Roubos de carga elevam preço do frete no setor

O prejuízo estimado entre 2011 e 2016 é de R$ 6,1 bilhões, levando-se em conta os dados registrados na Superintendência de Seguros Privados

A crescente onda de roubos de cargas nas rodovias e grande centros urbanos (em especial, na região metropolitana do Rio de Janeiro) tem impactado entre 12% e 14% no valor dos fretes de e-commerce. A estimativa é de Rodrigo Bandeira (foto), vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com base em estudo nacional divulgado no primeiro semestre pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com a entidade fluminense, o prejuízo estimado entre 2011 e 2016 é de R$ 6,1 bilhões, levando-se em conta os dados registrados na Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Os custos das transportadoras envolvem investimentos nos sistemas de monitoramento dos veículos, instalação de iscas (sensores) nas cargas, contratação de escoltas armadas e seguro das mesmas.

No caso do e-commerce, as seguradoras exigem apólices que tenham percentuais com limites para cobertura de itens mais visados, como smartphones e eletroeletrônicos. Assim, em casos de roubo total da carga, as transportadoras não têm recebido o valor integral da apólice. Em média, um veículo de carga transporta cerca de 60 objetos por saída, com  tíquete médio de R$ 420 por entrega.

As perdas atingem toda a cadeia de transporte rodoviário, tanto no B2B (entre o fornecedor e o varejista) como B2C (do varejista ao consumidor final). Em determinadas áreas do Rio de Janeiro (como no bairro da Pavuna) e cidades da Baixada Fluminense, as transportadoras e os Correios não estão entregando os pedidos pela falta de segurança. "Em algumas situações, estamos contratando escoltas armadas por nossa conta, sem incluir no custo do frete", afirma Lemuel Costa e Silva, chefe do departamento de Encomendas e e-Commerce dos Correios.

Nos principais portais de e-commerce, os clientes são alertados da eventual impossibilidade de entrega durante o procedimento de compra, com uma mensagem que informa a restrição do endereço, oferecendo como alternativa a agência mais próxima dos Correios. Caso o cliente concorde com as condições, a transação é concluída.

No início do ano, as transportadoras criaram a Taxa de Emergência Excepcional (Taxa Emex) para entregas nos pontos mais críticos da região metropolitana do Rio de Janeiro. O valor é de R$ 10 por fração de cem quilos mais um percentual da carga, que varia entre 0,3% a 1%. A onda de violência refletiu no desempenho do e-commerce fluminense no primeiro semestre comparado a igual período em 2016. "Enquanto no Estado de São Paulo foi registrado um crescimento de 8% no faturamento, houve uma queda de 1% no Rio de Janeiro. Foi o único Estado que apontou queda", afirma Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Segundo Guasti, as ocorrências mais comuns nas entregas de e-commerce nos centros urbanos ocorrem quando o suposto cliente aborda o veículo no momento da entrega ou, se aproveitando da Lei da Entrega Agendada, que obriga as empresas de e-commerce a oferecer um horário em que o cliente esteja na residência. Em ambas as situações, o comprador se vale de documentos falsos (ou roubados) no momento da transação no portal.

Para que surtam efeito, as ações das transportadoras devem manter sinergia com os órgãos de segurança. "Temos parceria com a Polícia Federal na colocação de sensores nas cargas", diz Silva, dos Correios.

Há dois meses, a TecVoz lançou uma plataforma de gravação on-line de imagens em 3G ou 4G na nuvem por meio de uma câmara instalada no veículo. Em caso de roubo, ajuda na identificação dos autores. Segundo Marcelo Kit, analista de sistemas da Tecvoz, o público-alvo são as transportadoras. As informações são do Valor Econômico.

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