No primeiro dia do VI Congresso da Findect, lideranças debatem estratégias de resistência

O evento será de debates para a construção da pauta de reivindicações da categoria ecetista.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios iniciou nesta quinta-feira (25) o VI Congresso Nacional da Findect, que sediará por dois dias diversos debates para a construção da pauta de reivindicações da categoria ecetista.

Entre a participação de especialistas de variadas áreas ligadas ao dia a dia dos Correios e lideranças da luta dos trabalhadores, o evento recebeu o presidente da CTB, Adilson Araújo, para fazer uma análise detalhada dos desafios impostos à categoria neste momento conturbado do Brasil.

Adilson falou de forma alongada sobre a situação política e econômica do país, levando uma análise do jogo de forças de Brasília para os presentes. “Não há dúvidas que nunca antes tivemos que enfrentar um parlamento tão disposto a retirar conquista já consolidadas da classe trabalhadora, numa agenda que vem se provando extremamente regressiva”, avaliou, apontando o golpe de 2016 como um ataque do capital ao trabalho. “Os reflexos da gestão de choque do Temer aos ganhos sociais da população a gente está vendo aí. As reformas necessárias à população não estão sendo postas em prática, como a política, a tributária, a agrária, a urbana - o que acontece é uma retirada de direitos com muito suor e sangue trabalhador”.

O sindicalista aconselho os ecetistas, então, a buscarem novas formas de diálogo, colocando a formação de consciência na população acima de eventuais sentimentos de revanche que podem ter restado do ataque à democracia. “A hora é de unir esforços, de falar com as bases, com as nossas famílias, até com os coxinhas que ajudaram no golpe. Todo mundo vai sofrer junto, e a gente vai precisar deles para conseguir impedir que venham ainda mais derrotas”.

Unidade para resistir

Na mesa que precedeu a fala de Adilson, lideranças de todo o Brasil também contribuíram para a avaliação do momento. O companheiro Ronaldo Martins, presidente do Sintect-RJ, fez a fala mais exaltada, condenando com veemência as agressões sofridas pelos servidores públicos no Rio de Janeiro na quarta-feira. Ele denunciou também os ataques aos direitos que motivaram o protesto, e ligou a tentativa de privatização dos Correios a eventos similares, como a venda iminente da Cedae.

Eu lembro ainda hoje da época do FHC, quando eles jogaram o exército contra nós. Os petroleiros estavam conosco e foram chamados de "cachaceiros" pelo ministro Sérgio Motta, um insulto! Estamos voltando para esse tempo”, refletiu, irritado.

A diretora Rosemeri Leodoro, também do Sindect-RJ, foi além: para ela, o governo Temer tem um comportamento ainda mais grave que o de FHC. “Tudo o que está acontecendo, incluindo a brutalidade da polícia, é um projeto para desgastar o trabalhador, eles querem nos cansar”, acusou. Por outro lado, ela se disse otimista com o resultado da Marcha para Brasília: “Esse governo não tem limites para passar os seus projetos, mas agora é a hora da virada. É o momento para mostrar às bases que nós precisamos fazer tudo para resgatar o Brasil. Devemos ocupar Brasília por 15, 20 dias, se for necessário, até que esse governo caia!”.

Já o secretário-geral do Sintect-MA, Márcio Martins, preferiu levar a discussão para a estratégia de formação de consciência das pessoas próximas ao próprio sindicato, que em sua avaliação nem sempre compreendem o papel das entidades sindicais. “O papel fundamental do sindicato tem que ser o de educar o trabalhador, fazê-lo perceber a luta na qual está envolvido, e trabalhar a consciência cidadã”, disse. Ele sugeriu que um passo importante, neste sentido, seria expor os interesses tóxicos da grande imprensa: “Há uma mudança no comportamento dos golpistas agora, que fica evidente no papel da Rede Globo para derrubar Temer. Isso me lembrou de Brizola, que dizia que o que é bom para a Globo não poderia ser bom para o Brasil. Temos que ficar atentos”.

Ao longo do dia, outras lideranças sentaram-se à mesa para reflexões diferentes, incluindo uma recuperação histórica das lutas dos trabalhadores dos Correios e a briga judicial para transformá-los de empresa pública em autarquia. O DIEESE enriqueceu o evento com a exposição de uma Nota Técnica sobre a Reforma Trabalhista, que você pode ler aqui.

Para fechar o dia, os ecetistas discutiram a construção da Pauta de Reivindicações.

Fonte: Portal CTB

COMENTÁRIOS

Nome

33 CONREP,3,AADC,7,Abono Pecuniário,3,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,8,ADCAP,15,ALMG,1,ANATECT,1,Aplicativo,1,Aposentados,1,Assaltos,2,Assédio Moral,1,ATAs,1,Banco Postal,23,Benefícios,8,Casamento,1,CDD Polo,1,CGU,1,Clipping,1291,Conselho de Administração,1,Contra a Privatização,34,Correios,237,Correios Celular,1,DDA,3,Destaque,771,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,Estadão Conteúdo,1,Exclusiva,74,FAACO,2,Falecimento,1,FEDERAÇÕES,382,FENTECT,263,FINDECT,154,Fundos de Pensão,27,G1,1,Geral,340,Greve,18,Indicação,1,Informe Jurídico,197,Licenças,2,Luta Unificada,33,Manuais,2,Marcos César,6,Motociclistas,3,MPF,4,OAI,1,Paternidade,1,Patrocínio,6,Policia Federal,1,Postal Saúde,70,Postalis,300,Previc,1,Primeira Hora,157,Processo,21,Protesto,1,Seguro de Vida,2,Série,7,Sincort-PA,9,Sincotelba,17,Sindecteb,25,Sindicato,674,Sintcom-PR,42,Sintect-AC,14,Sintect-AL,73,Sintect-AM,4,Sintect-AP,10,Sintect-CAS,11,Sintect-CE,12,Sintect-DF,46,Sintect-ES,38,Sintect-GO,18,Sintect-JFA,2,Sintect-MA,32,Sintect-MG,15,Sintect-MS,25,Sintect-MT,23,Sintect-PB,30,Sintect-PE,25,Sintect-PI,42,Sintect-RJ,119,Sintect-RN,14,Sintect-RO,6,Sintect-RPO,14,Sintect-RR,1,Sintect-RS,48,Sintect-SC,27,Sintect-SE,7,Sintect-SJO,2,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,115,Sintect-STS,11,Sintect-TO,12,Sintect-URA,9,Sintect-VP,9,TRT,25,TST,11,Vídeo,830,XIIICONTECT,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: No primeiro dia do VI Congresso da Findect, lideranças debatem estratégias de resistência
No primeiro dia do VI Congresso da Findect, lideranças debatem estratégias de resistência
O evento será de debates para a construção da pauta de reivindicações da categoria ecetista.
https://4.bp.blogspot.com/-YJupEsvHIyE/WSh7BRhRsuI/AAAAAAAAHB4/HEkXeyZ0KLgV9_M8adfUVCHFQPkgHEqYwCLcB/s320/Findect.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-YJupEsvHIyE/WSh7BRhRsuI/AAAAAAAAHB4/HEkXeyZ0KLgV9_M8adfUVCHFQPkgHEqYwCLcB/s72-c/Findect.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/05/no-primeiro-dia-do-vi-congresso-da.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/05/no-primeiro-dia-do-vi-congresso-da.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ ARTIGO ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar