Azul pede ao Cade aval para acordo com Correios

A companhia aérea terá 50,01% da sociedade e a estatal, 49,99%.

A Azul Linhas Aéreas e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) pediram formalmente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aval para a criação de uma joint venture das companhias, com foco no transporte de mercadorias. A concorrência, entretanto, já começa a apresentar objeções ao projeto.

Em dezembro, a Azul e os Correios assinaram um memorando de entendimentos para a criação da nova companhia, que pretende atender, principalmente, o varejo on-line. Segundo dados divulgados na ocasião, com a união das cargas transportadas pelos dois sócios - 70 mil toneladas dos Correios e 30 mil toneladas da Azul Cargo - a nova empresa movimentará inicialmente 100 mil toneladas anuais. A companhia aérea terá 50,01% da sociedade e a estatal, 49,99%.

A companhias alegam ao Cade que a união deve promover ganhos de eficiência que beneficiarão as duas operações "viabilizando uma redução dos atuais custos dos Correios com transporte, rentabilizando os porões dos aviões da Azul e, somado a isso, investindo em um negócio promissor e eficiente que prestará serviços ao mercado em geral".

Além disso, argumentam que o negócio deve ajudar os Correios a ampliar a abrangência dos serviços expressos ofertados e reduzir o prazo de entrega em cidades já atendidas. "Ambas as empresas deverão se beneficiar de dividendos gerados pela sociedade", afirma o texto enviado pelo escritório Demarest Advogados a favor da aprovação do negócio.

Por fim, as duas empresas afirmam que a operação "não resulta em qualquer tipo de preocupação concorrencial no Brasil, uma vez que envolve apenas relações verticais, sem qualquer potencial ou incentivos de fechamento de mercado". E ainda argumentaram ao Cade que a fusão "não envolve qualquer concentração de mercado".

Outras companhias que atuam no mercado brasileiro de logística, no entanto, não veem a iniciativa da mesma forma e apresentaram à autarquia alegações de riscos à concorrência.

A Ocean Air (Avianca) argumenta que o negócio "gera sobreposição real em todas as etapas do transporte de encomendas e resultará em integração em todos os elos da cadeia, desde a coleta até o pós-venda, ou seja, da primeira à última milha". No jargão do setor de logística, última milha é a rota final de entrega de um produto ao consumidor.

Já a americana Fedex considera que a operação apresenta "um significativo grau de complexidade e repercussões econômicas relevantes, visto que envolve dois dos maiores grupos atuantes no transporte de carga e encomendas no Brasil". Em texto apresentado formalmente pelo escritório Trench, Rossi e Watanabe, a Fedex acrescenta que pretende analisar de forma cuidadosa a operação e eventualmente "apresentar informações relevantes a respeito dos mercados".

As alegações da Azul e dos Correios, bem como das rivais, serão analisadas pelo órgão antitruste.

No segundo trimestre deste ano, a receita da Azul Cargo Express cresceu 64% em relação a igual período de 2017. Sua participação de mercado aumentou quatro pontos percentuais no intervalo, de 10% para 14%. Os dados constam da apresentação de resultados trimestrais que a companhia aérea fez a investidores e analistas em agosto. Por Juliano Basile, Valor.

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