Resposta à carta aberta efetuada pelos aposentados e pensionistas membros da ARACT

Resposta à carta aberta efetuada pelos aposentados e pensionistas membros da ARACT

Na tarde da última segunda-feira (13 de agosto) fui surpreendido pela atitude de pessoas ligadas à ARACT, que emitiram uma desrespeitosa carta no qual acusam os membros do Conselho do Postal Saúde de favorecimento ilícito e formação de conluios visando prejudicar a Categoria Ecetista. Como Dirigente Sindical, que há mais de 20 anos participa das lutas da Categoria, e também como representante dos trabalhadores no Conselho (e um dos acusados em tal documento), venho aqui emitir minha resposta para todos que tenham dúvidas sobre a falta de honestidade do documento emitido pela ARACT.

Como Conselheiro da Postal Saúde e Dirigente Sindical, muito me admira a preocupação dos Companheiros, que, no momento, divulgam carta aberta aos Conselheiros da Postal Saúde. Vamos aos fatos:

O Postal Saúde foi criado em 30 de abril de 2013, data em que começou a operar, porém, começou a ser maturado em 2011, quando ANS emitiu parecer de que todos os planos de saúde, por gestão de RH, deveriam adequar-se as novas resoluções. Como a Empresa nesta época estava sendo administrada por uma casta política, tendo a freREnte o Senhor Wagner Pinheiro, juntamente com seu grupo e um punhado de funcionários de carreira que comungavam com os mesmo ideais, com visões gananciosas e individualistas, viram  a oportunidade em se darem bem com a criação de uma caixa de assistência médica, hospitalar e odontológica (Postal Saúde), com o discurso de que o objetivo era modernizar, agilizar e tornar eficiente a assistência aos funcionários. Com isso, foi criado um grupo já identificado juntando-se a este, por convite do então Presidente da ECT, o Sr. Sérgio Francisco da Silva, que tinha como missão tornar o plano daqueles em realidade, ou seja estruturar o novo Plano de Saúde dos trabalhadores dos Correios. No dia 30 de abril, através de uma Assembleia esvaziada e com o aval das Associações dos Aposentados que foram a Brasília neste dia, somente para aprovarem a criação da Postal Saúde, que fique bem claro, os Sindicatos e Federações não foram convocados e muito menos comunicados, tudo isso foi efetuado na calada da noite (ver ata), por assembleia. Além de votarem o Estatuto, ratificaram a Diretoria indicada pela Empresa e também os Conselhos deliberativo e fiscal. Todos os representantes dos conselhos foram indicados pela Associação dos Aposentados, havendo troca de favores de ambos os lados. Muito interessante!

Lembram-se, os trabalhadores e as verdadeiras entidades, que representam os funcionários, ficaram de fora. Foi conveniente para a Empresa, uma vez que, o grupo de aposentados foi suficiente para a aprovação da criação da Postal Saúde.

Já em 2014, diante de inúmeras reclamações com relação ao não cumprimento em sua totalidade da cláusula, na época 33 do ACT, a FINDECT e os Sindicatos a ela filiados, denunciaram junto ao TST, e este atendendo aos reclamos, determinou a criação de uma Comissão Paritária com representantes dos trabalhadores, da Empresa e da Postal Saúde para levantarem e resolverem as demandas. Pela FINDECT faziam parte Anézio Rodrigues e Silvana Azeredo, os quais reuniam-se uma vez por mês, onde começamos a ter a oportunidade em conhecer um pouco da Postal Saúde, embora enfrentando sempre as dificuldades imposta pela Diretoria, não nos proporcionando acessos a documentos e informações, mas nem por isso deixamos de desenvolver nosso papel, denunciando e trazendo à tona o que acontecia na gestão do plano, após 12 meses, como sempre, a Empresa de forma unilateral desativou a comissão dando os trabalhos finalizados. Estávamos lá, Companheiros, para corrigir o que começou errado.

Em 2016, fomos eleitos para o Conselho Deliberativo. Como eleito, temos encontrado barreiras. Não nos calamos e não aceitamos enquanto Conselheiros, intimidações. Desde então, temos atuado sempre com o compromisso em defesa daqueles que nos elegeram, e em defesa do retorno ao RH, não aceitando qualquer aumento em coparticipação ou taxa de adesão. Levantamos neste período, os contratos leoninos efetuados pelos primeiros Gestores da operadora, suspendemos e denunciamos aos órgãos competentes. Temos tomado, junto ao conselho, medidas de grande importância, dentre elas, podemos citar:
  • Reforma estatutária: o que foi previsto em ata quando da fundação;
  • Divulgação das atas: até então era proibido pela Diretoria da Postal Saúde;
  • Gravação das reuniões dos Conselhos,
  • Denúncias e suspensão de contratos irregulares,
  • Criação do código de ética,
  • Critérios para contratação,
  • Rescisões de contrato de imóveis das unidades regionais,
  • Diminuição do quadro de funcionários administrativo da Postal Saúde,
  • No exercício da Diretoria Executiva apenas funcionários de carreira da Empresa.
E, por último, gostaria de lembra-los que, a cobrança que nos faz deve primar principalmente para um dos representantes titulares dos aposentados no Conselho, que destoa dos demais, votando sempre com a Empresa. Não leva em consideração a sua origem, e a condição de aposentado, chegando inclusive ao embate com os dois titulares eleitos por discordar sempre da postura adotada por esses em defesa do benefício, em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho, e em defesa, principalmente na clareza da condução administrativa da operadora.

Para ilustração, gostaríamos de lembra-los de um dos itens propostos na reforma estatutária: o fim do voto útil da Empresa no Conselho. Porém, o representante de Minas Gerais, no Conselho deliberativo, com certeza, irá seguir com sua postura e favorecer Empresa, como sempre fez.

Onde estavam os Companheiros até então? Cadê o apoio? As entidades que representam os trabalhadores nunca se omitiram, inclusive divulgam seus calendários de LUTA.

Porque vocês nunca estão juntos, e sempre se omitem? Agora é muito cômodo virem cobrar, na situação de conforto que vivenciaram, e que agora se sentem ameaçados. Onde estavam na última GREVE contra o julgamento da cláusula da assistência médica no TST? Saíram às ruas? Fizeram GREVE? Fizeram atos de repúdio as atitudes da Empresa em acabar com o Plano de Saúde? Os Companheiros podem ter a certeza que os representantes dos trabalhadores jamais teriam dado o aval a qualquer assembleia que fosse para criar a Postal Saúde.

Quanto a “boquinha” que os Senhores se referem, gostaríamos que fossem bem claros e objetivos, quando levantam suspeitas de que os Conselheiros estão sendo beneficiados. Diferente dos outros conselhos a que os trabalhadores têm representatividade, nós não somos assalariados, e não temos nenhum benefício. Sejam honestos, joguem com a verdade, não levantem calúnias. Esse é o papel daqueles que querem o fim da Empresa, e dos direitos e conquistas de todos os Ecetistas. Texto de Anézio Rodrigues – Conselheiro Deliberativo da Postal Saúde

A opinião do autor acima não representa a opinião geral da FINDECT, sendo esse espaço apenas um veículo de divulgação de diferentes visões, todos os direitos e responsabilidades correspondem ao autor.

COMENTÁRIOS

Nome

33 CONREP,3,AACB,1,AADC,8,Abono Pecuniário,3,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,112,ADCAP,32,Afastamentos,1,Agência,6,AGU,2,ALMG,3,Alunos,1,ANATECT,3,Anistia,2,ANS,1,Aplicativo,1,Aposentados,4,ARACT-SP,2,Arrombamento,3,Assaltos,17,Assédio Moral,1,Assistência Médica,1,ATAs,1,Atendente Comercial,1,Atendimento CorreiosSaúde II,1,Atestado,1,Atrasos,3,Auxílio-creche,1,Azul,5,Banco Postal,23,BB,1,Benefícios,9,CADE,5,Cães,1,Cajamar,1,Calote,1,Caminhão,1,Canal Descomplica,1,Cartas,2,Carteiro,3,Carteiros,1,Casamento,1,CAT,1,CDD Polo,1,CGU,1,Chip Amarelinho,1,Clipping,1430,Concurso,2,Conselho de Administração,1,Contra a Privatização,34,Contrabando,1,Contribuição Extraordinária,1,Copa do Mundo 2018,1,Correios,271,Correios Celular,9,Correios Saúde II,3,Corte de Energia,1,CSP Conlutas,1,CTB,1,CUT,1,CVM,2,DDA,6,Déficit,1,Despacho Postal,18,Destaque,870,Diário Oficial,1,Diferencial de Mercado,1,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,DNI,2,Estadão Conteúdo,1,Estatais,8,Exclusiva,77,FAACO,3,Falecimento,1,Fechamento,1,FEDERAÇÕES,438,FEDEX,1,FENTECT,300,FINDECT,190,Fiscalização,1,Fundos de Pensão,30,G1,1,Geral,418,GOL,1,Greve,20,Indicação,1,Informa Postalis,5,Informe Jurídico,225,Insegurança,1,Insumos,1,INTERSINDICAL,1,Joint Venture,2,Jovem Aprendiz,2,Justa Causa,1,Lançamento,1,LATAM,3,Lei das Estatais,1,Licenças,2,Licitação,2,Logística,1,Lucro,2,Luta Unificada,34,Manuais,2,Marcos César,15,Mercado Livre,1,Metas,1,Ministério do Planejamento,1,Motociclistas,5,MPF,8,MPT,1,MTE,1,OAI,1,Operação Rizoma,3,Opinião Ecetista,1,OTT,4,Papai Noel dos Correios,1,Paternidade,1,Patrocínio,6,PCCS1995,2,Plano de Saúde,1,Plantão Negociação 2018/2019,19,Policia Federal,1,Portaria,2,Postal Saúde,90,Postalis,354,PostalPrev,1,Praect,2,Prestador,1,Previc,2,Primeira Hora,175,Privatização,2,Processo,22,Professora,1,Protesto,1,Qualidade,1,Reajuste,1,Recadastramento,2,Receita Federal,3,Reclamações,3,Refém,2,Refis Postal,1,Renegociação,1,Roubo,1,Salários,1,Saúde da Mulher,1,Seguro de Vida,2,Selos,4,Série,7,Série Correios Saúde II,3,Serviços Postais,2,SEST,1,Sincort-PA,9,Sincotelba,19,Sindecteb,29,Sindicato,755,Sintcom-PR,53,Sintect-AC,17,Sintect-AL,88,Sintect-AM,5,Sintect-AP,12,Sintect-CAS,11,Sintect-CE,12,Sintect-DF,51,Sintect-ES,44,Sintect-GO,30,Sintect-JFA,2,Sintect-MA,38,Sintect-MG,19,Sintect-MS,32,Sintect-MT,24,Sintect-PB,32,Sintect-PE,28,Sintect-PI,44,Sintect-RJ,141,Sintect-RN,15,Sintect-RO,6,Sintect-RPO,15,Sintect-RR,1,Sintect-RS,54,Sintect-SC,27,Sintect-SE,7,Sintect-SJO,2,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,129,Sintect-STS,11,Sintect-TO,13,Sintect-URA,9,Sintect-VP,11,STF,3,TCU,1,Terceirização,3,TRF,2,TRT,26,TRT10,1,TRT15,2,TRT21,2,TRT23,1,TRT9,1,TSE,3,TST,20,União,2,Vale Transporte,3,Vídeo,983,XIIICONTECT,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: Resposta à carta aberta efetuada pelos aposentados e pensionistas membros da ARACT
Resposta à carta aberta efetuada pelos aposentados e pensionistas membros da ARACT
Resposta à carta aberta efetuada pelos aposentados e pensionistas membros da ARACT
https://3.bp.blogspot.com/-skfPlEg8DsE/W3cVmgGzLTI/AAAAAAAAQxI/CLYjEnRBsd0ximphRASFWNcusPmN7zvnwCLcBGAs/s320/Opini%25C3%25A3o%2BEcetista.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-skfPlEg8DsE/W3cVmgGzLTI/AAAAAAAAQxI/CLYjEnRBsd0ximphRASFWNcusPmN7zvnwCLcBGAs/s72-c/Opini%25C3%25A3o%2BEcetista.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2018/08/resposta-carta-aberta-efetuada-pelos.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2018/08/resposta-carta-aberta-efetuada-pelos.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ NOTÍCIAS SOBRE ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar