,Falta Acordada,1,Falta Estrutura,1,Falta Injustificada,1,Faltas,2,Farmácia,2,Farsa,3,FAT,1,FATCA,1,Fechamento,72,FEDERAÇÕES,941,FEDEX,30,Feirão Imóveis,15,FENTECT,620,Feriados,13,Férias,7,Fernando de Noronha,1,FGTS,1,Ficha Financeira,4,FIEx,1,Fila Virtual,2,Filatelia,1,Filho Especial,2,Filiação Partidária,1,Filiais,4,FINDECT,638,Fips,4,Fiscalização,3,Floriano Peixoto,146,FNDE,9,Fogo Veículo,2,Folga,11,Folha de Benefícios,1,Folha de Pagamento,2,Força-Tarefa,6,Franklin Templeton,1,Franqueadas,13,Fraude,17,Frente Parlamentar,59,Frete,1,Frota,1,Funcionamento,12,Funções,3,Fundo de Investimento,1,Fundos de Pensão,110,FUP,1,Furto,11,FUSP,1,Futebol,1,G1,1,Gastronomia,1,Geap,2,GEDIS,8,Gen. Juarez Cunha,1,GERAE,26,Geral,1449,GERAT,1,Gestão de Riscos,1,Gil Cutrim,1,Gilberto Kassab,6,Global Saúde,3,Globalweb,1,GOL,1,Golden Share,1,Golpe,2,Google,1,Governança Corporativa,3,Governo Federal,3,Granada,2,Gratificação de Função,5,Greenfield,59,Greve,482,Greve Ambiental,4,Greve Branca,1,Greve Sanitária,1,Grupo de Risco,5,Guarita,1,Guilherme Campos,6,Hackers,2,Herói,1,Histórias,14,Home Office,1,Homologação,2,Honorários,2,Horário,2,Horas Extra,9,Hub,4,Ibama,4,IBCG,1,IBGE,2,Identificação Remetente,1,IDSS,2,IGOV,1,Importa Fácil,1,Imunidade Tributária,1,Inadimplência,5,Inauguração,7,Incapacidade Temporária,1,Incêndio,12,Incentivo,1,Inclusão Dependentes,3,Incorporação de Função,11,Indenização,16,Indicação,3,Indicação Política,16,Infectados,58,Informa Postalis,5,Informe de Rendimentos,15,Informe Jurídico,472,Infoway,1,Insalubridade,2,Insegurança,10,INSS,17,Instituição de Ensino,1,Insumos,1,Interdição,9,Interino,2,Internações,2,Internet Grátis,1,INTERSINDICAL,1,Intervenção,21,Invasão,3,Investigação,1,Investimento,39,IOF,1,IPO,7,IRRF,27,Isonomia,2,ISS,1,Itaú,1,Jair Bolsonaro,141,JF,2,JMJ,2,Joint Venture,13,Jornada de Trabalho,6,Jornada Trabalho Reduzida,4,Jornalistas,1,Jovem Aprendiz,18,JSL,4,Jurídico,3,Juscelino Filho,7,Justa Causa,12,Kassab,6,Kits Escolares,1,Lançamento,3,LATAM,5,LCF,1,LDO,1,Lei das Estatais,7,Lei Rouanet,1,Leilão,81,Leitura,1,LGPD,4,Liberações Sindicais,3,Licença-adoção,1,Licença-Maternidade,9,Licença-Paternidade,4,Licenças,2,Licitação,23,Liminar,68,Limpeza,3,Liquidação,2,Live,14,Livre Concorrência,1,Livre Escolha,4,Livro,1,Livros Didáticos,6,Lockers,31,LOEC,2,Log Farma,1,Loggi,1,Logi Supri,2,Logística,14,Logística Pluvial,1,logística Reversa,1,Logomarca,3,Lojas Virtuais,1,Lollapalooza,1,LRF,1,LTR,1,Lucro,43,Luiza Trajano,1,Lula,10,Luta Unificada,36,Magalu,24,Malha Fina,3,Malware,1,Manaus,1,Manifestação,11,MANPES,3,Manpoc,1,Manuais,2,Manutenção,4,MAPA,1,Maquinas de Triagem,1,Marcio Bittar,33,Marco Postal,128,Marcos César,90,Marcos Pontes,30,Markeplace,16,Martha Seillier,24,Mato Grosso,1,MC,2,MCTIC,14,MDS,1,Mediação,10,Medicamentos,1,Médico do Trabalho,5,Medidas Preventivas,1,Meio Ambiente,1,Melhor Envio,1,Mensagem Final de Ano,1,Mensalidade,48,Mercado Livre,32,Mesa de Negociação,40,Mesa de Negociação Permanente,7,Metas,4,MGI,2,Mídias Sociais,1,Milícia,1,Militares,6,Milton Lyra,6,Minas Gerais,3,Minhas Importações,1,Mini Envio,1,Ministério da Economia,27,Ministério da Fazenda,4,Ministério da Saúde,5,Ministério das Comunicações,91,Ministério do Planejamento,14,Ministério do Trabalho,1,Ministro,1,Minuta,1,MJSP,1,MMFDH,5,Mobilização,2,Modal Aéreo,1,Monopólio,553,Morte,9,Morto,16,Motociclistas,13,Motos,4,Mourão,4,MP 873/2019,2,MP-927/2020,1,MPE,1,MPF,88,MPT,44,MTE,7,Multas,2,multiatendimento financeiro,1,Museu Correios,2,Mutirão,2,NAV-Dasa,1,Navio,2,Negativa de Autorização,1,Negociações,5,NIPs,2,Nomeações,1,Nota de Repúdio,2,Novo Diretor,12,Novo Diretor (a),2,Novo PAC,9,Novo Plano de Saúde,1,Novo Superintendente,1,Números,1,OAB,2,OAI,1,Obesidade,1,OBMEP,2,Obras,4,OCDE,1,Odont,1,Ofensas,2,OFNDs,1,Oito Motivos,1,OJ247,17,OLX,1,OMS,12,Onyx Lorenzoni,1,Operação Amigo Germânico,2,Operação Combustão,1,Operação Grand Bazaar,1,Operação Pausare,4,Operação Postal Off,3,Operação Rebate,2,Operação Recomeço,4,Operação Rizoma,12,Operação Tergiversação,2,Operação Titanium,1,Operador de Empilhadeira,1,Operador Logístico,1,Operadora São Francisco,2,Opinião,2,Opinião Ecetista,2,Ordenamento,1,Orlando Silva,1,Oscar,1,OTT,9,Otto Alencar,5,Outdoors,1,Outubro Rosa,1,Ouvidoria,8,PAC,2,PAC e Sedex,3,PADs,2,Pagamento,10,Pagamento Abono,11,Palestra,1,Palocci,3,Panorama das Estatais,1,pap,1,Papai Noel dos Correios 2018,13,Papai Noel dos Correios 2019,7,Papai Noel dos Correios 2020,6,Papai Noel dos Correios 2021,3,Papai Noel dos Correios 2022,3,Papai Noel dos Correios 2023,14,Paralisação,23,Parcelamento,3,Parceria,31,Parcerias,2,Parecer,2,Partido dos Trabalhadores,1,Passe Livre,1,Passeata,3,Paternidade,1,Patrocínios,22,Paulo Guedes,156,Paulo Paim,10,Paulo Skaff,1,PBM,4,PCCs,1,PCCS1995,14,PCCS2008,3,PCMSO,1,PCV,1,PDG,2,PDI,32,PDL,2,PDT,3,PDV,55,PEC,27,Peculato,4,Pensão Vitalícia,2,Pensionistas,2,Percorrida,4,Periculosidade,25,Permuta,1,Perseguição,8,Peso,1,Pesquisa,22,Pessoal,1,PGFN,1,PGR,41,PIB,1,Piquete,8,Plano BD,96,Plano CD,2,Plano de Custeio,7,Plano de Saúde,107,Plano Equacionamento,9,Plano Estratégico,1,Plano Família,18,Plano Odontológico,2,Plantão Negociação 2018/2019,19,Plantão Negociação 2019/2020,12,Plantão Negociação 2020/2021,5,Plantão Negociação 2021/2022,10,Plantão Negociação 2022/2023,3,Plantão Negociação 2023/2024,19,PLDO,1,Plenária,3,PLN,3,PLND,1,PLP 268/2016,1,PLR,22,PND,84,PNI,5,PNLD,3,PNPC,1,Podcast,6,Polícia Federal,94,Política,5,Políticas de Investimento,2,Ponto de Coleta,7,Ponto Eletrônico,6,Portabilidade,5,Portaria,9,Pós-emprego,1,Posse,9,Postagens,1,Postal 24 horas,1,Postal Saúde,577,Postal Saúde Móvel,6,Postalis,910,Postalis Digital,5,PostalPrev,54,Poupatempo,1,PPI,204,PPP,3,Praect,2,Prazos de Entrega,3,Precarização,4,Precatórios,1,Prédios Históricos,1,Premiação,29,Presidente,72,Prestador,6,Prestador Suspenso,2,Previc,61,Previsul,2,PRF,4,Primeira Escolha,1,Primeira Hora,179,Prisão,7,Privatização,1017,Processo,23,Processo Seletivo,3,Processos Judiciais,3,Procissão,1,Procon,16,Produtos Importados,2,Professor,2,Professor Igor Venceslau,9,Professora,1,Programa Aproxime,5,Programa de Integridade,1,Progressão Salarial,1,Projeção,2,Projeto de Lei,558,Projetos Estratégicos,1,Promoções Horizontais,6,Promoções Verticais,1,Propina,1,Protesto,16,PSB,1,PSOL,1,Publicidade,1,QR Code,1,Quadro de Funcionários,10,Qualidade,2,Quarentena,1,Quimioterápicos,1,Quitação Eleitoral,1,Racionalização,2,Racismo,1,RAI,4,raio-X,1,Rastreio,3,Ratos,1,Reabilitação,7,Readequação,23,Reajuste,22,Reajuste de Tarifas,11,Reajuste Salarial,2,REAT,2,reca,1,Recadastramento,27,Receita Federal,38,Reciclagem,2,Reclamações,17,Reclame Aqui,1,Recorde,8,Recupera 2023,4,Redação,22,Rede Corporativa,3,Rede Credenciada,1,Rede GIRC,1,Rede Vírus,7,Redução da Jornada,4,Redução Preços,2,Reembolso,11,Reenquadramento,3,Reestruturação,7,Refém,6,Reféns,4,Refis Postal,2,Reforma da Previdência,7,Reforma Trabalhista,10,Refugo,7,Regime Estatutário,1,Registrados,1,Regulação,2,Regulamento,2,Reinclusão,1,Reintegração,7,Reivindicações,3,Relatório de Administração,3,Release,1,Remessa Conforme,5,Renan Calheiros,2,Renegociação,8,Renovação,1,Renovação Frota,8,Rentabilidade,14,REP,3,Reprecificação,3,Resgate,1,Resolução,1,Ressarcimento,2,Restrições,3,Restruturação,8,Resultados Operacionais,15,Retificação,1,Retroativo,1,Retrospectiva,3,Reunião Presidente,7,Revista,1,revitalização,2,RFID,4,Rodrigo Maia,9,Rol Taxativo,1,Rombo,3,Roubo,70,RTSA,8,Rua Legal,1,Sala de Imprensa,773,Salários,3,Salim Mattar,64,Sanitização,5,Saque,1,Saúde Bucal,2,Saúde da Mulher,8,Saúde do Trabalhador,1,Saúde em Dia,4,SD,14,SDE,4,Sebrae,1,Sedex,4,Sedex Hoje,10,Segunda Via,1,Seguradora,8,Segurança do Trabalho,1,Seguro de Vida,18,Seguros,2,SEI,1,Selos,32,Semana do Brasil,1,Sementes,1,Senado Federal,108,Senador Angelo Coronel,1,SENAI,2,SEPF,1,Sequestro,23,Sequoia,1,SERASA,7,Série,7,Série Correios,1,Série Correios Saúde II,11,Serviços Digitais,2,Serviços Postais,5,SEST,27,SESTMT,1,Setor Postal,2,Setoriais,1,SGP,1,Shein,3,Shopee,2,Sigilo Postal,1,SIGMA,1,Sincort-PA,12,Sincotelba,39,Sindecteb,44,Sindicato,1268,Sintcom-PR,84,Sintect-AC,47,Sintect-AL,148,Sintect-AM,9,Sintect-AP,14,Sintect-CAS,35,Sintect-CE,17,Sintect-DF,78,Sintect-ES,62,Sintect-GO,59,Sintect-JFA,11,Sintect-MA,65,Sintect-MG,38,Sintect-MS,44,Sintect-MT,53,Sintect-PB,39,Sintect-PE,41,Sintect-PI,63,Sintect-RJ,337,Sintect-RN,24,Sintect-RO,10,Sintect-RPO,26,Sintect-RR,1,Sintect-RS,90,Sintect-SC,36,Sintect-SE,20,Sintect-SJO,3,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,445,Sintect-STS,18,Sintect-TO,21,Sintect-URA,20,Sintect-VP,15,smartphones,6,SMS,1,SNCT,3,Sobrecarga,1,Social,8,SOFT,1,Solidariedade,10,Sonho,1,SQUASH,1,STF,349,STJ,4,Sucateamento,3,Superintendente,9,Surto,1,SUS,1,Suspensão Entregas,2,Suspensão Serviço,4,Sustentabilidade,4,TACs,10,Talento,1,Taxa Emergencial,2,Taxa Extra,5,Taxa Homologação Importados,6,TCU,66,Tecban,1,Tecnologia,1,Tele Sena,2,Teleatendimento,5,Teleconsulta,3,Teletrabalho,1,Terceirização,20,Terceirizados,21,Termo Aditivo,6,Termo Recusa,1,Tesouro Nacional,1,Testagem,5,Teto Salarial,3,TFD,1,TI,1,TJCE,1,TJSP,1,Todos Pelos Correios,16,Top of Mind,4,Totem,1,Trabalho Presencial,1,Trabalho Remoto,72,Tragédia,1,Tramitação,1,Transferência,9,Transição,5,Transparência,1,Transportadora,1,Transporte Aéreo,1,Transportes,1,Treinamento,1,TRF,24,Tributação,1,TRT,147,TSE,3,TST,448,UBER,4,UD Juquitiba,4,UNACOB,1,UNI,2,União,3,Unidas,3,Uniforme,1,Unimed,2,Universidade,1,Universitários,17,UPAEP,1,UPS,6,UPU,21,Urnas Eletrônicas,2,URP,1,USPOST,1,USPS,10,Vacina,15,Vale Alimentação,23,Vale Cesta,4,Vale Cultura,4,Vale Extra,6,Vale Refeição,6,Vale Transporte,6,Velório,1,Venda Imóveis,21,Venda Seguros,2,Vice-presidente,9,Vídeo,1523,Vigilância Sanitária,5,Violência,5,Vírus,2,Visa,4,Viver os Valores,2,Você Sabia,1,webchat,1,Whatsapp,2,XP Advisory,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: Fundos de Pensão, a criptonita do superministro Guedes?
Fundos de Pensão, a criptonita do superministro Guedes?
O cerco se aperta sobre o superministro de Bolsonaro
https://3.bp.blogspot.com/-AzNulvtaf7Q/XBDzfb6TEOI/AAAAAAAASPY/7HTzNPfSONQbrs3_fLaUtG3AAS20tjJkACLcBGAs/s320/Paulo%2BGuedes.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-AzNulvtaf7Q/XBDzfb6TEOI/AAAAAAAASPY/7HTzNPfSONQbrs3_fLaUtG3AAS20tjJkACLcBGAs/s72-c/Paulo%2BGuedes.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2018/12/fundos-de-pensao-criptonita-do.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2018/12/fundos-de-pensao-criptonita-do.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ NOTÍCIAS SOBRE ARQUIVO BUSCA TODAS PUBLICAÇÕES Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar