Correios: atrasos põem em xeque credibilidade

Funcionários denunciam acúmulo de correspondências sem previsão de entregas; clientes se queixam de má qualidade nos serviços; Empresa diz que problemas são pontuais

Que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passa por dificuldades é informação de domínio público. Entretanto, de acordo com denúncias feitas por um grupo de servidores da empresa ao Jornal do Tocantins, a situação é ainda mais grave e compromete diretamente a credibilidade de uma das mais antigas empresas públicas do País. De acordo com os funcionário, na Central de Distribuição dos Correios, em Palmas, existe um cúmulo de pelo menos 250 mil correspondências de toda natureza e que não estão sendo entregues por falta de pessoal.

Os servidores dos Correios optaram por ficar no anonimato, por receio de que sofressem algum tipo de punição por revelarem as condições precárias de trabalho dos carteiros no Estado. Mas eles afirmaram que como as cartas e boletos são entregues apenas uma vez por semana para que nos demais dias os veículos da empresa sejam utilizados na entrega de encomendas, então o acúmulo é inevitável e torna a rotina de trabalho de quem atua no setor de triagem ainda mais estressante.

As falhas nas entregas prejudicam os clientes dos serviços dos Correios de maneira geral. Quem tem boleto a pagar, por exemplo, não pode cofiar que eles cheguem em tempo hábil para serem quitados sem juros ou multas por atraso. A funcionária pública Rejane Cândido Nobre, diz que sempre passa por transtornos por conta da demora na entrega dos boletos. “Sou do tipo mais antigo, que gosta de pegar os boletos e conferir os dados antes de pagar, mas estou sendo obrigada a me render aos boletos online porque não consigo receber quase nada dentro da data certa, geralmente chegam bastante atrasados”, explica.

Já a professora Zélia de Araújo Barros, diz que é viciada em compras pela internet. “Sou do tipo que crio expectativa com a chegada das coisas que compro pela internet e sinto grande satisfação em abrir os embrulhos recebidos”, revela, desabafando que essa satisfação está ficando mais rara porque tem optado, sempre que pode, pelo serviços de entrega de transportadora. “Tenho uma relação romântica com os Correios; adoro quando o carteiro chama e me entrega a encomenda; acho triste que a empresa esteja perdendo sua capacidade de atender aos clientes”, lamenta.

Zélia diz que acredita na revitalização dos Correios e, por isso, continua apostando na empresa. “Para não me frustrar, quando percebo que a encomenda chegou em Palmas, não espero que me entreguem e vou ate a Central de Distribuição buscar”, informa.

Greve de Caminhoneiros

A jornalista e empresária Cecília Santos também tem problemas frequentes com entregas de produtos por parte dos Correios. Segundo a empresária, a situação ficou ainda pior depois da greve dos caminhoneiros, ocorrida no mês de maio em todo Brasil. “Mas antes mesmo da paralisação eu já tinha esse tipo de transtorno. Toda encomenda tem um prazo pra ser entregue baseada no CEP de origem e do destinatário. Por isso, eu sempre consulto minhas encomendas pelo código de rastreio e vejo que eles extrapolaram o prazo. É comum a mensagem: este objeto ainda não chegou à unidade. Aguarde! Mas existe um tempo que deve ser cumprido. Então essa demora acaba sendo uma falta de respeito com o cidadão”, reclama.

Diante de tantos transtornos, Cecília declarou que prefere comprar através de sites que não utilizam os serviços dos Correios. “Prefiro fazer o pedido que será entregue pelas transportadoras, porque elas entregam de forma mais rápida e ainda ligam para confirmar endereço e tudo”, comenta.

Correios

Diferente da denúncia feita por funcionários, os Correios informaram que a entrega dos objetos é feita diariamente pelos centros de distribuição em todo o Estado. A instituição reconhece a existência de problemas pontuais, que podem ocorrer eventualmente, mas os Correios adotam providências imediatas para regularizar as entregas, como a realização de horas extras e mutirões nos finais de semana.

Os Correios afirmaram que no Tocantins existem hoje 308 carteiros em atividade, que segundo a empresa, é um efetivo suficiente para atender a demanda do Estado.

Questionados se a empresa possuía algum problema com a frota de veículos, os Correios disseram que o Tocantins possuem uma frota de 151 veículos, que são encaminhados para manutenção periodicamente. Por Luana Fernanda, Jornal do Tocantins.

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