Audiência na Câmara dos Deputados debate situação dos Correios

Evento foi realizado hoje na Câmara dos Deputados.

Com o objetivo de debater a situação da prestação de serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em atendimento aos consumidores, a Comissão de Defesa do Consumidor, através de dois requerimentos do Deputado Aureo (SD/RJ) e subscrito pelos deputados Chico Lopes (PCdoB/CE) e Ademir Camilo (Pode/MG), realizou uma audiência pública, na manhã de hoje (17), na Câmara dos Deputados.

O evento, coordenado pelo deputado Rodrigo Martins (PSB/PI), teve como convidados o Presidente dos Correios, Guilherme Campos; o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Igor Rodrigues de Britto;  o Presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios – FINDECT, José Aparecido Gimenes Gandara, e o Secretário-Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares - FENTECT, José Rivaldo da Silva.

O primeiro a falar sobre a situação da prestação de serviços dos Correios, em atendimento aos consumidores, foi o presidente da empresa, Guilherme Campos, que começou falando que a situação é extremamente delicada, diante da nova realidade por que passa o mundo e, em consequência das transformações mundiais, todas as empresas postais do mundo tiveram que praticar medidas de reestruturação.

Segundo o presidente dos Correios, as novas tecnologias de comunicação atingiram mortalmente o sistema de comunicação por correspondência, por carta.
Os correios nasceram há 354 anos para atender essa forma de comunicação. Diante da nova realidade, uma nova empresa precisa ser preparada e adaptada. É isso que estamos fazendo com profundas transformações na sua atividade e na sua estrutura, com ações de contenção de despesas e economia”.
O IDEC manifestou sua preocupação com os cortes da prestação de serviços e a decorrente precarização do atendimento aos consumidores, especialmente, no que diz respeito ao fechamento de postos de atendimento e o corte da distribuição nas chamadas áreas de risco relativos à segurança.

Gandara: “Os Correios foram criados para atender a população”
O presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios – FINDECT, José Aparecido Gimenes Gandara, apresentou dados sobre os gastos extraordinários que a empresa promoveu nos últimos anos, levando os Correios a situação crítica que hoje se encontra. Entre os números apresentados por Gandara, somente o repasse que a empresa deveria passar ao Governo Federal, foi superada em R$ 3 bilhões, retirados do cofre da empresa.

Outro número que chama a atenção foi o valor gasto para efetuar a troca da logomarca da empresa, e para operacionalizar toda essa mudança da marca, mesmo sendo uma das mais conhecidas do país. Os Correios disponibilizaram quase R$ 200 milhões.

Com esses números, Gandara demonstrou que alegado déficit dos Correios é decorrente de escolhas políticas feitas pela gestão da empresa, contraditando com os baixos salários da grande maioria dos cerca de 108 mil trabalhadores da empresa.

Gandara também criticou veementemente a reestruturação que opta por fechar postos de atendimento, em locais de vulnerabilidade quanto à segurança.
Ao contrário de colocar segurança nos postos, fecha-se o mesmo e deixa a população daquele locar sem os serviços. Outro argumento para fechar as agências é que ela é deficitária financeiramente. Só que esquecem que o Correio não foi criado para dar lucro. O Correio foi criado para atender a população”.
Ao ser questionado pelo proponente da audiência, deputado Aureo, sobre os caminhos a serem seguidos para solucionar os problemas do Correio, o presidente dos Correios, Guilherme Campos afirmou que ele ocupa um cargo político, indicado por seu partido, o PSD e que ele cumpre esse papel enquanto presidente da empresa.

Campos afirmou que, particularmente, não considera que a privatização dos Correios seja o caminho a ser percorrido. Entretanto, destacou que essa não é uma opção a ser definida pelo presidente da empresa, mas que se trata de uma opção de governo e que, portanto, cabe a Temer definir se a privatização será a escolha para enfrentar a crise dos Correios.

Assista ao vídeo com a fala do Presidente da FINDECT, José Aparecido Gimenes Gandara, na audiência:

Sônia Corrêa
Correspondente da Findect em Brasília

COMENTÁRIOS

Nome

33 CONREP,3,AADC,7,Abono Pecuniário,3,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,8,ADCAP,15,ALMG,1,ANATECT,1,Aplicativo,1,Aposentados,1,Assaltos,2,Assédio Moral,1,ATAs,1,Banco Postal,23,Benefícios,8,Casamento,1,CDD Polo,1,CGU,1,Clipping,1291,Conselho de Administração,1,Contra a Privatização,34,Correios,237,Correios Celular,1,DDA,3,Destaque,769,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,Estadão Conteúdo,1,Exclusiva,74,FAACO,2,Falecimento,1,FEDERAÇÕES,382,FENTECT,263,FINDECT,154,Fundos de Pensão,27,G1,1,Geral,340,Greve,18,Indicação,1,Informe Jurídico,197,Licenças,2,Luta Unificada,33,Manuais,2,Marcos César,6,Motociclistas,3,MPF,4,OAI,1,Paternidade,1,Patrocínio,6,Policia Federal,1,Postal Saúde,70,Postalis,300,Previc,1,Primeira Hora,157,Processo,21,Protesto,1,Seguro de Vida,2,Série,7,Sincort-PA,9,Sincotelba,17,Sindecteb,25,Sindicato,673,Sintcom-PR,42,Sintect-AC,14,Sintect-AL,73,Sintect-AM,4,Sintect-AP,10,Sintect-CAS,11,Sintect-CE,12,Sintect-DF,46,Sintect-ES,38,Sintect-GO,18,Sintect-JFA,2,Sintect-MA,32,Sintect-MG,15,Sintect-MS,25,Sintect-MT,23,Sintect-PB,30,Sintect-PE,25,Sintect-PI,42,Sintect-RJ,119,Sintect-RN,14,Sintect-RO,6,Sintect-RPO,14,Sintect-RR,1,Sintect-RS,48,Sintect-SC,27,Sintect-SE,7,Sintect-SJO,2,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,114,Sintect-STS,11,Sintect-TO,12,Sintect-URA,9,Sintect-VP,9,TRT,25,TST,11,Vídeo,830,XIIICONTECT,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: Audiência na Câmara dos Deputados debate situação dos Correios
Audiência na Câmara dos Deputados debate situação dos Correios
Evento foi realizado hoje na Câmara dos Deputados.
https://4.bp.blogspot.com/-vzF_9nyHyaM/WZYDOoyWcTI/AAAAAAAAIXM/LWV7CgmvumYpwl7JC4HVwF-c5_Mkc3yPwCLcBGAs/s320/Audi%25C3%25AAncia.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-vzF_9nyHyaM/WZYDOoyWcTI/AAAAAAAAIXM/LWV7CgmvumYpwl7JC4HVwF-c5_Mkc3yPwCLcBGAs/s72-c/Audi%25C3%25AAncia.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/08/audiencia-na-camara-dos-deputados.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/08/audiencia-na-camara-dos-deputados.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ ARTIGO ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar