Servidores dos Correios alertam para sucateamento da empresa

A denúncia foi feita durante audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), instituição presente em todos os municípios cearenses, alertaram para a situação de desmonte da ECT e os problemas que afetam as condições de trabalho e serviço ofertado para a população. A denúncia foi feita durante audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, na tarde desta sexta-feira (18/08), fruto de requerimento do deputado Renato Roseno (PSOL).

Segundo os representantes dos trabalhadores presentes ao debate, o cenário enfrentado pela empresa, que tem 110 mil funcionários no Brasil, é de desmonte, com lacunas de vagas; falta de concurso público; insegurança e fechamento de agências; falta de investimento; retirada de benefícios dos funcionários, entre outros problemas. Para os cidadãos, a situação apontada foi de falta de entrega de correspondências e encomendas, atrasos e não efetivação do direito de acesso ao serviço postal.

O deputado Renato Roseno afirmou que a audiência visava buscar alternativas para superar dificuldades de uma instituição com longa história. “Não podemos permitir sob quaisquer argumentos que a confiança que a sociedade brasileira depositou nos Correios seja quebrada”, afirmou. “Ouvi recentemente o gestor dos Correios assumir uma gestão fisiologista e apontar uma privatização. Não é possível que o Estado brasileiro não consiga afastar o fisiologismo, me parece mais uma justificativa para desmonte do serviço”, reiterou o parlamentar.

Falar dos Correios é falar de uma instituição com 354 anos, maior empresa de correios da América Latina, uma das maiores do mundo. De uma empresa que por 15 anos consecutivos foi eleita a de maior confiabilidade no País. Em contradição a tudo isso, temos uma política neoliberal de ataque a essa empresa”, alertou Luis Francisco Moreira Santiago, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (SINTECT-CE).

Rogério Ferreira Ubine, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), afirmou que, “nos últimos 10 anos, os Correios estão sendo ameaçados com o sucateamento proposital de suas atividades, assim como enxugamento do quadro. O rumo da empresa está ruim, no rumo da privatização, mas temos que lutar contra isso”, alertou.

Para a secretária geral do Sindicato dos Correios, Carol Arruda, "a empresa vem agindo de forma a penalizar os trabalhadores sob argumento de fazer economia. Ela ressaltou problemas como falta de segurança, falta de protetor solar, unidades de triagem sem climatização, assim como os Planos de Demissão Incentivada, que aprofundam a falta de profissionais e, consequente, a cobertura de diversas áreas."

Luiz Gonzaga da Silva, funcionário da empresa há 37 anos, relatou que todas as três agências do município de Caucaia foram assaltadas, inclusive com reféns. Segundo ele, há um acúmulo de 100 mil objetos para entregar na cidade, com vagas não preenchidas para fazer a cobertura da demanda.

Para o gerente de atendimento dos Correios, José Estevam Tomaz, “os Correios estão migrando de um correio de cartas para um de encomendas”. “Precisamos nos reinventar”, afirmou, ao citar os diversos serviços e projetos da empresa. Ele reiterou que não existe previsão de “desguarnecer municípios” com fechamento de agências, mas um projeto de fusão de espaços nos grandes centros.

Sobre a retirada de vigilantes das agências, citadas pelos representantes dos funcionários, ele comentou que, “no Ceará, existe uma determinação judicial que diz que, onde tem banco postal, tem que ter vigilante. Esse foi argumento nosso para a não retirada dos vigilantes, fizemos esse pedido, mas não tivemos resposta ainda. Já reiteramos esse documento”, pontuou.

Gerardo Moreira, chefe de gabinete da Superintendência dos Correios, apontou que a empresa está passando por uma reestruturação geral decorrente da atualização de serviços e receitas dos últimos anos. Ele afirmou que o presidente da Empresa apontou não haver possibilidade de privatização. Gerardo explicou ainda que foi contratada mão de obra temporária de 30 funcionários para atuar nas unidades, assim como está sendo feito um cálculo de efetivo para pedido de concurso público, apesar de não haver previsão para realização.

Ao final o deputado Renato Roseno informou que vai propor um manifesto parlamentar a favor dos Correios; vai cobrar a realização de concurso público para preencher as lacunas;  e enviar ofício para acionar os órgãos de controle, como TCU e CGU, para a devida fiscalização da empresa; visita às unidades em situação insalubre ou com espaço inadequado.

Participaram também da audiência pública Luciano Simplício, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-CE), Mônica Lima, representante da Unidade Classista – CE, Jersey Oliveira, da Intersindical.

Fonte: ALCE

COMENTÁRIOS

Nome

33 CONREP,3,AADC,7,Abono Pecuniário,3,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,3,ADCAP,13,ALMG,1,ANATECT,1,Aplicativo,1,Aposentados,1,Assaltos,2,Assédio Moral,1,ATAs,1,Banco Postal,23,Benefícios,8,Casamento,1,CDD Polo,1,CGU,1,Clipping,1288,Conselho de Administração,1,Contra a Privatização,34,Correios,237,Correios Celular,1,DDA,3,Destaque,768,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,Estadão Conteúdo,1,Exclusiva,73,FAACO,2,Falecimento,1,FEDERAÇÕES,378,FENTECT,261,FINDECT,152,Fundos de Pensão,27,G1,1,Geral,336,Greve,18,Indicação,1,Informe Jurídico,196,Licenças,2,Luta Unificada,33,Manuais,2,Marcos César,5,Motociclistas,3,MPF,4,OAI,1,Paternidade,1,Patrocínio,6,Policia Federal,1,Postal Saúde,70,Postalis,296,Previc,1,Primeira Hora,156,Processo,21,Protesto,1,Seguro de Vida,2,Série,7,Sincort-PA,9,Sincotelba,17,Sindecteb,25,Sindicato,671,Sintcom-PR,42,Sintect-AC,13,Sintect-AL,73,Sintect-AM,4,Sintect-AP,10,Sintect-CAS,11,Sintect-CE,12,Sintect-DF,46,Sintect-ES,38,Sintect-GO,18,Sintect-JFA,2,Sintect-MA,32,Sintect-MG,14,Sintect-MS,25,Sintect-MT,23,Sintect-PB,30,Sintect-PE,25,Sintect-PI,42,Sintect-RJ,119,Sintect-RN,14,Sintect-RO,6,Sintect-RPO,14,Sintect-RR,1,Sintect-RS,48,Sintect-SC,27,Sintect-SE,7,Sintect-SJO,2,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,113,Sintect-STS,11,Sintect-TO,12,Sintect-URA,9,Sintect-VP,9,TRT,25,TST,11,Vídeo,828,XIIICONTECT,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: Servidores dos Correios alertam para sucateamento da empresa
Servidores dos Correios alertam para sucateamento da empresa
A denúncia foi feita durante audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará
https://3.bp.blogspot.com/-VYpv0BL6_dI/WZgcx-WgoYI/AAAAAAAAIYw/HWX0_-gU7hMOTLUg8SvBHfGrdoQuX6LpgCLcBGAs/s320/ALCE_Correios.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-VYpv0BL6_dI/WZgcx-WgoYI/AAAAAAAAIYw/HWX0_-gU7hMOTLUg8SvBHfGrdoQuX6LpgCLcBGAs/s72-c/ALCE_Correios.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/08/servidores-dos-correios-alertam-para.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/08/servidores-dos-correios-alertam-para.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ ARTIGO ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar