Para onde a gestão de Guilherme Campos esta levando os Correios?

PDI, redução de efetivo, não realização de concurso, fechamento de agências, diminuição do alcance das entregas nas periferias, aumento da carga de trabalho

PDI, redução de efetivo, não realização de concurso, fechamento de agências, diminuição do alcance das entregas nas periferias, aumento da carga de trabalho – Essas medidas indicam o projeto do presidente da empresa e do governo que ele representa

Todo governo tem um projeto político. O do governo atual pode ser medido pelas propostas de reforma da previdência, que praticamente acaba com o direito à aposentadoria, e de reforma trabalhista, que almeja jogar a CLT e a proteção ao trabalhador no lixo da história.

É o projeto dos empresários sendo colocado em prática. Lucro mantido e ampliado para a empresas, direitos diminuídos e excluídos para os trabalhadores.

E para as estatais e serviços públicos? Qual o projeto deste governo? É preciso entender isso para ter clareza do que o homem do governo à frente dos Correios está planejando, e praticando, e não se iludir com o que ele fala.

Otimizar e racionalizar

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, tem dito em todo lugar que o Correio vai muito mal e que é preciso a “otimização e racionalização” dos serviços para recuperá-lo. Ele jura de pés juntos que quer salvar a empresa. Que as medidas que ele está tomando são as “necessárias” e “corretas”, e quer convencer os trabalhadores e Sindicatos a aceitá-las.

Mas o que ele está encaminhando?

- Demissão Voluntária (PDV):

Faltam funcionários, mas nada de concurso público e contratação. Ao contrário, Campos quer reduzir ainda mais o quadro de funcionários. O PDV lançado por ele tem como meta a adesão de pelo menos 8 mil empregados e prevê economia anual entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão.

- “Correios vão reduzir total de agências”:

Essa notícia está em toda a imprensa. Campos quer a fusão e a extinção de unidades “para economizar”. O vice-presidente da rede de agência e varejo, Cristiano Morbach, já disse que o “número de agências vai cair bastante”.

Em compensação, a direção da empresa quer ampliar a rede de agências franqueadas, e Campos planeja “criar a figura de microempreendedor postal, uma pequena empresa que assumiria os serviços postais em localidades menores.” O fechamento das agências está em consonância, segundo Campos, com o enxugamento do número de funcionários.

- Para Campos, a universalização do atendimento postal não faz mais sentido, porque hoje, “80% das nossas agências registram déficit, principalmente em locais mais afastados e pequenos centros urbanos”. Ele quer acabar com a “presença dos Correios em todo o território nacional”.

- DDA, OAI e outras pragas:

Diminuição do número de distritos e aumento do número de entregas por carteiro, combinado com o fim do atendimento em domicílio e ruas e bairros mais afastados (a população tem que buscar suas correspondências nos Correios). Isso significa mais trabalho para cada ecetista, e uma forma de garantir a execução das tarefas com um número reduzido de empregados.

Além disso tudo tem:

-Fim do pagamento da PLR;

-Intenção de instituir mensalidade para o plano médico e retirar os pais e os dependentes;

-Ameaça a outros direitos conquistados da categoria.

Banco do Brasil BB e CEF

É importante saber o que está ocorrendo em outras estatais para comparar com o que ocorre nos Correios e entender o projeto político que está por trás.

O processo de reestruturação do Banco do Brasil começou em novembro de 2016. A conversa é a mesma, de que tem que enxugar para economizar. Primeiro veio o PDV, e depois o anúncio do fechamento de agências e a transformação de outras em postos de atendimento.

Os funcionários das unidades fechadas viram “excedente”. Ao invés de realoca-los, o banco está modificando cargos, tirando funções e comissões e reduzindo drasticamente os salários. Também está “convidando” o pessoal a ir trabalhar em outras cidades e até estados (isso é que é transferência forçada).

Para o movimento sindical bancário, a intenção do governo federal é sucatear o BB, e também a CEF, para que os serviços bancários sejam prestados somente por instituições financeiras privadas (Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, etc).

Privatização disfarçada?

É esse o projeto de privatização do governo?

Tudo indica que sua tática é diminuir e enfraquecer as estatais e os serviços públicos, dando espaço cada vez maior para as empresas privadas controlarem o mercado. Num dado momento, as estatais, enfraquecidos, mas enxutas, operantes e lucrativas, podem ser vendidas e englobadas pelas empresas que estão dominando o mercado (no caso do serviço postal, empresas multinacionais como DHL, FEDEX e UPS, além das nacionais da logística).

É isso que está sendo encaminhado por Guilherme Campos? Pelo menos é o que fica sugerido, e até evidente em alguns casos, nas suas medidas.

A posição da categoria e do Sindicato de São Paulo é em defesa dos Correios, do serviço público e de qualidade, do direito da população ao serviço universal e dos empregos e diretos dos trabalhadores da empresa. E a exigência de que, em vez de redução e cortes, que as medidas sejam de investimento, criação e ampliação dos negócios, para verdadeiramente fortalecer os Correios e o serviço público!

Fonte: SINTECT-SP

COMENTÁRIOS

Nome

33 CONREP,3,AADC,7,Abono Pecuniário,3,ACT 2016/2017,15,ACT 2018/2019,3,ADCAP,13,ALMG,1,ANATECT,1,Aplicativo,1,Aposentados,1,Assaltos,2,Assédio Moral,1,ATAs,1,Banco Postal,23,Benefícios,8,Casamento,1,CDD Polo,1,CGU,1,Clipping,1288,Conselho de Administração,1,Contra a Privatização,34,Correios,237,Correios Celular,1,DDA,3,Destaque,768,Digital,6,Direitos dos Empregados,22,Estadão Conteúdo,1,Exclusiva,73,FAACO,2,Falecimento,1,FEDERAÇÕES,378,FENTECT,261,FINDECT,152,Fundos de Pensão,27,G1,1,Geral,336,Greve,18,Indicação,1,Informe Jurídico,196,Licenças,2,Luta Unificada,33,Manuais,2,Marcos César,5,Motociclistas,3,MPF,4,OAI,1,Paternidade,1,Patrocínio,6,Policia Federal,1,Postal Saúde,70,Postalis,296,Previc,1,Primeira Hora,156,Processo,21,Protesto,1,Seguro de Vida,2,Série,7,Sincort-PA,9,Sincotelba,17,Sindecteb,25,Sindicato,671,Sintcom-PR,42,Sintect-AC,13,Sintect-AL,73,Sintect-AM,4,Sintect-AP,10,Sintect-CAS,11,Sintect-CE,12,Sintect-DF,46,Sintect-ES,38,Sintect-GO,18,Sintect-JFA,2,Sintect-MA,32,Sintect-MG,14,Sintect-MS,25,Sintect-MT,23,Sintect-PB,30,Sintect-PE,25,Sintect-PI,42,Sintect-RJ,119,Sintect-RN,14,Sintect-RO,6,Sintect-RPO,14,Sintect-RR,1,Sintect-RS,48,Sintect-SC,27,Sintect-SE,7,Sintect-SJO,2,Sintect-SMA,5,Sintect-SP,113,Sintect-STS,11,Sintect-TO,12,Sintect-URA,9,Sintect-VP,9,TRT,25,TST,11,Vídeo,828,XIIICONTECT,1,
ltr
item
Correios do Brasil - Funcionários: Para onde a gestão de Guilherme Campos esta levando os Correios?
Para onde a gestão de Guilherme Campos esta levando os Correios?
PDI, redução de efetivo, não realização de concurso, fechamento de agências, diminuição do alcance das entregas nas periferias, aumento da carga de trabalho
https://1.bp.blogspot.com/-4veSIUawlZE/WJnqPr_monI/AAAAAAAADzw/9MXg4TOV6xcU7iD3pNAbKf1wnSH6180SQCLcB/s320/gestaogc.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-4veSIUawlZE/WJnqPr_monI/AAAAAAAADzw/9MXg4TOV6xcU7iD3pNAbKf1wnSH6180SQCLcB/s72-c/gestaogc.jpg
Correios do Brasil - Funcionários
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/02/para-onde-gestao-de-guilherme-campos.html
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/
http://correiosdobrasilfuncionarios.blogspot.com/2017/02/para-onde-gestao-de-guilherme-campos.html
true
4537349496477451586
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ ARTIGO ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foram encontrados resultados com a sua palavra Voltar ao inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 houra atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar