TST formaliza proposta e encaminha consulta à ANSS sobre plano de saúde da ECT

Os termos da proposta, apresentados informalmente à ECT e às federações dos trabalhadores vinculados à empresa em maio deste ano, foram agora formalizados e juntados aos autos.

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira (foto), no exercício da Presidência, encaminhou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) proposta (clique aqui) relativa ao plano de saúde da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), objeto de um impasse que há meses vem sendo discutido no Tribunal. Os termos da proposta, apresentados informalmente à ECT e às federações dos trabalhadores vinculados à empresa em maio deste ano, foram agora formalizados e juntados aos autos. Como a matéria se sujeita à regulação da ANSS, nos termos da Lei 9.656/1998, o vice-presidente, que vem conduzindo a negociação, entendeu que seria necessária, antes da intimação das partes, a consulta à agência reguladora.

Grupo de trabalho
Em abril de 2017, a ECT ingressou no TST com um pedido de mediação pré-processual em relação à gestão da Postal Saúde – Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios, argumentando que, desde 2015, vem enfrentando sérias dificuldades financeiras ligadas à manutenção do plano de saúde no modelo de autogestão, pelo qual, atualmente, arca com mais 93% das despesas. Desde então, o ministro Emmanoel Pereira busca uma solução que atenda aos interesses das duas partes. “Reconheço que o conflito conta com elementos sensíveis e delicados, não só do ponto de vista econômico-orçamentário e político, mas principalmente do ponto de vista social, considerando suas potenciais repercussões”, afirma o ministro. “E saliento que em momento algum deixei de considerar tais particularidades”.

Diante da complexidade do tema, o vice-presidente do TST convocou, para a elaboração da proposta, um grupo de servidores da Justiça do Trabalho formada por gestores dos planos de saúde do próprio TST e do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF-TO), pautados no modelo de autogestão. “A gestão de plano de saúde exige o domínio de saberes da área financeira, orçamentária, atuarial, contábil, assistencial e médico, dentre outros”, assinalou.

Antes de buscar a mediação do TST, a empresa havia apresentado uma proposta que foi recusada pelos trabalhadores, levando o vice-presidente a buscar uma solução autocompositiva. “Para tanto, estabeleci as diretrizes que considerei relevantes, a partir das quais o grupo de trabalho começou a estudar o tema, de modo a construir uma proposta que viabilizasse o consenso”, afirmou.

O documento elaborado por esse grupo foi apresentado verbalmente à empresa e às federações em maio, em audiência de mediação e em reuniões informais, nas quais as partes puderam se manifestar e esclarecer dúvidas. “O conteúdo da proposta, no momento atual, envolve parâmetros e princípios a serem observados, para a construção de eventual documento definitivo”, explica o ministro. “Ou seja, não se trata de dispositivos com redação final, mas elementos e características que entendo passíveis de consideração para a busca do consenso”. A estrutura da proposta, segundo o vice-presidente, envolve aspectos relacionados à gestão do plano de saúde e à sistemática de custeio e manutenção.

Após a manifestação da ANSS, o ministro deverá intimar novamente as partes, em caso de resposta positiva à consulta, ou formular nova proposta, caso a manifestação seja negativa.

Proposta
O modelo de gestão proposto pelo TST garante a autonomia administrativa da Postal Saúde, com participação direta dos beneficiários titulares na escolha dos membros do conselho deliberativo. A sistemática de custeio prevê a formação de receita por meio de mensalidade, variável conforme a faixa remuneratória, e participação do beneficiário em 30% das consultas e 15% dos exames, entre outros pontos. “A proposta deve ser considerada e avaliada na sua unidade e integralidade, ou seja, é una e indivisível, cabendo às partes se manifestarem acerca da aceitação ou rejeição de forma integral”, assinala o ministro Emmanoel Pereira. (Por Carmem Feijó, TST)

Processo: PMPP-5701-24.2017.5.00.0000

COMENTÁRIOS

Nome

33 CONREP,3,AADC,7,Abono Pecuniário,3,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,5,ADCAP,14,ALMG,1,ANATECT,1,Aplicativo,1,Aposentados,1,Assaltos,2,Assédio Moral,1,ATAs,1,Banco Postal,23,Benefícios,8,Casamento,1,CDD Polo,1,CGU,1,Clipping,1290,Conselho de Administração,1,Contra a Privatização,34,Correios,237,Correios Celular,1,DDA,3,Destaque,768,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,Estadão Conteúdo,1,Exclusiva,73,FAACO,2,Falecimento,1,FEDERAÇÕES,380,FENTECT,262,FINDECT,153,Fundos de Pensão,27,G1,1,Geral,337,Greve,18,Indicação,1,Informe Jurídico,196,Licenças,2,Luta Unificada,33,Manuais,2,Marcos César,5,Motociclistas,3,MPF,4,OAI,1,Paternidade,1,Patrocínio,6,Policia Federal,1,Postal Saúde,70,Postalis,298,Previc,1,Primeira Hora,156,Processo,21,Protesto,1,Seguro de Vida,2,Série,7,Sincort-PA,9,Sincotelba,17,Sindecteb,25,Sindicato,672,Sintcom-PR,42,Sintect-AC,13,Sintect-AL,73,Sintect-AM,4,Sintect-AP,10,Sintect-CAS,11,Sintect-CE,12,Sintect-DF,46,Sintect-ES,38,Sintect-GO,18,Sintect-JFA,2,Sintect-MA,32,Sintect-MG,15,Sintect-MS,25,Sintect-MT,23,Sintect-PB,30,Sintect-PE,25,Sintect-PI,42,Sintect-RJ,119,Sintect-RN,14,Sintect-RO,6,Sintect-RPO,14,Sintect-RR,1,Sintect-RS,48,Sintect-SC,27,Sintect-SE,7,Sintect-SJO,2,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,113,Sintect-STS,11,Sintect-TO,12,Sintect-URA,9,Sintect-VP,9,TRT,25,TST,11,Vídeo,829,XIIICONTECT,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: TST formaliza proposta e encaminha consulta à ANSS sobre plano de saúde da ECT
TST formaliza proposta e encaminha consulta à ANSS sobre plano de saúde da ECT
Os termos da proposta, apresentados informalmente à ECT e às federações dos trabalhadores vinculados à empresa em maio deste ano, foram agora formalizados e juntados aos autos.
https://4.bp.blogspot.com/-PYvBfWhmtdY/WXjSrPitNvI/AAAAAAAAICY/UlYEFoJFIiIFjIGkbXAlvr2ZhqUttV1_wCLcBGAs/s320/Ministro_TST.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-PYvBfWhmtdY/WXjSrPitNvI/AAAAAAAAICY/UlYEFoJFIiIFjIGkbXAlvr2ZhqUttV1_wCLcBGAs/s72-c/Ministro_TST.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/07/tst-formaliza-proposta-e-encaminha.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/07/tst-formaliza-proposta-e-encaminha.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ ARTIGO ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar